.

domingo, 13 de junho de 2010

A importância da participação política na sociedade


Temos diferentes espaços de participação política dos cidadãos, com a sua contribuição para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, igualitária social e politicamente. A cada dia que passa crescem as restrições aos políticos e a tudo que se refere à política. Esta desconfiança tem afastado a maioria dos cidadãos dos espaços de atuação política, o que os transforma em apáticos ou desiludidos, diminuindo a sua disposição para agirem politicamente de forma correta.

A desilusão com os políticos, pelo não cumprimento de suas promessas, leva a conclusões generalizantes, que não elimina nem os maus políticos nem a corrupção. O que demonstra o nosso despreparo e fragilidade política. O eleitor, muitas vezes, desconhece o significado da representação política. O escolhido para ter o seu voto está agindo em seu nome. Assim preciso conhecer muito esta pessoa para saber se é digna da minha confiança, e possui condições para exercer o seu papel.

O eleitor deve fazer uma vigilância sobre o seu eleito, pois a cidadania não se restringe, apenas, em escolher o nosso(s) representante(s): precisamos estar informados sobre a atuação política do(s) nosso(s) "escolhido(s)", para ver se cumpre(m) com as obrigações decorrentes do(s) seu(s) cargo(s). 

Fonte: BIZ, Osvaldo e PEDROSO, Elizabeth. Participação Política - Limites e Avanços. Porto Alegre: Evangraf, 1998, 7ª edição.

7 comentários:

Juca disse...

Milico posso de fazer uma pergunta? Além do livro tu te inspirou em Mostardas. Aliás tens que pedir para os nossos governantes municipais lerem o difícil é intender.
hehehe

Anônimo disse...

É difícil "intender"... E com esse nosso "intendimento", fica impossível, escolher e julgar quem nos representará. Pior quando ocorre a disputa entre dois políticos (candidatos à prefeito) "seis" e meia "dúzia", como aqui em Mostardas...
Isso para não falar nos vereadores que não sabem nem se expressar e estão no cargo para fazer a politicagem do "vou me dar bem"... São uns grandes canastrões!
E nós, o povo, ficamos estagnados e não fazemos nada. Pois é, precisamos ter mais informações e criar o hábito de participar do que nos interessa.

Anônimo disse...

Milico,este assunto é palpitante e talvez seja o que de mais importante temos de momento. Participar politicamente é influir diretamente na vida das pessoas, de todos nós e de nossa comunidade. Em um País em que quase 40% do PIB vai para as mãos do governo, especialmente o federal, a questão política é fundamental para transformar estes recursos em uma sociedade mais justa e equilibrada, com oportunidades a todos de crescimento e de riqueza generalizada. Ainda não chegamos lá, mas estamos avançando e o grande avanço vai acontecer qdo tivermos noção da força política que temos. Cada um de nós.

Anônimo disse...

Existe uma lei que fala sobre o hasteamento da bandeira nacional nas escolas. Tem escolas no nosso município que nem mastro para bandeiras tem. Exemplo na sul baixada, ouvi a professora Jaci falando sobre isso na escola, parece que foi até falar com o Sr, Secretário de Educação, sobre isso.Concordo com ela, como ensinar civismo, amor a Pátria, se nem o símbolo da nação tem exposto na escola. E o tempo passa e as coisas vão sendo empurrada com a barriga.Muitos dos alunos das escolas municipais não sabem o significado da bandeira nacional, suas cores, o que cada estrela representa e muito menos o
significado do Hino Nacional. Pessoas menos esclarecidas mais fácil de manobrar, de enganar na época das eleições, de não reclamarem seus direitos, vendem seu voto . Infelizmente. E lá fora chove.

Anônimo disse...

E Daí alguém deu bola. Não adianta que ela se convença disso de uma vez,e ponha a viola no saco e passe a chave... (sobre as bandeiras)

Anônimo disse...

Ó Milico. Tu viu q a jaci tá prontinha p voltar ao PT. Teve do outro lado e viu bem como são as coisas e saiu fora. esta é das boas, não tem papas na língua e nem medo de ninguém. Vê o meu!!!!

Jaci disse...

Anônimo do dia 20/06.
Quem sabe da minha vida sou eu. Se identifique,mostra a cara como eu.NAÕ TENHO MEDO MESMO, PORQUE NÃO DEVO NADA A NINGUÉM. Fiz campanha porque quis. não pedi nada, não aceitei nada.Sempre trabalhei corretamente para receber meu salário tranquila, nunca me encostei em partido ou governo, porque é o povo que paga meus vencimentos, ando nas ruas de cara limpa, não tenho nada para esconder de ninguém. Tem gente sempre querendo se meter na minha vida. Cuide da sua que, que já faz o bastante.Venha falar comigo pessoalmente que te digo mais algumas coisas,nunca deixo ninguém sem respostas. Arrume alguma coisa de útil para fazer ou vá catar coquinhos no asfalto.Tenho dito!!!!