.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Por um Plano Municipal de Educação

Por Andradino Oliveira - Coordenador do DEMAGIM

No espaço do DEMAGIM no Boletim do Sindicato dos Servidores Municipais de Mostardas do mês de março, comentamos sobre a reunião que realizamos com a intenção de buscar formas de mobilização da categoria.


Os colegas presentes na reunião ficaram com a incumbência de buscar juntos aos colegas mais próximos alguém que tivesse interesse em participar juntamente conosco numa campanha de mobilização da categoria com o objetivo de buscar os nossos legítimos direitos. Um mês se passou, e o DEMAGIM não conseguiu nenhum resultado esperado.

A falta de motivação dos professores demonstra uma realidade que nos entristece, pois parece aceitar a condição subserviente diante do descaso do governo municipal com a categoria. A indiferença dos professores diante de insensibilidade do governo municipal com as questões relacionadas à melhoria das condições de trabalho dos professores demonstra um total desconhecimento da importância da mobilização permanente; da necessidade de nos unirmos para fazer valer nossos direitos. Pois não temos plano de carreira regulamentado. Estão exigindo o cumprimento da hora relógio no cumprimento da carga horária, mas não oferecem, aos alunos, as 800 horas relógios determinadas por lei.

Nós, os professores, não conhecemos e parece não querermos conhecer o verdadeiro compromisso que o poder publico tem com a educação e com os seus educadores.

Não temos nenhuma perspectiva.

Até o “Plano Municipal de Educação que foi anunciado, está jogado às traças. Não se fala mais. Buscam paliativos para justificar o total despreparo para com o trato do tema educação.

Não sabemos em que direção devemos tomar para levar a cabo os objetivos estabelecidos nos planos pedagógicos elaborados nas escolas, estes já ultrapassados.

Afinal, onde queremos chegar? Ou não queremos!?

30 comentários:

Anônimo disse...

A arte da inércia consiste na habilidade de não fazer nada, de manter-se parado esperando que outros façam por você.
Queridos professores, não passem esse ensinamento adiante. Tenham iniciativa e busquem seus direitos, pois isso interfere diretamente no seu trabalho e no aprendizado de todos estudantes.
Vocês podem fazer isso, eu sei!

Anônimo disse...

Por falar em funcionários, onde anda o ilustre presidente do sindicato, o prof. Jorge Brum? Cargo só para enfeite? Vamos trabalhar cara? Só música não resolve, caro colega.

Anônimo disse...

Pois é professores, o governo que se elegeu estrondosamente comprometendo-se com a saúde, foi o mesmo que, assim que assumiu, anunciou prioridade absoluta para a educação. O q vemos hj? Nenhum compromisso honrado nem com a propalada saúde cujo trabalho limita-se ao trivial, mt menos com a educação, cujo o trabalho vem em franco processo de involução. Tb. pudera, retira-se a eleição livre para os diretores de escolas para resgatar promessas de campanha, empregos, e dpois 'compra-se' o vereador indisposto com a medida a custa do cargo de secretário e de certamente alguma 'coisa' para as próximas eleições. O secretário vereador demonstra ser um ótimo vereador de oposição, pq na situação desdisse tudo o que atacava anteriormente. E os professores??? Ora os professores são massa de manobra no processo, sendo que não se vê mais expectativa alguma de q algum dia mais próximo as coisas tenham perspectivas, luz no fim do túnel. Um péssimo governo para os professores, para a comunidade escolar e para o município como um todo. É só isto que está acontecendo. Infelizmente.

Anônimo disse...

Mas o professor Andradino é o pai da inércia e do laconismo! Vive de discursos descarregados de ação e ainda vem a público pedir mobilização, vai ter incoerência em outro lugar professor Andradino!

Anônimo disse...

O prof.Andradino está fazendo o que compete a ele,chamar o Demagim para lutar por seus direitos,se os interessados não contribuem o que ele pode fazer sozinho?
E mais o prof.Andradino sempre cumpriu com seus deveres de um bom profissional da educação.

Anônimo disse...

Falando ém professor Andradino que foi o pior presidente do SISPMM más deixa isto de lado, professores reclamando de seus salarios tudo bém estão com toda razão,e os salarios dos MOTORISTAS DOS ONIBUS ESCOLARES que é pouco mais que o salario minimo transportãndo principalmente crianças e adolecentes como vai ficar assim não teremos ãnimo para trabalhar.

Anônimo disse...

Temos infelizmente uma categoria de professores e funcionários que pensam mais em seu partido que com a sua carreira de funcionário público.

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHA, QUE PIADA MARAVILHOSA,HAHAHAHAHAHA, VÃO TRABALHAR E EXIGIR SEIS DIREITOS, GREVE POR EXEMPLO QUANDO DE CONVERSA ESTAMOS TODOS CHEIOS!

Anônimo disse...

TEM MOTORISTA QUE SEMPRE METE O BEDELHO EM ASSUNTO QUE NÃO É O EXPOSTO, MAS RESPONDENDO A ESTE. POQUE FEZ O CONCURSO PRA MOTORISTA ENTÃO, NA ÉPOCA NÃO SABIA O SALÁRIO QUE SERIA PAGO? SE TEM ALGUM DIREITO NÃO ATENDIDO EXIJAM OS MESMOS, E NÃO FIQUEM AGITANDO POR AI E TRABALHANDO DE MÁ VONTADE PONDO ATÉ EM RISCO A SEGURANÇA DE NOSSAS CRIANÇAS PELO MAU HUMOR COMO É PECULIAR DE ALGUNS.

Anônimo disse...

Sou servidor público e não sou sócio do SISPMM mas já vi em assebleia da categoria sócio do sindicato defendendo o governo só porque ganha FG. Outra coisa o papo aqui e para professores deixem eles se virarem...

Anônimo disse...

Acho que toda discussão é salutar, pois, o que falta neste governo é debate com a sociedade, com a população. Na educação nunca tivemos um Secretário tão fraco como gestor público. Já votei no Moises e imaginava que ele fosse diferente na administração pública, mas me enganei. è bom de conversa, na hora de executar fracassa. Quem perde somos todos nós cidadaos de Mostardas.

Anônimo disse...

Anonimo do BEDELHO fiz o concurso para motorista porque na época não era esta MIXARIA de salario certo.

Anônimo disse...

hehehe agora é a mixaria que é o salario de motorista mas quando vamos fazer a prova pratica do concurso nos veem com um onibus irregular para nós ser eliminados e continuarem com os contratados onde dá mais lucros para eles esse governo de mostardas é uma vergonha.

Anônimo disse...

Quando é vamos ter um boletim a falando sobre a classe de menor padrão ou seja a que leva o serviço do município enfrente (funcionários da sec.de obras)será que eles estão esquecidos nesse sentido...Pena que são lembrados só na hora do voto.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO SOBRE O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, ele nem sabe a carga horária dos professores que tem professor concursado com poucas aulas , não sabemos como os diretores mandam estes dados pra ele.De repente tem carga horária de um em nome de outro.Entenderam? Já ocorreu com 2 professores este ano. Mas o sec. ficou ciente do fato, mas poderá não fazer nada.Poderá desagradar "alguém"..

Anônimo disse...

Que bom que exista a Revista Nova Escola, assim nosso sec.de educação pode "copiar" textos da mesma,para postar em seu blogger nem precisa interpretá-los ou resumi-los, é mais fácil, não exige esforço intelectual.

Anônimo disse...

O plano municipal de educação pode tá esquecido,mas o biólogo que elaborou já foi pago e bem pago pro resultado apresentado.
O que poderemos esperar de um secretário de educação ou um governo que contrata e paga por um plano engavetado,e por ai se vai....qualidade em educação nem pensar.

Anônimo disse...

O Jorge Amaro fez a parte dele, e a execução ficou para a turma que gosta de mascarar as coisas.Faz de conta.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima,mas acho que deveriam contratar o biológo pra resolver o problema do lixo e da educação ambiental.

Anônimo disse...

Claro, ta certo. Mas falta competência para distinguir as coisas.

Mariângela Verardi de Souza - supervisora escolar disse...

A discussão sobre o artigo postado pelo professor Andradino, parece que tomou outro rumo. O plano municipal de educação parou por falta de comprometimento dos professores. Quem de nós leu com atenção o documento entregue pela secretaria municipal da educação? Ou melhor, quantos professores leram? Se tivéssemos lido com atenção, perceberíamos que os textos também não foram interpretados. Foram copiados de vários sites da Internet, os quais não foram citados nas referências. Quantos de nós percebeu? Em reunião com o Sr. Prefeito e secretário da educação, solicitamos providências, pois o trabalho já havia sido parcialmente pago. Em outra reunião, O sr. secretário registrou em ata, que haveria uma continuidade no trabalho e que o Sr. Jorge Amaro faria as devidas retificações no documento 1 e passaria para uma comissão de professores interessados, subsídios para darmos continuidade ao trabalho. Estou esperando a formação da comissão e o envio de textas, pois o diagnóstico apresentado no documento 1 não tem nada a ver com a realidade de Mostardas, a não ser a análise minuciosa do solo, dos grãos de areia, aliás, muito semelhante à do município de Torres.Quanto à qualidade da educação, não depende exclusivamente de quem está no governo, mas dos profissionais que se dedicam ao trabalho, independentemente de cor partidária. Diagnóstico só é possível quando conhecemos a realidade, estudamos e buscamos apontar problemas e soluções. Postar comentários desagradáveis, ofensivos até, é fácil. Conhecer e discutir... bom é outra coisa.

Anônimo disse...

em assembleia realizada na tarde de 19/05/11; os servidores da prefeitura de porto alegre decidiram entrar em greve a partir de 23/05/11. a categoria reinvidica aumento de 18%.o executivo ofereceu 6,5%.de acordo com o sindicato dos municiparios de porto alegre (simpa),apenas alguns trabalhadores devem trabalhar para manter um atendimento minimo.sera que não esta na hora do sindicato dos funcionarios da prefeitura de mostardas apoiar uma greve reinvidicando melhores salarios?ou em mostardas o sindicato é do lado do governo e não dos funcionarios?

Anônimo disse...

Não duvido nada. Mas o mais certo é falta de coragem mesmo.

Anônimo disse...

Gente parem com isso! Já deu para ver que o sispm ta defendendo o governo pois dizem que o presidente quer uma vaguinha de vereador... so q faltava pessoal!

Anônimo disse...

Quem é o atual presidente do Sindicato Alguem pode me dizer?

Anônimo disse...

Sou funcionário e não vou me mostrar por situações que todos sabem, o presidente do sindicato tem suas falhas, mas nos como funcionários também não vamos na assembleias então acho que mesmo que troque o presidente não vai mudar muito nos funcionários temos que ser mais da categoria e menos do governo. Essa é minha opinião.

Anônimo disse...

Se o presidente atual do sind. fosse mais sério , pediria para sair do mesmo, nossa...

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! Que falta de bom censo com a pessoa do presidente do sispm. Professor Jorge sei que o senhor não se manifesta para anônimos mas esse último comentário foi cruel. Por isso espero que o senhor abra uma excessão e se posicione. Abraço de quem acredita e admira o seu trabalho.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mostardas disse...

Anônimo do dia 31 de maio entendo e agradeço sua preocupação com a minha pessoa mas tenho total ciência do meu trabalho e das minhas obrigações. Por isso me nego a responder a determinados comentários feitos por pessoas que não possuem um mínimo de conhecimento de causa da situação e ficam dando opiniões fúteis, levianas e sem nenhum fundamento. Quando aqui ocorrerem comentários feitos por pessoas inteligentes, idôneas e com capacidades de responsabilisarem-se pelo que dizem com certeza estarei à diposição para o fornecer qualquer esclarecimento ou opinião necessária. Boa noite a todos...

Anônimo disse...

Vamos parar de falar nisso, pq planos mesmo, né chefia???