.

domingo, 26 de julho de 2009

Estrada do Inferno I



A estrada BR-101, chamada de translitorânea, também denominada Rodovia Governador Mário Covas (a partir de 2001), que tem o seu ponto inicial em Touros (RN), e o ponto final em São José do Norte (RS), com uma extensão de 4.551,4 Km. Atravessa os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Estrada do Inferno iniciava no, hoje, município de Capivari do Sul e terminava em São josé do Norte, no Rio Grande do Sul, trilha iniciada pelos tropeiros de gado e na época teve a denominação de "Estrada Real".
Quando Mostardas era o município mais isolado do Rio Grande do Sul, não havia estrada e sim um caminho, foi fundada a Empresa de Transportes Coletivos, possuindo apenas um ônibus.
Estelino Ludovico Bitencourt nasceu em Tubarão no dia 17/06/1927, chegou em Mostardas por volra de 1950, e iniciou sua vida como caminhoneiro.
No ano de 1964 a empresa de ônibus foi adquirida por Estelino que a transformou na Empresa LB. Ao final a empresa contava com trinta e dois ônibus. Naquela época uma viagem a Porto Alegre levava em média doze horas, num ônibus Ford 1948.
No inverno a coisa era mais complicada, as dificuldades eram inúmeras, não havia mecânicos especializados, a frota agora era composta de dois ônibus, o outro era um Listen 1949.
Estelino comenta: "Era desesperador. Nós saíamos sem horário para chegar. Da estrada só tínhamos promessas". Cada viagem era um desafio.
As viagens eram muito demoradas, pois a Estrada do Inferno, como foi batizada, pela sua precariedade e inviabilidade de tráfego, as transformavam em verdadeiras aventuras.
Etelvina Maria Machado Velho (Tuva).
Fotos: Cedidas por Heloiz Azevedo.

Um comentário:

Anônimo disse...

As fotos são de Heloiz Ferreira de Azevedo.