.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sobre a recuperação da RSC 101


Ainda sobre a luta pela recuperação da RSC 101, recebemos excelente contribuição do Vereador Moisés Pedone, informando sobre o andamento do processo licitatório da obra junto ao governo do Estado. Acredito que todos, independentemente de posições partidárias, devem somar esforços para conquistar essa obra fundamental para Mostardas e região.



MOISÉS PEDONE,

Nos últimos dias notei na grande mídia e também em blog local, Mostardas Virtual, o apelo de turistas e pessoas da comunidade pressionando o Governo Estadual sobre a continuidade na recuperação da RSC 101 entre Capivari do Sul/Mostardas. Como nos últimos 5 anos sou um representante público que sempre buscou essa obra, espero contribuir para o debate e poder dizer a que pé está a situação.

Em 09/07/2008, na localidade de Bacopari, a Governadora, Yeda Crusius, assinou o ato que marcou o início das obras de recuperação deste trecho. A obra foi dividida em 2 lotes, sendo o 1º de Capivari do Sul/Bacopari (concluído) e o 2º entre Bacopari/Mostardas, que é o que estamos batalhando até o momento.

No final do ano passado (2009) trabalhamos na Assembléia Legislativa durante a votação do Orçamento 2010 para garantir recursos para sua conclusão. Conseguimos não só garantir o Orçamento, como o Governo também se comprometeu em colocar 3 (três) postos de pesagens neste traçado até Tavares, e também dentro da mesma licitação recuperar a base asfáltica entre Mostardas e Tavares. Promessa do Governo, eu inclusive tenho ofício assinado pelo Diretor do Daer se comprometendo com a licitação desta obra, que deverá recomeçar até final de fevereiro. O segundo lote, sendo assim, acredito que será feito, já que em 2007 prometeu, em 2008 assinou já a primeira licitação, e não vejo motivos para agora em pleno ano eleitoral o Governo não cumprir com o nosso pleito. Portanto, espero ter passado a situação até esse momento, aproveitando para dizer estou a disposição na Câmara para qualquer esclarecimento e para parabenizar o Blog Mostardas Virtual pelo debate proposto.

Grande abraço a todos, neste domingo quente de verão.

6 comentários:

Josué Domingos disse...

Mas que tá difícil, tá. Já são anos de prejuízos, dificuldades e muitas promessas.

Unknown disse...

Ano eleitoral... talvez o (ca)lote saia do papel. Mas já tem buraco aparecendo no trecho reformado.

Fábio Monteiro disse...

Esse governo (YEDA) foi um desastre para Mostardas e para o Estado. Deus nos livre dessa praga.

Anônimo disse...

Moisés o teu PP é base do governo Yeda e vota o orçamento. Se o teu deputado ao invés de manter fantasmas do MTG em seu gabinete realmente trabalhasse, nossa estrada não estaria nestas condições. Coerência é bom de vez em quando.

Anônimo disse...

TOTAL APOIO
Moisés o teu PP é base do governo Yeda e vota o orçamento. Se o teu deputado ao invés de manter fantasmas do MTG em seu gabinete realmente trabalhasse, nossa estrada não estaria nestas condições. Coerência é bom de vez em quando.

ProfessorPedroMassari disse...

BR, RST, RSC, ESTRADA DO INFERNO 101!

Ora, se nem a pobre estrada tem uma designação coerente, quem está mesmo preocupado com ela?

E mais: quem entre os senhores políticos, de dentro de um confortável escritório climatizado na Assembleia, estará, de fato, preocupado com Mostardas e sua eterna Estrada do Inferno?

Aliás, Mostardas existe no mapa? Sim, apenas quando a notícia é de ruim para péssima. Aquele pontinho minúsculo no mapa perdido no nada mais parece um cocô-de-mosca - já vi gente de lugar longe daqui passando a unha no pontinho do mapa que mostrei para provar a existência de viv'almas morando aqui... - do que a localização desta pobre Freguesia, de modo que não nos iludamos com este anonimato histórico-geográfico.

Mostardas apenas interessa por causa do arroz e do pinus (e dos votos dos incautos para os honrados cometas que cá surgem de quatro em quatro anos...). E quem se preocupa com o arroz não é o povão (sim, claro que se preocupa para pô-lo à mesa), mas os produtores e o os recolhedores de ICMS, não importando as dificuldades e os prejuízos que os camioneiros tem ao trafegar por uma superfície lunar, para não dizer outra coisa.

Quem se interessa pelo pinus é o dono da terra onde moram milhões de pés desta nefasta árvore alienígena e daqueles que as exploram comercialmente; o cara que trabalha ali, com a mão a perigo perto da serra, em contato com aquela resina grudenta não tem importância alguma (a menos que se acidente...)- é um mero detalhe... Assim como é um mero detalhe o fato visível dos inúmeros trens, bi e tritrens sobrecarregados, molas na horizontal, pneus quase roçando carroceria, que trafegam em comboios noturnos para não serem flagrados pela pesada mão da Lei!

Então o Mecenas da 101 está a dizer que há muitos longos 05 anos atua no sentido de transformar aquela porcaria em uma rodovia decente! Ora convenhamos: nem todo eleitor é burro nem palhaço...

Se havia dinheiro para o segundo lote de recuperação, por que não terminaram o serviço no ano passado?

Por que fizeram partes novas entremeadas com o velho leito deteriorado como se de um bombardeio tivesse sido vítima?

Por que não aliviaram a paciência e a dignidade do povo que dirige sobre aquela porcaria de asfalto com uma tapadura de asfalto sobre as crateras que uniram as duas margens da estrada em alguns trechos críticos onde nós precisávamos ziguezaguear perigosa e cansativamente em primeira marcha?

Quando o povo se pergunta para onde foi o dinheiro anunciado em placas escandalosas da propaganda da recuperação, dizem que o povo também é manipulado ou conduzido ou induzido a tal... mas nem todo o povo é alienado graças também à escola, à Educação...

Finalmente, a pergunta que não quer se calar: quem ganha com a buraqueira? Então apenas nos resta, enquanto os Paladinos da 101 "lutam" desesperadamente dentro de ambientes com ar condicionado, fazer cartazes ou placas com dizeres assim: NÃO VISITE MOSTARDAS! - e, caso algum estrangeiro queira vir, um bem vistoso NOT WELLCOME na entrada da cidade, bela entrada, cartão de visita, primeira imagem, primeira impressão...

Enquanto isto, precisaremos de uma paciência de Jó na enésima potência para acelerar & travar-mudar 3478 vezes a marcha do carro-ziguezaguear-rasgar pneus-quebrar rodas-demorar mais de uma hora para rodar apenas 58km e ainda precisar pagar IPVA e outros impostos em dia...

Convenhamos: palhaçada tem hora! Este povo bom e ordeiro até demais precisa deixar de cruzar os braços para lutar de verdade, sob sol escaldante ou torrencial chuva, por um leito asfáltico digno como há em abundância neste grande País!

Mais um lembrete: se não houver balanças móveis também, o abuso do peso continuará...