.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sobre o resultado das eleições em Mostardas (2010)

As eleições 2010, em Mostardas, apresentaram algumas surpresas, resultados inusitados, e material para as mais variadas interpretações.

Chama a atenção a vitória do Tarso, a votação do Rigotto e da Dilma. As diferenças em votos de alguns deputados merece um olhar mais crítico, pois determinadas dobradas apresentaram resultados totalmente, ou quase, diversos. Olhando os percentuais obtidos pelos partidos nas proporcionais temos mais pano para manga.

A votação do Tarso me surpreendeu pois, "em tese", era o candidato de um único partido no Município. O PSB e o PCdoB não estão organizados em Mostardas.

Em contrapartida a votação da Dilma pode ter ficado aquém do desejado, pois representava três, (ou quatro?) partidos existentes em Mostardas, partidos que estão na coligação nacional, ou na base de apoio ao atual governo. Mesmo considerando apenas dois dos partidos e mais 10% de outro e a popularidade do Presidente Lula já haveria condições mais que suficientes para alavancar o desempenho da candidata governista.

Ah! os ritos, as calúnias, as mentiras e a sórdida campanha na internet não deve ter repicado em Mostardas.

Quais serão as forças políticas verdadeiramente comprometidas com Serra em Mostardas?

44 comentários:

Luis disse...

Teve gente que ainda não aprendeu a lição e votou na Yeda Cruz Credo. Mas, no geral, o resultado foi bom. Agora é esperar 2010 para fazer mudanças aqui também.

Anônimo disse...

Pelo que fiquei sabendo de conversas de rua os vereadores mostardenses, pelo menos a grande maioria declarada, querem Serra no governo. Será esse um indicador para as eleições municipais para a manutenção dessa câmara ou renovação dela?

Anônimo disse...

Este é o problema de Mostardas, muita conversa de rua, ninguém vai tirar a limpo a história e muitas vezes pessoas acabam ficando chateadas umas com as outras.

Anônimo disse...

Ô das 09:10 quer a nominata dos vereadores que tavam com o grudi do Serra

Jaci disse...

Pois é a estrada foi pra cucuias. E o ano que vem vai ser ,dificil Tarso fazer muitas coisas, pois o orçamento para 2011 fica feito pela yeda cruses credo. E o que ela puder atrapalhar, vai fazê-lo, minha opinião, para mim é o tipo de gente raivosa e visa o o bem próprio.O povo que se rale.

Anônimo disse...

Olha a Dona Jaci aí de novo! De novo eu aqui, mas não estou concordando não. Temos que acabar com o rótulo para tudo. A governadora Yeda não foi realmente apenas ruím, não. ela fez coisas e deve ser reconhecida por isso também. Basta lembrar o trecho de estrada intransitável que tínhamos em Palmares até o Bacopari. Olha o inicio do pagamento dos precatórios, a regularização das contas e outros avanços que tivemos. Não tem jeito. Ela não fez tudo, mas não merece o estigma que querem lhe atribuir. E olha que eu não votei nela, portanto estou falando apenas o que penso, sem ranço de espécie alguma. Por outro lado o Tarso nos tras mt expectativa e boas neste inicio de governo. Vamos ver para que lado ele tende. Se for para o lado do Lula, sem dúvida teremos um bom governador. O Lula conseguiu fazer o que a direita não soube, quebrar radicais dos dois lados, em favor da governabilidade. Isto é mt importante. Tomara que o Tarso tenha entendido isso. É isso dona Jaci. Só isso, dona Jaci. O resto é ranço. Olha o que deu o ranço do Pedone e do Vitorino aí em Mostardas. Foram bem no ranço, amassaram na eleição e não conseguiram sair mais do lugar. Estão nos patrocinando seguramente o PIOR governo que tivemos depois de 1.964, quando da emancipação. É isto dona Jaci. E ainda corremos o risco de vê-los reeleitos daqui a dois anos, enquanto na nossa volta as coisas acontecem, em Mostardas o tempo parou. E pensando bem direitinho, a CULPA é nossa dona Jaci, a culpa é nossa, que votamos neste grande engodo. Ab.falamos.

Jaci disse...

Meu caro anônimo, que me chama de dona Jaci. Eu não sou dona de ninguém.Mas para as professoras a cruzes foi cruel.Pena que tu não te identifique, daí poderíamos falar melhor. Talvez o motivo de não termos grandes mudanças é o medo das pessoas de falarem abertamente o que pensam.Muitos fazem alarde mas na hora H ficam na moita ou encima do muro.Eu costumo assumir minhas posições em qualquer assunto, talvez as vezes erradas. mas falo o que penso ser correto.claro que o anonimato é uma opção da pessoa.Boa sorte.

Anônimo disse...

É incrível como esse blog tem incomodado certas pessoas que não gostam muito de democracia e críticas.

Anônimo disse...

Anônimo anterior . Seja mais claro.
A quem te referes que o blog incomoda.A ti mesmo pelo jeito.

Anônimo disse...

Onde esta a oposição ao governo municipal.Os vereadores da oposição não podem ficar neste marasmo.Daqui a pouco tem eleição de novo, não esqueçam, dai querem nossos votos.. Defendam as coisas corretas, não façam conchavos que possam prejudicar o povo. Sugiro que passem na rua que dá acesso a creche e a escola da sul baixada, num dia de chuva. Já foi falado com vereadores da situação e da oposição e nada foi feito.O pobre que não tem carro que continue se atolando no lodo. O turma de safados nós pobres que votamos de novo neles.Merecemos mesmo levar paulada no lombo.

Anônimo disse...

Pois é, a YEDA ficou 04 anos prometendo e não recuperou a estrada. Agora o Tarso ainda nem assumiu e já estão cobrando. E o pior, se fizer o mérito é da YEDA se não fizer a culpa é dele. É triste a cegueira, pensam que política é futebol. Enquanto isso, sofremos o abandono dos anos YEDA CRUZ CREDO. Chega logo 01 de janeiro.

Anônimo disse...

Anônimo de 11 de set-12;45 Foste grosseiro com a professora Jaci, fui aluno dela e a admiro muito pelo fato de ser verdadeira(Não p feder, que isso, o meu).Hoje meu filho é aluno dela e diz que continua a mesma coisa.As pessoas que a ofendem(pior ainda anônimo) ou é porque não a conhecem ou tem medo de suas opiniões.São em geral pessoas que ficam puxando o saco de quem tá no poder. Professora Jaci continua assim, falei com a senhora sexta, quando fui buscar o boletim do meu filho, que gosta muita da senhora, o resto é bobegem.

Anônimo disse...

não ofendi a profesora Jaci e sim a comentarista política Jaci, também a conheço e sei de seus méritos em sala de aula, mas fora da sala ela é militante e excelente debatedora. acho que entenderam errado a colocação, jamais ofenderia uma Senhora de bem e formadora de opiniões, agora quando agente opina tem que se estar a disposição da discórdias destas opiniões. Acho o blog interessante por isto se eu quiser identificar-me assim faço se não sou aceito normalmente. Então minha mãe de aluno da prô Jaci, não preocupe-se falo da posição dela não da pessoa dela.Pena que só participa do blog quem não gosta de ninguém como por exemplo: prefeito, secretários, governo do estado acho que Mostardas só tem OPOSIÇÃO. até.

Anônimo disse...

Rigoto prometeu 4 anos refazer a estrada e não vejo ninguém cobrar a Yeda entrou teve protesto para construção da estrada, agora somente a Yeda é responsável pela obra. Há e ja estão dizendo que o Tarso também não poderá fazer por conta do orçamento para ano que vem, entra juca e sai manduca e só trocamos as responsabilidades e mais e o PMDB foi muito bem votado em Mostardas em Mostardas esqueçeram que o Rigoto não fez pitica nenhuma.

Jair disse...

Há tá. A estrada está toda esburacada e a culpa é do Tarso e do PT que ainda nem assumiram o governo. Olha, a culpa é de uns vereadores que passaram os últimos quatro anos puxando o saco, dando desculpas e fazendo promessas da recuperação da estrada pela YEDA. Procurando vocês vão até achar fotografias dos responsáveis abraçados na governadora tratante. Cobrem deles. Eles que não se importam com Mostardas e só fazem politicagem.

Jaci disse...

CALMA PESSOAL.Cada cabeça uma sentença. Só dei uma simples opinião Obrigado meu(a) ex-aluno(a). Vim para Mostardas faz mais de 18 anos, e tenho daquele tempo para cá muitos alunos que são meus amigos mesmo.Fico muito feliz quando me visitam ou nos encontramos por ai e conversamos.Até mais.

Anônimo disse...

Falam em magoados, mas magoados são os que apoiaram a yeda,que ficou em 3º, ainda bem. Agora se voltam para o Serra, então tá. 31 esta perto, quem viver verá.E viva aos chilenos que tão saindo do buraco, literalmente falando.

Anônimo disse...

APOIEI A ETERNA CORAJOSA E REPRESENTANTE DA MULHER DE CAPACIDADE YEDA CRUZIUS E NÃO ME SINTO MAGOADO, TENHO PARENTES POLÍTICOS QUE JA GANHARAM ELEIÇÃO E JA A PERDERAM TAMBÉM, A 4 ANOS ATRÁS QUEM GANHAOU FOI O PSDB, AGORA FOI O PT, ESTA BEM DIVIDIDO AS GANHAS E PERDAS PORÉM CONTINUO ACHANDO QUE AGORA É QUE VEM AS PERDAS POIS O TARSO NÃO É NADA QUERIDO E SÓ PASSOU POR ESTAS PORQUE GANHOU A MAIOR MÁQUINA PÚBLICA NACIONAL PARA CONSTRUIR UMA NOVA IMAGEM E PODER REPRESENTAR O PT AQUI NO RIO GRANDE DO SUL, NÃO QUEIRAM ENGANAR NINGUÉM COM VANTAGENS EM GANHAR ELEIÇÃO COM TARSO POIS DE SIMPÁTICO ELE NÃO TEM NADA O PARTIDO É QUE TEM FIÉIS COMPANHEIROS QUE MAL OU BOM SEGUÉM RESPEITANDO A SIGLA NÃO É COMO OUTROS PARTIDOS QUE SÓ FICAM VISANDO MELHOR CARGO EM VEZ DE FORTALECIMENTOS DE MASSAS E AGORA BOTARAM O PODER FORA, E DOU EXEMPLO: QUEM MAIS DESFRUTOU DO GOVERNO YEDA FOI O PMDB ACHARAM QUE JA ESTAVAM PODEROSOS E FORAM PRO SACO APESAR DE QUE MUITOS QUE FORAM SECRETÁRIOS DE YEDA MUITO BEM ELEITOS E NEM PEDIRAM RESPEITO AO NOME DA GOVERNADORA.

José disse...

Acho que o anônimo das 20:02 é um(a) apaixonado(a) por buracos e agora transformou a política em um concurso de simpatia. Pois, é lembramos que o único que deixou a estrada em condições de usar, isso só para citar uma obra, foi o PT quando o bigodudo era o governador.

Anônimo disse...

Não sou politico e nem filiado a nehum partido, mas acho que pra ser um bom governante, não tem q ser querido ou simpático, tem que ser é competente.Acho o Tarso mais gente boa que a "bela e querida e simpática" yeda cuzes, né professores estaduais.

Anônimo disse...

Nunca vi alguem mais simpática e querida que a Ieda, principalmente durante a campamha,mas ainda quando saiam resultados das pesquisas.hahahahaha,hihihihi

Anônimo disse...

no final do governo Olivio a estrada foi totalmente recuperada e com muitas operações tapa buracos, pois esta estrada nunca passou por grandes transformações desde sua real construção.e o pessoal de Mostardas só falam de buracos, com os buracos diminuiram as mortes por excesso de velocidade, pois em Solidão por exemplo transformou-se numa carneficina de mortes por atropelamento e tombamento de veículos, não adianta estrada boa sem fiscalização de alta velocidade. Até ambulâncias viravam seguidamente. acalmen-se com os buracos e vamos trabalhar para saida do atual prefeito em 2012, isto sim é importante.

João disse...

O segundo anônimo não se pronuciou mais quando ofereceram para ele a nominata dos vereadores que estão apoiando Serra. Então o papo que está na rua é verdadeira ou vão continuar afirmando que conversa de rua não se deve ser levada em consideração?

Anônimo disse...

Me poupem, para ganhar eleição tem que ser simpático. Não sei como votas-te na Yeda.

Ju disse...

Eu votei na Marina o primeiro turno. Achava importante algum tipo de mudança. Mas, me desculpem, o Serra não dá. Não dá para voltar aos tempos do FHC. Dessa turma, já chega a YEDA que abandonou nossa estrada nessas condições.

Jaci disse...

Graças a Deus e a Tecnologia os chilenos saíram do buraco e nós não saímos dos buracos da estrada, graças a quem? Que fez muitas promessas de terminar a estrada? Preciso dizer o nome???? E ainda aqui tem defensores do Serra do mesmo partido.Nossa credo.!!!

Anônimo disse...

Pra senhora ver professora Jaci tem louco pra tudo. O RS já definido no meu modesto modo de entender é uma oportunidade de nós aqui em Mostardas termos dois governos no mesmo lado, aí tem tudo para as coisas saírem do papel.

Nilson disse...

A Yeda já foi tarde...
Agora temos que derrotar o atraso, o obscurantismo, o preconceito e o ódio de José FHC Serra e seus seguidores demo-tucanos!!!!

Matheus Brum disse...

Que coisa feia companheiros, andam aceitando só os comentários que interessam. A Dilma saqueava cofre em nome da democracia e vocês com esta censura?

Jaci disse...

Menos meu caro anônimo, que colocou-me como comentarista política e formadora de opiniões, se assim fosse ex-alunos meus não estariam fazendo tantas bobagens, principalmente em termos de política.
Ou passei opiniões que considero erradas hoje. Veja só, que coisa séria.....

Anônimo disse...

SOCORRO, votar na Marina pois quer mudança é coisa de doido. Uma evangélica que não acredita na evolução das espécies,sendo candidata de num partido que quer a legalização das drogas e a descriminalização do aborto é inacreditável. Não dá para acreditar que este país é serio se alguem acha que dá para conciliar essas coisas. De moderninho a candidata só tem algumas falas sobre sustentabilidade, mas esquece que este pais tem que alimentar, vestir e dar trabalho para 170 milhoões de pessoas.Quem votou em Marina Silva só pode ser um analfabeto político.

Nilson disse...

Ainda sobre o primeiro turno:
penso que houve uma certa coerência na votação majoritária em Mostardas.
Partidos mais progressistas: 42% para Presidente, 44% para Governador e 39% para Senador.
Partidos mais conservadores: 58% para Presidente, 56% para Governado e 61% para Senador.
Meu chute para o segundo turno, em Mostardas: Dilma 45%, Serra 55%.
No Brasil todo dá Dilma: 57% a 43%.
Valendo uma cerva....

Anônimo disse...

Olá Milico e colaboradores do Blog,
costume ler as colocações aqui feitas mas ainda não havia me manifestado nesse espaço.Quero dizer que estou muito envergonhado com a política,nacional,estadual,municipal.
Essas coligações que para Presidente tão quase todos com o PT e na estadual eram contra. Agora tem Deputados do PMDB com a Dilma e outros com o Serra, cada um buscando emprego para si e para os seus.Vejam que absurdo, aqui no Estado o PP apoiou a Yeda, e agora o MANO CHANGES tá buscando uma vaga de Secretário no Governo do Tarso.
Aqui em Mostardas parece que não saõ todos do PP que apoiam o Serra.
Vai ter passeatas e o prefeito Antonio Terra parece que vai estar na carreata do Serra, mas o PDT daqui apoia a Dilma.
Camila Torquato

Anônimo disse...

O Antonio Terra representa a elite dominadora de Mostardas nunca foi trabalista na vida.Ele esta PDT para disfarçar e demonstrar a oposição que não existe.na verdade não querem que os pobres tenha vida própria para continuarem dominando.
apostem ..... em 2012...PT É a solução.

Jaci disse...

Gente preste atenção do teatro do Serra, jogaram uma bolinha de papel e só bem mais tarde ,ele fez aquele teatro todo. As imagens são claras. Se eu fosse votar nele, já não votaria mais.O que se pode esperar de uma pessoa assim. Ao menos fizesse a ceninha melhor, ele debocha da inteligência das pessoas, por mais boboca que uma pessoa fosse, veria a real intenção do fato.QUE coisa feia....cruzes credo.

Anônimo disse...

Parem de falar em Antonio Terra o tempo dele ja passou ,como tem mais alguém indo pelo mesmo caminho, mudança é a solução ou nossa querida MOSTARDAS vai contiuar crescendo igual a rabo de cavalo.

Anônimo disse...

Pior que é mesmo.Teatro pra enrola troxa hahahaha.

Anônimo disse...

Concordo, deixa o Antônio quieto, ele de certo quer mais é curtir os netos, vai tá se preocupando com Mostardas, ele nem precisa disso. Além do mais é bananeira que já deu cacho.Ora pois...E o Marne ta indo pro mesmo rumo, claro sem netos...

Anônimo disse...

Gente por favor,todo este pessoal já estão fora da validade até parece que só têm duas pessoas pra prefeito em Mostardas,sai um entra o outro e o mosqueiro o mesmo.
Chega disto vamos pensar maior dar oportunidades pra outras pessoas que têm vontade de trabalhar pelo municipio.
Todos estes que estão como vereadores prefeito e vice já tiveram oportunidade de mostrar o seu desempenho e não estão fazendo,então precisamos de uma grande renovação.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber do anônimo das 10:52 se ele tem outras sugestões para prefeito e vereadores pq esses que estão aí para mim, como disse o amigo anônimo estão fora de validade.

Anônimo disse...

direção das escolas est~~ao fora da validade, candidatos a prefeito fora da validade, tudo em mostardas ja venceu faz tempo, mas entre marne e antonio, mil vezes antonio pelo menos é educado para enrolar, o problema do atual prefeito é a falta de educação com os funcionários,prepotência, arrogância, pouco caso das abilidades das pessoas, ja escrevi várias vezes da porcaria da escola da solidão não sei porque não publicam, estou desconfiada de algo de laços com a falta de organização do futuro prédio da casa de abrigo para menores de solidão.

Anônimo disse...

mesmo até pensei q o pessoal do blog fosse imparcial.será que me enganei de novo?

Anônimo disse...

Que coisa não!

Deus criou Adão e Eva e o Paraíso,
Satanaz criou o a Maçã;

Hehehehe!

Deus,pensando em melhorar a situação dos cidadãos na Terra criou os Partidos Políticos [a Democracia],
O Demônio veio e criou as coligações partidárias;

Estragou tudo...

Por fim,antes desistir Deus buscou uma forma moderna e inteligente das pessoas trocarem idéias, de forma educada e inteligente. Daí para a surpresa de alguns veio

o Diabo e criou o anonimato...

Hehehehe! Aí o "Bicho pego", pois virou sacanagem.

MORAL DA HISTÓRIA: Porque não reconfiguram essa página e deem a ela a devida Moral, pois tenho certeza que o que a comunidade quer ler aqui são comentários devidamente assinados por seus comentaristas. Uma coisa que me intriga muito é não encontrar aqui os posicionamentos das lideranças politicas e sociais locais e até mesmo suas opiniões pessoais? Cadê as posições dos nossos legisladores e aí me refiro a todas as esferas municipais. Sabemos todos que estão lá pagos com o nosso dinheiro e portanto nos devem tomada de posição sem anonimato, sim, porque onde anda esse povo será que tem alguém acreditando que eles não se valem deste artifício pra fazer isso. Por fim os assuntos aqui são os mais variados. Então cabe a pergunta:Porque basicamente lemos opiniões anônimas, não vemos mais a opinião nem dos moderadores da página?

PS. Ha quero ver se dessa vez vão publicar!!!

Jaci disse...

Não entendi mesmo,desculpa minha ignorância, falas contra o anonimato, e coisa e tal..., mas no final não te identificas.Desenha para que eu possa entender. Hahaha.É brincadeirinha???