.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Luta continua 2


A luta continua! 2

Chegamos ao final do ano letivo de 2009, com muita luta tentando contribuir para o exercício da democracia e reconhecimento dos direitos fundamentais da categoria do Magistério Municipal.
Fizemos o possível para que mantivéssemos a gestão democrática nas escolas, não conseguimos. O governo municipal foi intransigente fez prevalecer sua conduta autoritária e unilateral. Não respeitou nem a decisão do legislativo Municipal.
Esnobou!
Se não bastasse, teve o topete de colocar no comando da Secretaria Municipal de Educação, aquele que, no legislativo, rejeitou o projeto de Lei do governo que revogava a Lei de indicação dos diretores. E o que é pior, o vereador aceitou submeter aos caprichos do prefeito.
O Plano de carreira do Magistério Municipal e o difícil acesso às escolas distantes da sede foram engavetados. Tentamos por todos os meios sensibilizar o governo de suas obrigações e responsabilidades em oferecer um plano de carreira ao Magistério. Nada conseguimos.
O curioso é que de vez em quanto se fala na necessidade de elaborar um plano municipal de educação que o município não possui. O que eles não sabem é que um plano municipal de educação, passa pelas condições de trabalho dos profissionais da educação, e essas condições só podem ser estabelecidas num Plano de Carreira desses profissionais.
Certamente que, se assim for, ao elaborar o tal plano, será mais um somatório de medidas unilaterais sem a participação dos seguimentos das comunidades escolares, portanto de cima para baixo. Será que vamos engolir mais isso!!?? Infelizmente, temos professores favoráveis ao autoritarismo, pois assim se comportam com seus alunos. Apesar das várias teorias comprovando o contrário.
Professores! Vocês que são favoráveis a uma pedagogia da libertação vamos nos unir. Precisamos nos mobilizar, sempre que convocados para a luta participem!! Caso contrário, tudo irá por água baixo!
Não podemos nos entregar! A luta continua!!!
Até a próxima.
Coordenação do DEMAGIM

31 comentários:

Anônimo disse...

É o PT vai ter que eleger alguém, menos o tal de Álvaro

Anônimo disse...

Pois é, professor Andradino... A luta continua, mas que luta? A maior parte da categoria não está nem aí. São a favor das medidas tomadas pelo prefeito. Uns porque são da elite mesmo, outros porque esperam sempre receber vantagens individuais. Infelizmente a maioria, não passa de pessoas alienadas, apesar do ofício de professor.
Infelizmente, A política é feita de cima para baixo, mas deveria ser feita de todos os lados... Através de articulações de vários segmentos da sociedade. Mas novamente esbarramos na tal alienação, na ignorância, de um povo que elege seus representantes como se fosse um jogo.
O maior absurdo é ver as pessoas nas ruas, nos bares ou nas esquinas conversando sobre o assunto. Muitas destas pessoas entendem e falam apenas sobre os barcos que vêm navegar, não imaginam ou pouco sabe do que acontece dentro do barco!
Os políticos, a elite que se aliam em torno dessas chapas políticas, não podem ser condenados, por essas práticas, uma vez em que vivemos uma democracia representativa e esses grupos tem todo respaldo, da lei de escolher, apoiar, e eleger os representantes de seus interesses.
Nós cidadãos, historicamente colocados à margem de tais decisões, é que não podemos continuar de fora desse processo. Política não é um ato de um único dia, exige organização, ações pensadas e articuladas em torno de objetivos comuns.
Não existe movimentos na cidade, como ONGs, , conselhos de bairros, sindicatos (que participem, assuma posições, compromissos e que ajam efetivamente).
Como a classe que domina Mostardas, devemos também conversar, definir prioridades e tomar decisões políticas, conjuntamente. A política tem que ser feita de todos os lados. Um exemplo: Em vez de nas próximas eleições os líderes de conselhos comunitários apoiarem um candidato, buscando, em muitos casos, vantagens pessoais, reúnam a sua comunidade, reúnam-se com outros presidentes de conselhos, reflitam sobre quais os políticos que estão cumprindo com suas obrigações, veja o que precisa melhorar em seu bairro e em sua cidade, façam reuniões e convide autoridades política para conversar.
Somente após atitudes desta natureza é que se pode tomar uma decisão tão importante como dar apoio político ou um valioso voto a qualquer que seja o candidato.
Nossa escolha de voto, deve ser feita, não pela “carinha” de boa pessoa do político, mas sim pelas ações efetivas que foram feitas para a cidade, para as comunidades. De carinhas bonitinhas, simpáticas e “bem intencionadas” o inferno está cheio!!!
Mas aí, caímos novamente na questão alienação... A educação, tão desvalorizada tem um papel fundmental, na mudança de atitudes dos cidadãos. p Porém, para quem está no poder, pouco interessa o despertar do povo. Querem mesmo lacaios, mansos e ignorantes, que participem da política, como se estivessem, torcendo para seu time de futebol. Lhes interessa a ignorância do analfabeto político. Abaixo o texto antigo, mas sempre atual de Bertolt Brecht:
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

Mas voltando à luta dos professores, penso que poderia ser feita uma associação de professores e, posteriormente um sindicato, para poder realizar ações mais eficazes, como por exemplo, entrar com mandado de segurança, para manter os direitos já adquiridos ou que não estejam sendo respeitados!

Anônimo disse...

É realmente o Marne e o André mostraram ser bem mais inteligentes que o Moisés. Armaram que o André também deixaria a CÂmara só até o Moisés aceitar e na hora H o André deu uma desculpinha esfarrapada e colou.É isso aí, o Marne conseguiu começar a acabar com o Moisés, que era uma representação política bem mais forte que o André. Agora ficou bom Prefeito...esperto!!!!

Fábio Lemos disse...

Professor Andradino, como é difícil administrar o que é público, não é mesmo? Existe sempre um jogo de interesses pronto para desafiar principios e corromper compromissos. É o caso. Transferir para o Judiciário uma atitude de governo que se consagra desde 1.998, sem um óbice do Tribunal, até nossos dias, e desqualificar o Legislativo a forma realizada, além de desmerecer a classe e zombar dela pela indicação 'topete' do novo secretário é algo que ofende visceralmente o ambiente democrático. Não há explicação, tampouco justificativa. Quando membros do próprio legislativo e professores, concordam com tal procedimento então a situação torna-se insustentável. Seria o meso que um jogador de futebol jogar contra o seu time. É como eu disse, a questão política qdo colocada acima da gestão administrativa, é o maior erro que se pode cometer a comprometer todo o processo. Infelizmente. Há precedente e haverá, seguramente, outros atos infelizes a futuro. A atitude manifestada pelo professor merece o meu modesto apoio e a esperança de que venha acompanhado de medidas que comecem a extirpar do nosso meio atitudes de tamanha infelicidade, prepotencia, soberba e autoritarismo. Fábio Lemos.

Marta disse...

o que eu mais acho engraçado aqui é que a intenção é denegrir a imagem de dois homens públicos da cidade, Marne (Prefeito) e Moisés (Vereador e Sec. de Educação). Porque será? Ora, não adianta, uma coisa nós temos que concordar que são duas pessoas competentes e mostram serviço. Basta olhar pelos lados, quantas obras estão sendo feita na cidade! Um vereador que batalha incansável pela nossa estrada! Mas isso não basta, pois os invejosos continuam latindo. É uma pena, já que não ganham nada com isso.

Anônimo disse...

baaaaaaarrrrrrrrrbaridade!!!!
que obras?
aonde estão?
só se for na pasta da agricultura, a ruas da cidade viraram só em pasto.
Esta tal de Marta não deve morar em Mostardas, ou como dizem "O pior cego é aquele que não quer ver"!!!!
fazer oque né puxa saco é puxa saco, afinal nó temos que defender nossos INTERESSES.

Anônimo disse...

Um vereador que batalha incansável pela nossa estrada!????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

O moisés ta trabalhando mesmo!!!!
e o primeiro ato foi fechar a creche 40 dias, e o pessoal que tem que trabalhar de verdade ??? Disserto vão levar os filhos lá pra casa do Moisés.

Fábio Lemos disse...

Doma Marta, de que mesmo, onde moras, quem és? Teu nome (???), sobrenome e endereço, ou seja, tua identificação é parecida a daqueles que defendes tão ardorosamente, absolutamente abstrata, faz-se-conta. Ora Marta, ninguém aqui, tem a menor inveja de ninguém, menos ainda de quem não acreditamos. Tampouco latimos. Eu, particularmente, faço meus comentários e embaso-os e justifico o que digo. Quanto as minhas justificativas, curiosamente, não vejo nunca um único reparo. Se digo que o governo comprometeu barbaramente sua gestão inchando a PMM, tenho os mais de 52% de engessamento com DP, a comprovar o que digo. Se digo que o governo é autoritário, taí o episódio dos diretores de escolas para comprovar isso, além de tantos outros episódios. Qdo eu falo estas coisas, uma contestação adequada deveria vir acompanhado de argumentos, que demonstrassem o contrário, e o meu erro. Ninguém aqui quer denegrir a imagem de ninguém. Faço críticas a respeito daquilo que considero um grande engodo a nossa comunidade, que descobri facilmente qdo lá estava, convivendo. E a gestão destes dois senhores que defendes tanto, está repleta de contradições de toda a ordem, em meu entender. Se demonstrares o contrário não terei a menor dificuldade em concordar. Mas demonstre, pq o estupendo êxito eleitoral que ambos tiveram, obviamente vem acompanhado de uma expectativa de igual proporção. Por enquanto em meu entender estão construindo um dos piores governos que o município já assistiu desde a emancipação. Na Saúde houveram gastos acima dos 22% orçados e os resultados são pífios se comparados à adm. anterior. Na Educação, controvérsias, troca de secretário, economia em troca de desativação de escolas e o conflito com a classe, impondo eleições que ali adiante sem dúvida cobrará seu preço. Na Obras, bem aí a situação está na mídia. Enfim, tudo isso com um alto nível de comprometimento de recursos públicos, acima dos limites da LRF. Este é um resumo que imagino bem aproximado da realidade, porque na realidade MESMO a coisa me parece PIOR. ONde está o Turismo? Já ouviste falar algo sobre Agricultura? Geração de emprego, o que tem sido feito? Amparo aos cidadãos e ao município na questão ambiental, que dê? As grandes questões do município estão a deriva, esta é a realidade. O resto é a defesa pessoal pura e simples de pessoas, contra as quais, neste âmbito (pessoal) não tenho nenhuma relação. No âmbito político e principalmente administrativo ficarei esperando algo que possa me fazer rever conceitos. Vamos ver. Ah, tenho nome e sobrenome e nada do que me vem anonimamente me incomoda, por isso não me pejo de tentar construir um novo momento que sem dúvida virá. Fábio Lemos.

Anônimo disse...

Fechou creche, transferiu turmas da Marcilio Dias para a escola do Valim, nomeou diretores CC's, e muito mais ta por vir. Quanta decepção com o Moises. E o MArne, desrespeita todo o discursso de campanha e as promessas, fazendo um governo mediocre e comprometido com pessoas de indole duvidosa. O que vai ser feito para acabar com os desvios da Sec. de Obras? Conivência e omissao também nao se configuram crimes? Cade o Ministério Público? A população está estarrecida com tantos desmandos e com tanta suspeita de corrupção no governo municipal. Incompetencia até já se sabia, mas corrupção essa é nova.

Anônimo disse...

Marne e Moisés. Some-se ai André e muitos outros. Estes que estão no poder hoje são INCOMPETENTES, INCOERENTES E INIMIGOS DO POVO.
Por que digo isto?
INCOMPETENTES: Mostardas é um dos municípios mais atrasados da região, não tem projetos inovadores, não estabelece parcerias e a cidade está fadada a criminalidade, pobreza e exclusão. Isto é INCOMPETÊNCIA de que está na ponta da gestão. E não me venham com o discurso de que é a crise, herança maldita, etc... Assumam seus compromissos...
INCOERENTES: Basta ver as promessas de campanha e o que realmente é feito na prática. Primeiro, quem é eleito vereador, tem que cumprir mandato. Esse velho jogo politiqueiro assumir cargo no governo nada mais é do que NEGOCIATA para o suplente assumir.
INIMIGOS DO POVO: é só ver quem mais precisa do poder público e analisar o que recebem de volta. MIGALHAS! Olhem as vilas de Mostardas, os pobres.
Lamentavelmente, mas os políticos daqui são reflexo da política brasileira. Nada diferente.
José Paulo da Costa

Anônimo disse...

que magoa, que inveja, isto faz mal ,o desespero é porque estao fazendo,se estivesse parado nem comentavam o caso,eo Fabinho coitado!

Anônimo disse...

A culpa, de certa forma, da cidade ser e estar atrasada, ocorre devis às pessoas como a tal Marta, que defende cegamente políticos que não fazem nada pela cidade, a não ser trabalhar em proveito próprio. Ou é muito amiga, parente ou é, como um anônimo já colocou antes, analfabeta política...

Anônimo disse...

aham... Moisés fecha a creche 40 dias, e os outros que fechavam 60?

Anônimo disse...

nunca imaginei ser agredida por uma pessoa que tanto admirava, Fábio Lemos. Saiba Fabinho que já fui sua eleitora e sempre gostei da tua pessoa, o que não posso é admitir que você saia aí desrespeitando pessoas políticas e simples cidadã como eu. O meu primeiro nome é sim Marta, prefiro, ainda mais agora, não divulgar meu sobrenome porque estou vendo que as coisas estão distorcidas neste debate e isso não leva a lugar nenhum. Quanto ao Moisés e ao Marne, eu os admiro cada vez mais, o Moisés pelo fato de aceitar sim o desafio de assumir uma secretaria com tantos problemas e não pensar politicamente apenas, como você fez na outra vez que o Marne foi o nosso prefeito, pegaste uma secretaria sem expressão, Planejamento, e nem por isso deixasse de dar uma mão ao governo que tivesse trabalhado. É isso que eu noto que o Moisés neste momento fez, inclusive li a entrevista dele no Jornal Freguesia e lá nota-se a tranquilidade que ele tem e a sabedoria do grande desafio que espera ele nesta pasta. Mais uma vez, não posso admitir ver pessoas "anônimas" denegrirem, ou tentarem denegrir pessoas que querem trabalhar, mostrar serviço. Fabinho, muito te admirei e admiro cada vez o teu pai, Dr. Telmo, pessoa esta que de vez enquando falo com ele. Noto que você tá sem rumo depois que saiu do PP, e você teve todas as chances de ser um vice na chapa do Marne e optou por sair achando que seria vice do Gilnei. Que pena! O Gilnei saiu e te deixou no meio das serpentes, e você ainda, continua iludido com o seu pensamento tridimensional. É uma pena! Mas peço a gentileza que não toque mais no meu nome, já que tem dúvidas da minha pessoa, simplesmente peço respeito. Sugiro a seguir em frente com tuas idéias e de preferência no lado de gente que não tem condiços de chegar ao Poder, PMDB! Viva a democracia!

Marta disse...

me desculpe, deixei de assinar o anônimo.
Marta

Anônimo disse...

parece q as creche funcionaram ate o dia 22/01/10 pela primeira ves na historia de mostardas burro politico e aquele q não olha para traz quando fechavam 60 dias deve ser ese o desespero porque o ano q vem vai funcionar os 12 meses com planejamento agora chora magoados isso e o q resta pra voces.

Anônimo disse...

Marta,

Só uma pergunta: qual a qualificação do Moisés em educação? O que ele fez pela educação quando foi vereador? Ele pode ser um ótimo POLITIQUEIRO. Agora qualificado, ai é demais e falta de visão. Quanto a entrevista em jornal que se paga a e se escolhe as perguntas, é fácil.

Anônimo disse...

essa troca de partido deixa a pessoa perdida sem direçao,o PP vinha de pai para filho e agora !

Anônimo disse...

Que coisa bem ridicula é dizer q assume uma secretaria pq aceita o desafio.
Não se faz desafios encima da educação dos filhos dos outros,educação é assunto muito serio para servir como experimentos,invenções e desafios.
É muita vaidade quem assume uma secretaria só para ver se vence o desafio,até pq a anterior disse o mesmo e olha como deixou a educação em Mostardas.Um caos.
A gente tem q vencer os proprios desafios desde q não comprometa a vida dos outros.

Anônimo disse...

Se trocar de partido deixa a pessoa sem direção,aqui tem muita gente perdida e trabalhando como CC na atual administração e fazendo outras coisitas mas de tão desnorteados de terem trocado de partido tantas vezes.Deve ser esta a explicação do PP colocar este pessoal pra trabalhar no seu governo.

Anônimo disse...

Mas é lindo de ver este pessoal do governo,basta apertar eles e já vem a palavra chave deles MAGOADOS pra tudo que é contestado .
Saibam que estamos gostando por demais da conta do governo de voces.Tá muito divertido ver tanta trapalhada.
Magoados devem estar quem votou neles e estão vendo um governo sem capacidade.

Anônimo disse...

se fossemos falar em qualificação meu caro "anônimo", te digo que então não poderíamos ter um torneiro mecânico, Presidente da República, que aliás acho o melhor governo que o Brasil já teve. Mas e você, tem alguma coisa para contribuir? Ou é do tipo de só ficar atirando pedra!

Prof. Álvaro disse...

Oi primeiro Anônimo, geralmente eu não respondo a anônimos, mas como fui citado gostaria de contribuir com o(a) amigo(a) sugerindo que na próxima eleição para vereador vote em alguém do PT, pois acredito que teremos uma nominada qualificada para contribuir para o crescimento de nosso município e acredito na diversidade das ideias para um debate qualificado visando melhorar a nossa MOSTARDAS.

Anônimo disse...

Eu já falei,
vou repetir
este É O PIOR GOVERNO
que pintou por aqui!
É verdade, que coisinha horrorosa!

Anônimo disse...

Fecharam turmas de alunos para economizar,mas se os onibus vão permanecer fazendo as mesmas linhas,os professores com o mesmo salario,as merendeiras continuaram tambem com o mesmo salario portanto devendo cumprir a carga horaria.Onde vai estar a economia? Será no giz que iriam gastar?

Anônimo disse...

Que governo bem horrivel.
Quer economizar na educação e conforme o jornal Freguesia que publica sobre a camara de vereadores ,tem projeto pra dar FG para pregoeiro e seus assistentes.
Pede autorização para repassar recursos para associações da pesca artesanal e para comunidades quilombolas.Quanta politicagem.

Anônimo disse...

que gente que sofre, isto vai ser horrivel ver Mostardas crescendo.

Anônimo disse...

Tens razão Mostardas tá crescendo vai virar uma floresta pois até agora o que cresceu foi o mato nas ruas vai esconder a cidade.É verdade tem muita gente sofrendo mas é de arrependimento de terem votado em quem prometeu e não cumpre e não quer nem saber o que o povo acha e por terem sido tão enganados.

ProfessorPedroMassari disse...

CARTA À DONA MARTA ANÔNIMA DA SILVA

Prezada Marta,

anonimato é a fragilidade e a incorporadura das palavras que se travestem de ideias.

Magoados, mesmo, não serão decerto os que perderam as eleições, mas os que apertaram a tecla confirme no tal de 11-salvador-da-pátria-mostardense! E digo-te isto como eleitor!

Ora, convenhamos, Dona Marta, até que os dois citados por ti num comentário são, sim, competentes, mas competência em quê? O que temos visto - votantes neles e não - é uma vasta competência para o autoritarismo.

Banir as eleições para direção de escola pública é mergulhar numa perigosa escuridão onde o mando e desmando serão os fantasmas dos cidadão amanhã ou depois! Podemos, sim, até votar no diretor errado, mas a Democracia, como disse meu amigo Professor Andradino, é para ser aprendida, mesmo que leve séculos no acerta-erra. Muito melhor votar por engano numa criatura do que ser subordinado à outra que tenha sido colocada na cadeira da direção pelos hábeis e fortes tentáculos da Ditadura!

Não estamos latindo, porque, obviamente, não somos cães - ou deves estar nos confundindo com os mais próximos a ti -, mas queremos, sim, vociferar aqui neste espaço livre para protestar contra toda atitude demagógica, politiqueira, antidemocrática deste governo e seus apaniguados, prosélitos mamulengos que defendem os interesses mais próximos àquilo que acreditam piamente ser o santo desejo do poder executivo...

Claro, latiremos também, para elogiar as atitudes e medidas sadias que porventura aparecerem deste pântano de uma autocracia pra lá de tupiniquim...

Abraços,
Professor Pedro Massari.
(Servidor Público Estadual)

ProfessorPedroMassari disse...

CARTA À DONA MARTA ANÔNIMA DA SILVA

Prezada Marta,

anonimato é a fragilidade e a incorporadura das palavras que se travestem de ideias.

Magoados, mesmo, não serão decerto os que perderam as eleições, mas os que apertaram a tecla confirme no tal de 11-salvador-da-pátria-mostardense! E digo-te isto como eleitor!

Ora, convenhamos, Dona Marta, até que os dois citados por ti num comentário são, sim, competentes, mas competência em quê? O que temos visto - votantes neles e não - é uma vasta competência para o autoritarismo.

Banir as eleições para direção de escola pública é mergulhar numa perigosa escuridão onde o mando e desmando serão os fantasmas dos cidadão amanhã ou depois! Podemos, sim, até votar no diretor errado, mas a Democracia, como disse meu amigo Professor Andradino, é para ser aprendida, mesmo que leve séculos no acerta-erra. Muito melhor votar por engano numa criatura do que ser subordinado à outra que tenha sido colocada na cadeira da direção pelos hábeis e fortes tentáculos da Ditadura!

Não estamos latindo, porque, obviamente, não somos cães - ou deves estar nos confundindo com os mais próximos a ti -, mas queremos, sim, vociferar aqui neste espaço livre para protestar contra toda atitude demagógica, politiqueira, antidemocrática deste governo e seus apaniguados, prosélitos mamulengos que defendem os interesses mais próximos àquilo que acreditam piamente ser o santo desejo do poder executivo...

Claro, latiremos também, para elogiar as atitudes e medidas sadias que porventura aparecerem deste pântano de uma autocracia pra lá de tupiniquim...

Abraços,
Professor Pedro Massari.
(Servidor Público Estadual)