.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Trabalhadores rurais conquistam 9,9% de reajuste salarial

Após um longo processo de negociação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas firmou Convenção coletiva com o Sindicato rural conquistando reajuste de 9,9% sobre o salário de 1º de junho de 2009, fixando piso salarial de R$ 578,00.

O Sindicato dos Trabalhadores foi assessorado pelo integrante da executiva da CUT/RS e Coordenador da FETRAF-SUL, agricultor Vilson Alba. A Convenção Coletiva de Trabalho contem trinta e duas clausulas de ordem econômica e social, tais como:
- Jornada Reduzida quando o trabalhador estiver aplicando pesticida ou agrotóxicos (veneno). Neste caso, a jornada de trabalho não excederá a 6 (seis) horas por dia sem prejuízo salarial, sendo que o empregador deverá fornecer todo equipamento de proteção;
- Folga mensal de 1 (um) dia, ou seja, os empregados terão direito a folgar um dia útil por mês para cuidar de seus interesses particulares;
- Remuneração das horas extras, sendo as 2 primeiras horas acrescidas de 50% e as excedentes de 70%. Os domingos e feriados sofrerão adicional de 80%, sem o prejuízo da dobra legal. Se não for dado folga por parte do empregador, gerará um adicional de 180% em domingos e feriados.

Segundo consulta ao site do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - até o presente momento, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas conquistou o maior percentual de aumento salarial da região litoral.

Maiores informações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho poderão ser obtidas pelo telefone (51) 3673-1335, na sede do Sindicato ou no site do M T E, estando registrada sobre o n° 46218.008092/2010-10.

10 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhadores rurais 9,9% X 0% Servidores Municipais.

Anônimo disse...

Quero que o pessoal entenda que o governo municipal não poderia dar reajuste. Pois os 0 (zero) estão nas ruas, as rodas de pneu.

José disse...

Será que os grandes não gostam do Tadeu porque defende o pequeno e consegue aumento para eles? O que contraria determinados interesses.

Anônimo disse...

O governo diz que não pode dar aumento por causa do indice de pessoal.As tres nomeações de agente administrativo que aconteceram agora? Como se contra diz esta gente e ficam pensando que a gente acredita,mas todos sabemos que é arrumação politica já que o concurso termina o mes que vem, e nos funcionarios que trabalhamos não somos reconhecidos.
Ainda bem que um mandato dura 4anos.
Vão receber também o reconhecimento que merecem.

Anônimo disse...

Sr josé o aumento dado aos trabalhadores rurais aconteceu numa assembleia entre os dois sindicatos,todos os anos é feito assim reunem-se os dois sindicatos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o Sindicato Rural(patronal)e chegam ao consenso de quanto será o aumento aos trabalhadores rurais,e como diz a materia postada foi o maior percentual da região.
Nada vê esta de que não gostam do sr.Tadeu,pode até alguem não gostar mas este não é motivo para não ser valorizado o trabalhador rural.
Parabéns aos dois Sindicatos que num consenso valorizarão os funcionários rurais que merecem .

Anônimo disse...

Parabens ao Sindicato dos Trabalhadores.
Parabéns ao Sindicato dos Produtores. Um aumento mínimo para o que merecem os trabalhadores do campo, mas um aumento consensual dentro da realidade. Parabéns. Já lá na Prefeitura, parabéns tb,mas ao contrário. Existe parabéns ao contrário?? É este tipo de homenagem que devemos prestar a eles e que eles merecem, pq os servidores não merecem o tratamento dispensado, -8,75% em 2009, -5% em 2010, e esse governo não chega ao fim sem causar a maior defasagem salarial de que se tem conhecimento, daqui a pouco o SM passa por cima, de novo, e ainda falam em vale bóia, como uma grande conquista. É ruim heim. É mt ruim.

Anônimo disse...

Mas ba qual o vereador que saiu de um Restaurante em Brasília sem PAGAR?
Que Vergonha

José disse...

Anônimo eu concordo contigo, mas a participação do Tadeu como presidente do sindicato foi fundamental até porque o Sindicato dos Patrões não iriam dar aumento assim no mais.

Anônimo disse...

Sr josé, como já disse chegou a este indice por ter havido negociação é claro que o sr.Tadeu representa os trabalhadores rurais muito bem e não foi disto que estava falando.
Foi pedido o aumento e foi negociado até chegar num valor que os produtores possam pagar com todos encargos que é de direito ao trabalhador rural.Não adianta dar aumento muito maior se isto poderá resultar em demissão pois na verdade um funcionário custa ao empregador o dobro do que ele recebe para manter em dia tudo que eles tem direito.
Volto a dizer parabéns aos dois sindicatos que souberam valorizar os trabalhadores rurais.
Tomara que chegue um dia em que se produza e tenha preço para podermos qualificar e pagar mais aos funcionarios,pois se o campo vai mal a cidade também vai mal.Espero que o sr.josé tenha me entendido

Anônimo disse...

PARABÉNS AO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SINDICATO RURAL E SINDICATO DOS SERVIDORES e para a Prefeitura nada de parabéns, pois não negociam.