.

sábado, 4 de junho de 2011

CEEE investe em programas ambientais


Na semana que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), vale a pena registrar boas iniciativas na área ambiental.  O Grupo CEEE, por exemplo, investiu mais de R$ 11 milhões em programas ambientais, segundo o Relatório Socioambiental de 2010 da empresa.

Entre as ações que merecem destaque está o Programa de Reflorestamento que, somente em 2010, investiu  R$ 9,5 milhões em reflorestamento e na produção de postes de madeira preservada, amenizando os efeitos da poluição. Com quatro hortos florestais e áreas de preservação de mata nativa, totalizando uma área superior a 6 mil hectares, o Programa possui viveiros para a produção de mudas cultivadas para a reposição florestal e produção de postes. Em 2010 foram produzidas cerca de 24 mil mudas, de 24 espécies diferentes.

O uso de madeira de reflorestamento contribui para o abrandamento da poluição, através da captação de gás carbônico durante o período de crescimento das árvores, que varia de oito a 12 anos. Nesse período, cada árvore chega a sequestrar 605 quilos de gás carbônico da atmosfera. A CEEE também possui hortos florestais: são 15 áreas, em geral localizadas junto às unidades geradoras, que servem de proteção à mata ciliar. Os diagnósticos efetuados nos hortos da CEEE possibilitam a elaboração de planos de manejo, nos quais são detalhados medidas para assegurar a conservação da biodiversidade e diminuir as pressões externas de deterioração, a exemplo do desmatamento ilegal, da pecuária e da extração mineral.

Iniciativa merecedora da nossa divulgação e elogios.

Crédito Fotos: Beto Rodrigues.

Um comentário:

Anete disse...

É muito bacana este projeto da CEEE,quando estive na Secretaria de Educação fizemos com as crianças da educação infantil um pedágio de entrega de mudas de árvores nativas doadas pela CEEE na semana do meio ambiente.
Que bom que este projeto da CEEE está cada vez melhor.