.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Programa Pró-letramento forma tutores no Litoral Norte

Começou na última segunda-feira, 25, curso de formação em alfabetização e linguagem, destinado aos tutores de 118 municípios do Rio Grande do Sul que foram selecionados para participar do Pró-Letramento. No litoral Norte as cidades são Arroio do Sal, Santo Antonio da Patrulha, Tramandaí, Torres e Maquiné

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada oferecido pelo Ministério da Educação, que visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. É destinado aos professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas.

Realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, o curso inicial para tutores terá duração de uma semana, das 8h às 18h, e ocorrerá no Sesc da cidade, que fica na avenida Itaimbé. O município que não tiver um tutor participando do curso deixará de participar do programa.

A carga horária total do curso de tutores do Pró-Letramento é de 180 horas, sendo 60 horas a distância e 120 horas presenciais. No curso serão abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões; e modos de falar e modos de escrever.

Após o término do curso, os tutores serão responsáveis pela formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas das cidades gaúchas selecionadas.

As informações são da assessoria de imprensa da SEB.

11 comentários:

Anônimo disse...

Por que Mostardas não foi contemplada com o Pro letramento? Vários professores fizeram esse curso ano passado. Será que novamente nossa prefeitura acha que isso não é bom para nos?

Anônimo disse...

Não é isso minha amiga.É só para manter o costume de ficar de fora das coisas importantes. Como a história da energia eólica e ai vai...

Anônimo disse...

não é verdade o que falam, sou da educação e participei o ano passado e este ano da formação continuada, Pró Letramento em nosso Município. Sugiro que o dono do blog busque mais informações na Secretaria de Educação.
Obrigada.

Anônimo disse...

SUGIRO AO SENHOR PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO QUE OBSERVEM COM ATENÇÃO SUAS POPULARIDADES ENTRE OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, DIGO ISTO PELA NÚMERO DE PARTICIPANTES AO JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO. HÁ, E AINDA RECEBERAM PIMENTA DE LEMBRANÇA, ALÉM DE SERMOS TRATADOS COM PALAVRAS E AÇÕES APIMENTADAS AINDA QUEREM LEVAR ESTE TEMPERO AMARGO A NOSSOS LARES. QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO E AO MESMO TEMPO É UM PERSPECTIVA PARA 2012. AGUARDEM.

GEOGRAFIA Prof Lisiane disse...

Quanto ao PRO Letramento,eu professora Lisiane Machado participei do de matemática o ano passado que começou com + ou - 20 e poucos professores e terminou com + ou - 6.ste ano fiz o de português,não quantos inscritos tinha mas o grupo que começou e terminou foi de 3 professora municipais e 3 estaduais.
Por que será que não se assinam estas parcerias?Se é que o caso é assim.
E quanto a pimenta adorei a minha.Já ganhamos diferentes mimos de diferentes secretarios de educação e por que será que só esse deu este buchincho todo?Desde que iniciamos estas jantas sempre pagamos nem que fosse simbólico, uma taxa.Nesta não teve nada de anormal a não ser que ,na minha lembrança, foi a primeira vez que um prefeito e um vice estavam presentes.
Lisiane Machado

Anônimo disse...

Por falarem em professores e funcionarios da EDUCAÇÃO me lembrei de uma coisa, quando será que os motoristas dos onibus escolares irão ganhar um salario decente e digno...

Anônimo disse...

Sobre os onibus escolares, este foram de verba do governo federal, só p lembra e pq no posto de sáude aqui do centro botaram um banco bem em frente onde aparece governo federal. Vão dizer que não foi de proposito.Então ponham a placa mais alta.

Jaci disse...

Gostei de ver Lisiane. A gente se identifica e deu. Não estou criticando os anônimos, mas não tenho nenhum problema em me identificar.

Anônimo disse...

Eu sou professora municipal e no ano de 2007 participei da janta dos funcionários e dancei com o então prefeito Antonio Terra e tomei cerveja e dançamos anos 80 com a secretária Aneti. O povo quando quer tem memória curta eim. Só quero dizer que o prefeito Antonio Terra participava sim dos encontros com funcionários e com educação e simplicidade, fazia questão de dar adeus de mão em mão em qualquer lugar inclusive compactuava com qualquer cuia de chimarrão que encontrasse pela frente não vamos ser injustos por favor e jamis vou elogiar o atual prefeito pois é a pessoa pública mais mal educada e prepotente que ja conheci.Não devo nada a nenhum dos dois nem sou amiga de nenhum a não ser profissional e observo muito o comportamento de cada um nem se compara.

Anônimo disse...

oi, além de tudo o Antonio Terra é mais bonito,principalmente sem boné.Noooosssaaaa.Se bem que em termos de beleza a pegada é feia.Neéé

Anônimo disse...

Não defendo nenhum desses prefeitos, mas a Lisiane esta correta. O Marnie é o primeiro prefeito a prestigiar a janta dos professores. A professora que escreveu antes deve ter seconfundido.