.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Resumo Histórico, segunda parte, do livro da Alda


Cumpro, hoje, a promessa de publicar a segunda parte do Resumo Histórico, do livro da Alda Maria de Moraes Jaccottet: Cadernos de Genealogia, Mostardas - RS, Livro de Casamentos nº 01 (1773-1863).
2 - Os Açorianos
Poder-se-ia falar da imensa riqueza da fauna e da flora, das reservas naturais, da economia, dos vultos importantes de nossa História que aí viveram ou por aí passaram no cumprimento do dever, da gastronomia, do folclore, do artesanato, da arquitetura, enfim, da cultura dos munícipes da nova e da velha MOSTARDAS que, voltados sempre para o futuro, preservaram e preservam sua identidade, fazendo ilação entre presente e passado, não esquecendo - passados dois séculos - sua formação étnica. Os poetas, os prosadores, os historiadores, os músicos e os artistas plásticos tem o privilégio de mostrar a sua bela MOSTARDAS. À pesquisadora na área da Genealogia cabe falar sobre os dados vitais: nascimento, nascimento-batismo, antes da obrigatoriedade do registro civil, casamento, óbito. É necessário lembrar que, até o último quartel do século passado, os registros vitais eram realizados nos livros paroquiais da Igreja Católica. Manuseados esses livros, poder-se-á afirmar que MOSTARDAS é um município e uma cidade eminentemente açorianos.

Clique na imagem para ampliar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal Milico, acho q já deve existir relação desta Sra. com a Casa de Cultura não é? É mt importante para o município. Abraços.

Anete disse...

Milico,te felicito pelas duas últimas postagens.Como é bom saber um pouco mais da terra que tanto amamos.Belo trabalho.Um abraço.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Obrigado Anete! Gostaria de pesquisar mais mas o tempo anda escasso. Também estou tentando fazer a genealogia de minha família.Sem falar no TCC que está em compasso de espera.