.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ainda sobre a participação política


Ao abrir mão do nosso direito de emitir opinião e participar nas decisões que nos afetam, deixamos que outros o façam em nosso lugar e em nosso nome.

É condição necessária à participação a liberdade de pensar, de expressar ideias, e de discutir as mesmas com outros.

A participação política pode ser desenvolvida no local de moradia, no trabalho, na escola, no meio empresarial, nos partidos, na defesa dos direitos humanos, do consumidor, do meio ambiente, das minorias ou de maiorias discriminadas.

Indivíduos lutando por seus direitos são indivíduos que conhecem seus direitos e deveres e, portanto, que não são passíveis de manipulação ou dominação.

Indivíduos conscientes e participantes sentem-se como parte da sociedade - verdadeiros cidadãos - que ajudam a definir as regras da sociedade, lutam para que elas sejam cumpridas e aperfeiçoadas. 

Fonte: BIZ, Osvaldo e PEDROSO, Elizabeth. Participação Política - Limites e Avanços. Porto Alegre: Evangraf, 1998, 7ª edição.

3 comentários:

Anônimo disse...

preciso por questão de consciência expor isso:Na escola anexo Marcelo Gama(Sul-Baixada), tem 4 salas de aula, 4 serventes merendeiras, 1 monitora, 1 secretária(esta trabalha)
1 vice diretora 40 hs e agora mais uma supervisora 2o hs. Dai não tem dinheiro para aumento de salários. Vamos remanejar melhor estas pessoas, diminuir os contratos e ccs. As vezes pensamos que o Marne não tem conhecimento de tudo isso que é coisa de Secretário. Querem conferir , visitem a escola, ela é pública. Oposição onde estão vocês.

Anônimo disse...

Que vergonha!
Oposição NÃO existe, aí fica fácil fazer o q bem entende. É claro que o Marne sabe, este eu te garanto que sabe tudo. Permite pq tem um acordo com o secretário, ou já esqueceram de tudo. O Marne e o Secretário são exatamente a mesma coisa. E o governo é dos dois podem ter certeza. A administração aliás , pq governo não existe. Assim como não existe oposição. A classe dos servidores, com todo respeito, mas é uma piada. Qto mais apanha parece que mais gosta. Então tá , né!

João disse...

Infelizmente os nossos servidores acho que esquecem que são concursados, pois estão mais interessados em defender o seu prefeito do que com sua própria carreira, agora enviaram um projeto para a camara mudando a função de monitor de escola e os funcionários quietos até mudarem as suas funções também?
Assim, merecem apanhar sim, pois são desunidos só pensam no próprio umbigo e os outros que se danem até que chega no seu e aí querem ajuda.
Baita piada não?