.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Visite Mostardas! Opções de hospedagem IV




Visite Mostardas!
Hotel Scheffer
Almirante Tamandaré, 1191
(51) 3673-1277
Fotos: Vitorino Mesquita

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Visite Mostardas! Opções de hospedagem III




Visite Mostardas!
Hotel Mostardense
Rua Bento Gonçalves, 789
(51) 3673-1368
Fotos: Vitorino Mesquita

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Melhoramentos na Escola 11 de Abril ...




A rede de esgoto está sendo trocada na Escola 11 de Abril. A obra foi uma solicitação do Conselho Escolar, CPM e da ex-diretora da escola.
Fotos: Vitorino Mesquita

Árvores na avenida Dr. Jorge Futuro ...




... entre a rua 11 de Abril e a rua Independência, a primeira, e a segunda no sentido inverso.
Fotos: Vitorino Mesquita

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Visite Mostardas! Opções de hospedagem II




Visite Mostardas!
Pousada Parque
Avenida Padre Simão, 881
(51) 3673-1130
Fotos: Vitorino Mesquita

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Visite Mostardas! Opções de hospedagem I




Visite Mostardas!
Hoje começo a postar fotos e endereços das pousadas e hotéis em Mostardas. Sigo a ordem, de postagem, em que as fotos foram clicadas.
Pousada Pouso Alegre
Avenida Padre Simão, 1030
(51) 3673-2211
Fotos: Vitorino Mesquita

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lembrança do Bicentenário da Paróquia

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Luta continua 2


A luta continua! 2

Chegamos ao final do ano letivo de 2009, com muita luta tentando contribuir para o exercício da democracia e reconhecimento dos direitos fundamentais da categoria do Magistério Municipal.
Fizemos o possível para que mantivéssemos a gestão democrática nas escolas, não conseguimos. O governo municipal foi intransigente fez prevalecer sua conduta autoritária e unilateral. Não respeitou nem a decisão do legislativo Municipal.
Esnobou!
Se não bastasse, teve o topete de colocar no comando da Secretaria Municipal de Educação, aquele que, no legislativo, rejeitou o projeto de Lei do governo que revogava a Lei de indicação dos diretores. E o que é pior, o vereador aceitou submeter aos caprichos do prefeito.
O Plano de carreira do Magistério Municipal e o difícil acesso às escolas distantes da sede foram engavetados. Tentamos por todos os meios sensibilizar o governo de suas obrigações e responsabilidades em oferecer um plano de carreira ao Magistério. Nada conseguimos.
O curioso é que de vez em quanto se fala na necessidade de elaborar um plano municipal de educação que o município não possui. O que eles não sabem é que um plano municipal de educação, passa pelas condições de trabalho dos profissionais da educação, e essas condições só podem ser estabelecidas num Plano de Carreira desses profissionais.
Certamente que, se assim for, ao elaborar o tal plano, será mais um somatório de medidas unilaterais sem a participação dos seguimentos das comunidades escolares, portanto de cima para baixo. Será que vamos engolir mais isso!!?? Infelizmente, temos professores favoráveis ao autoritarismo, pois assim se comportam com seus alunos. Apesar das várias teorias comprovando o contrário.
Professores! Vocês que são favoráveis a uma pedagogia da libertação vamos nos unir. Precisamos nos mobilizar, sempre que convocados para a luta participem!! Caso contrário, tudo irá por água baixo!
Não podemos nos entregar! A luta continua!!!
Até a próxima.
Coordenação do DEMAGIM

domingo, 17 de janeiro de 2010

Medalha do Mérito Comunitário


O blog recebeu a informação e publicamos. Aproveito para solicitar o envio de matéria logo após o acontecido para não ficar muito defasado no tempo.

José Terra Machado foi agraciado com a "Medalha do Mérito Comunitário". Nascido na localidade do Mina em 1918, ele é filho de Faustino Francisco Machado e Luciana Terra Machado, casado com Nina Coleta Ferreira da Silva com quem teve dois filhos: Jesus e Gilberto. Foi um dos lideres do movimento de emancipação do município, fundador do Sindicato Rural, ex-vereador e diretor do Hospital São Luiz, José Terra trabalhou pelo desenvolvimento do município.
A "Medalha do Mérito Comunitário" foi criada para homenagear pessoas que contribuíram para o progresso econômico, cultural, artístico, social ou desportivo do Município de Mostardas. A indicação do agraciado é anual e deve ser subscrita por, no mínimo, dois terços dos membros da Câmara Municipal. A proposta foi de autoria do vereador Gilberto Pacheco que entregou a medalha ao homenageado juntamente com o prefeito municipal, Marne Vitorino, em 28/12/2009.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A Luta continua!



Quando tomamos conhecimento de que o Vereador Moisés Pedone iria assumir a Secretaria Municipal de Educação, uma centelha de ânimo acendeu com mais força as esperanças de que o governo municipal, reconhecendo o seu erro, e na tentativa de se redimir, entregaria a administração da Secretaria para aquele vereador que se posicionou em favor das comunidades escolares e com isso, fosse retomado o processo eleitoral para eleição dos diretores, atendendo à expectativa daquelas comunidades, uma vez que a Lei Municipal nº1321 continuaria em vigor.

Mas, no dia 12 de janeiro, em reunião do Conselho Municipal de Educação, o futuro secretário informou que o executivo municipal pediu e obteve decisão judicial autorizando a nomeação dos diretores das escolas municipais e suspendendo os efeitos da Lei Municipal nº1321 de 1998. Ainda, para a nossa decepção, a posição do futuro Secretário foi de cumprir a decisão do executivo. O Vereador argumentou que diante dessa medida, atendendo ao desejo do Executivo, irá nomear os diretores para as escolas municipais.

É lamentável, que mais uma vez, o governo municipal, deixou escapar a oportunidade de retomar a normalidade do regular exercício democrático, no qual as comunidades escolares viessem a escolher seus diretores. E o que é pior, com a conivência do vereador Pedone.

Com essas medidas, o vereador aceita se submeter, aos caprichos do prefeito, voltando atrás da posição, anteriormente manifestada em votação na Câmara, favorável ao magistério municipal.
Infelizmente, o vereador que vinha mantendo até agora uma conduta política com um alto índice de aprovação, mostra na atual circunstância postura que certamente trará um desgaste em prejuízo de sua trajetória até então alvissareira.

Diante da inoperância da Secretaria Municipal de Educação em bem desempenhar suas funções, certamente que se multiplicarão as dificuldades, agora sem a participação da comunidade de forma ativa.
Isto é lamentável!!!

Andradino Oliveira
Coordenador do DEMAGIM

Opinião do leitor




Publicamos artigo de opinião enviado por nosso leitor Matheus Brum.


Excessos de Democracia

Fala-se muito em democracia ultimamente. Gestões democráticas, etecetera e tal. Na década de 80, o Corinthians chegou a ter a Democracia Corinthiana. Pronto, lá vem essa viúva da Ditadura com as suas teorias, alguns, já perdendo a paciência, pensaram. Peço calma. Democracia é uma palavra muito antiga e a sua aplicabilidade é difícil de ser mensurada. Escolhemos nossos candidatos pelas suas posições e ideologias. Quando eleitos, normalmente, eles mudam o discurso e cedem ao lobby da elite dominante. Neste caso de nada valeu nosso voto. Pouco adianta termos democracia. Talvez eu não esteja sendo objetivo. Vou me esforçar um pouco mais. Ainda acho a democracia a melhor forma de escolha na maioria das vezes em que precisamos decidir algo. O que me incomoda é o excesso de democracia. Chamo de excesso de democracia atitudes como a do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. Tarso Genro, em seu abreviado mandato havia publicado a lei que autorizava a construção de prédios no antigo Pontal do Estaleiro. Agora Fogaça, reeleito e próximo a abreviar o seu mandato, excede em democracia e submete à população da capital a decisão de que, se no local já autorizado à construção dos prédios, poderão ou não haver imóveis residenciais. Inevitavelmente, haverá imóveis naquele local, isso é fato. Culpa deste ou daquele, não tem mais volta. Penso que não seria eu uma pessoa habilitada a decidir se é positivo ou negativo que hajam imóveis residenciais naquele local. Prefiro a opinião de engenheiros, arquitetos, biólogos, ambientalistas, etc. Opinando, sem nenhum embasamento técnico, eu tomaria decisões altamente tendenciosas. Poderia pensar que jamais terei condições financeiras de adquirir um imóvel naquele local e votar pela não construção de imóveis residenciais, ou que um dia poderia morar naquele local tão bonito e votaria favoravelmente. Submeter esta decisão a população é no mínimo covardia e síndrome do “kunarreta”, o famoso “tiradokudum” e “põenokuduoutro”, que em português significa... Melhor deixar pra lá. Para quê elegemos nossos governantes? Sempre acreditei que era para que tomassem as melhores decisões para melhorar nossas vidas. Quando um governante põe na mão da população uma decisão importante e puramente técnica, ele foge da sua responsabilidade e a repassa a população.

Porto Alegre gastou mais de R$ 300 mil numa votação que contou com 2 % dos eleitores. Apenas 22 mil dos 1.050.000 participaram do pleito.


Já votei em muitas eleições. Clube de futebol, DCE da faculdade, municipais, estaduais e federais, nenhuma me marcou tanto como uma que votei pra diretor da escola estadual que estudei. Com 14 anos, não tive discernimento algum para escolher em quem votar, simplesmente votei, com os anseios que um garoto de 14 anos pode ter. Meu voto assim como dos demais alunos da minha idade – todos nós sem embasamento para fazermos uma boa escolha – decidiram aquela eleição. Não pude nem reclamar muito dos dois anos seguintes em que as coisas não andaram muito bem naquela escola, eu havia escolhido os gestores. Hoje, com certeza, teria votado diferente.


O pior de tudo é que a síndrome do “kunarreta” vai cada vez mais se disseminando. Até acho que vou fazer uma votação pra ver se devo ou não publicar este texto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sobre a recuperação da RSC 101


Ainda sobre a luta pela recuperação da RSC 101, recebemos excelente contribuição do Vereador Moisés Pedone, informando sobre o andamento do processo licitatório da obra junto ao governo do Estado. Acredito que todos, independentemente de posições partidárias, devem somar esforços para conquistar essa obra fundamental para Mostardas e região.



MOISÉS PEDONE,

Nos últimos dias notei na grande mídia e também em blog local, Mostardas Virtual, o apelo de turistas e pessoas da comunidade pressionando o Governo Estadual sobre a continuidade na recuperação da RSC 101 entre Capivari do Sul/Mostardas. Como nos últimos 5 anos sou um representante público que sempre buscou essa obra, espero contribuir para o debate e poder dizer a que pé está a situação.

Em 09/07/2008, na localidade de Bacopari, a Governadora, Yeda Crusius, assinou o ato que marcou o início das obras de recuperação deste trecho. A obra foi dividida em 2 lotes, sendo o 1º de Capivari do Sul/Bacopari (concluído) e o 2º entre Bacopari/Mostardas, que é o que estamos batalhando até o momento.

No final do ano passado (2009) trabalhamos na Assembléia Legislativa durante a votação do Orçamento 2010 para garantir recursos para sua conclusão. Conseguimos não só garantir o Orçamento, como o Governo também se comprometeu em colocar 3 (três) postos de pesagens neste traçado até Tavares, e também dentro da mesma licitação recuperar a base asfáltica entre Mostardas e Tavares. Promessa do Governo, eu inclusive tenho ofício assinado pelo Diretor do Daer se comprometendo com a licitação desta obra, que deverá recomeçar até final de fevereiro. O segundo lote, sendo assim, acredito que será feito, já que em 2007 prometeu, em 2008 assinou já a primeira licitação, e não vejo motivos para agora em pleno ano eleitoral o Governo não cumprir com o nosso pleito. Portanto, espero ter passado a situação até esse momento, aproveitando para dizer estou a disposição na Câmara para qualquer esclarecimento e para parabenizar o Blog Mostardas Virtual pelo debate proposto.

Grande abraço a todos, neste domingo quente de verão.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Enquete avalia a 17ª Ovearte



A enquete de avaliação do evento contou com a participação de 147 votantes. Na opinião de 36% dos participantes (53 votos) a 17ª Ovearte foi RUIM, para 20% (30 votos) foi PÉSSIMA; para 18% (26 votos) REGULAR; para 15% (22 votos) ÓTIMA e para 11% (16 votos) BOA.

Particularmente, fiquei surpreso com o resultado, principalmente, por entender que o evento necessitava passar por inovações. Ficou a curiosidade de saber quais mudanças desagradaram a população.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Feira Itinerante do Artesanato no Balneário Mostardense


Foto: Carlos Isidoro

O balneário de Mostardas receberá as barracas da Feira Itinerante de Artesanato implantadas no Litoral pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) com o patrocínio do Banrisul.  A feira vai ser instalada ao lado da igreja do balneário.

Durante o mês de dezembro último, outras mostras de artesanato foram instaladas pela FGTAS em Arroio do Sal, Atlântida Sul, Capão da Canoa, Cassino, Imbé, Quintão, Pinhal, Tramandaí e Torres sempre com o objetivo de gerar trabalho e renda, de estímulo ao empreendedorismo e de promoção da atividade artesanal.

Cabe à FGTAS coordenar a política de atendimento ao artesão através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). O programa conta com o cadastro de 70 mil artesãos em todo o Estado habilitados para a emissão da nota fiscal, para contribuir para a previdência social, para ganhar desconto de ICMS e participar de feiras e exposições em todo o país. Informações da página da FGTAS.

Convênio entre o Ministério da Justiça e a Amlinorte



Foi assinado na tarde de quarta-feira(23/12) convênio entre o Ministério da Justiça e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) para adesão ao Pronasci. O ato aconteceu na sede da Polícia Federal, em Porto Alegre.

Pela Amlinorte, assinou o convênio o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e prefeito do Caraá, Nei Pereira e pelo Ministério, o ministro Tarso Genro.

O convênio habilita a Amlinorte, através de consórcio formado pelos municípios, a receber investimentos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania(Pronasci). “Com o Pronasci o município ou região é o novo sujeito da política de segurança pública, sobretudo nas ações sociais de caráter preventivo”, disse o ministro da Justiça, Tarso Genro. Segundo ele, o Pronasci é o primeiro programa de segurança pública instituído no Brasil que divide responsabilidades entre municípios, estados e União.

Tarso informou aos prefeitos presentes que o total dos recursos que podem ser destinados à Amlinorte depende dos projetos e propostas a serem apresentadas ao Ministério da Justiça e que não tem limitações de número de projetos.

Os municípios de Balneário Pinhal, Arroio do Sal, Caraá, Tramandaí, Imbé, Osório, Capão da Canoa, Tavares, Cidreira, Santo Antonio da Patrulha e Capivari do Sul estiveram presentes.

A partir de agora a Amlinorte deve protocolar os projetos no Sistema de Convênios do governo federal(Siconv) e aguardar aprovação. O projeto de monitoramento com cameras de vigilância de Tavares a Torres(109 cameras, 8 torres e 4 centrais) já está formatado podendo ser protocolado. Outros projetos estão sendo elaborados, entre eles viaturas para a região. Segundo o ministro, não há prazo para o encaminhamento dos projetos, entretanto quanto mais rápido, maior a possibilidade de obter os recursos.

Pronasci

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias de ordenamento social e de segurança pública.

São mais de 90 ações integrando a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. Criado em 2007, o Programa deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.

O Programa é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas que apresentam os mais altos índices de homicídio.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 158 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Fonte: Da Praia News

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

24ª FESTA CAMPEIRA - Piquete de Laçadores Tapera Velha



O Piquete de Laçadores Tapera Velha promove a 24ª FESTA CAMPEIRA nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 2010, no Km 182 da RST 101 - Tapera 2º Distrito de Tavares.

Bailes com Cleber e Alexandre (07/01) e Bochincho (09/01) e show de Xirú Missioneiro (08/01).

Clique na imagem para ampliar e ver toda a programação.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Polo Naval: uma revolução no Sul


Clique para ampliar e facilitar a leitura.
Fonte: Brasília Confidencial número 127 - segunda-feira, 04 de janeiro de 2010.

Jornal do Almoço mostra novamente as péssimas condições da RST 101


O vídeo foi produzido por um visitante que ficou horrorizado com as péssimas condições da estrada. Evidentemente, com essas condições não há como desenvolver o turismo no Município ou atrair novos investimentos. Os comerciantes já comentam o aumento dos fretes das mercadorias que, logicamente, são repassados para os preços da mercadorias. Toda a população da região perde muito com essa situação.

Reparem que a própria apresentadora do telejornal já demonstra não acreditar mais nas explicações e promessas do governo da governadora YEDA. Apesar disso tudo, alguns políticos do município continuam a esconder o sol com a peneira, aplaudindo as justificativas furadas e as falsas promessas do atual governo estadual.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Usuários lançam SOS RST 101



Leitor do blog envia notícia publicada na coluna da jornalista Denise Nunes no Jornal Correio do Povo do dia 27 de dezembro de 2009.

Cansados das promessas do governo YEDA, passados quase três anos do anúncio oficial do ínício das obras de recuperação da RST 101, os usuários da rodovia parecem não suportar mais os prejuízos causados pelo descaso do governo estadual com a região. Com a rodovia cada vez em pior estado decidiram lançar um SOS RST 101.

Uma pena que algumas lideranças políticas de Mostardas preferiram acobertar as responsabilidades do governo Estadual, repetindo ano após ano as promessas de recuperação da rodovia. Ao invés de se somar ao movimento pela recuperação da nossa estrada, preferem proteger o governo no qual seus partidos estão comprometidos. Os eleitores estão de olho naqueles que se omitem em defender o Município e seu povo.

sábado, 2 de janeiro de 2010

O filho do mundo ...


O filho do mundo
Paulo Nassar
De São Paulo
Le Monde, El País, Financial Times são alguns dos jornais deste mundo cujas opiniões contam. Suas palavras assentadas na reputação intelectual e profissional legitimam ou não fatos ocorridos no âmbito político, econômico e social. Esses três jornais europeus, neste final de ano, colocaram o presidente Luís Inácio Lula da Silva no topo de suas listas de personalidades do ano. O "filho do Brasil" transforma-se em "filho do mundo".
O fato parece ter incomodado os jornais mais relevantes por aqui. Talvez digiram mal outras visões de mundo, que nos chegam com velocidade e sem controle.

Retirado do Terra Magazine, para ler mais clique aqui.