.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cadernos de Genealogia, Mostardas - RS


Por muito tempo procurei o livro Cadernos de Genealogia, Mostardas - RS, Livro de Casamentos nº 01 (1773 - 1863), da Alda Maria de Moraes Jaccottet. Achei, consegui um exemplar emprestado, e farei um xerox do mesmo. Quero ver se consigo o outro livro dela: Mostardas Cidade Açoriana - Livro de Batismos nº 01 e 02 (1773 - 1818). Qualquer informação favor enviar para o email de contato.
Transcreverei parte do resumo histórico do referido livro.
1 - Onde, como e por que Mostardas?
Citam os registros históricos que, em 1742, já existia um posto de vigilância denominado GUARDA DE MOSTARDAS, na área que, hoje, compreende o município. A FREGUESIA DE MOSTARDAS foi criada pelo ALVARÁ datado de 1773, sob a invocação de São Luiz, rei da França. Entretanto, portugueses, vindos de Laguna e São Paulo, já habitavam a região há três décadas. A partir de 1763, com a invasão dos espanhóis na então vila de Rio Grande de São Pedro, dispersou-se a população, ora atravessando a barra rumo ao Norte, ora embrenhando-se no interior, ora levados prisioneiros para as bandas do Prata. Dentre essa população, expressivo era o número de açorianos e escravos, muitos dos quais se estabeleceram, provisória ou definitivamente, em MOSTARDAS. Quase dois séculos após a criação da freguesia é que a população, mobilizada, viu, cercada de êxito, seu sonho emancipacionista. Assim, em 26 de dezembro de 1963, a Lei Estadual nº 4691 tornou sua área de 2.908 Km² independente de seu município-mater. A instalação se deu a 11 de abril de 1964 e seu primeiro prefeito foi LUIZ CHAVES MARTINS. Situada no apertado istmo entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, limita-se, hoje, a nordeste com Palmares, a sudoeste com Tavares, a noroeste com a Lagoa dos Patos e a sudeste com o Oceano Atlântico. Sua altitude média é de doze metros acima do nível do mar. Respondidas as duas primeiras perguntas, fica a indagação: por que o nome MOSTARDAS? A tradição oral, valioso subsídio histórico, aponta, entre várias hipóteses, para duas mais prováveis: a quantidade de vegetal comestível, na região, com esta denominação e ou o naufrágio de um navio francês com esse nome, que teria buscado abrigo na costa que viria a chamar-se GUARDA DE MOSTARDAS.
Deixo o ítem 2, Os Açorianos, para uma próxima postagem.

2 comentários:

Marisa Guedes disse...

Ola
Esclarecendo...
Em 1738 foi criada a GUARDAS DAS MUSTARDAS, mais tarde com a criação da Freguesia é que passou a se chamar Mostardas.
o nome de Mustardas foi dado não pela quantidade de vegetal, que não tinha e não tem em abundância nos campos, e sim porque MUSTARDAS eram trincheiras cavadas e cobertas com uma esteira de taquara e junco, onde camuflavam plantando mostardas,pois este vegetal não murcha, para abrigar os soldados nas guerras em Portugal. Como nossa fronteira era muito disputada com os espanhóis, e sempre que fugiam da Colônia do Sacramento acabavam por se esconder no território onde hoje é Mostardas e até Viamão, quando foi criada a Guarda dos Dragões foi chamada de Mustardas, por ser uma trincheira segura para as fugas.

Estou lançando cinco sites sobre historia de Mostardas: Política, Educação, Arquivos, Cultura e History. Neles encontrarão documentos e pesquisas feitas nos últimos 22 anos, nos arquivos de Lisboa, Açores, Sorocaba, São José do Norte, Rio Grande, Porto Alegre e Mostardas.
Bjuuuuuu

Anônimo disse...

Achei mt interessante o comentário da historiadora Marisa. Acho sim, que faz mt sentido. Seria mt babaquice achar que Mostardas provem da tal da planta. Isso absolutamente não existe. Então a história da luta de fronteiras passa a ser bem factível. Mostardas é o nome que da vazão a esta circubnstancia. Fico nt feliz com isso. Mostardas é a trincheira mais legítima do sul do nosso país. ´E fantastico. Paabens a historiador, acho que encontrou a verdadeira razão do n ome e do nosso orgulho em sermos mostardenses. Valeu.