O candidato ao governo do Rio Grande do Sul pela aliança Unidade Popular pelo Rio Grande, Tarso Genro (PT/PSB/PCdoB/PR/PPL), defendeu em Rio Grande, a construção de uma travessia seca até São José do Norte. A ideia foi defendida durante um café da manhã com empresários da cidade, organizado pelo movimento Aliança Rio Grande.
No segundo semestre de 2009, o deputado Federal Fernando Marroni (PT) conseguiu da direção nacional do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o comprometimento com a realização de um estudo de viabilidade econômica e ambiental da obra. A licitação para contratação da empresa responsável pelo estudo está prestes a ser liberada pelo Dnit.
A empresa contratada pelo órgão federal deverá analisar duas alternativas apresentadas para a construção de uma ponte e a antiga proposta de um túnel subaquático. A obra passou a ganhar importância a partir da conclusão da pavimentação da BR-101 que liga os litorais norte e sul do RS.
O deputado Fernando Marroni (PT), um dos maiores defensores do projeto, vê a garantia de realização do Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVEA) como o primeiro passo de um longo processo até a realização da obra.
“O Dnit autorizou o estudo, essa é a nossa primeira grande vitória. Depois de pronta essa análise vamos nos preocupar com as outras etapas.”
Após a conclusão do EVEA, os outros passos até o início do empreendimento são: o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), o Projeto Técnico e o Processo de Licitação da Obra.
As alternativas
As duas alternativas para a construção da ponte se distinguem, basicamente, pelos locais da travessia. A primeira opção seria a interligação de uma área contígua ao Porto Novo com a Ilha do Terrapleno (ou Ilha Base da Marinha) e dali até São José do Norte. A outra ideia seria a ligação pela Ilha dos Marinheiros.
Um ponto a favor da primeira proposta está diretamente ligado a duplicação da BR-392 que deverá ser estendida até o Portão 2 do Porto de Rio Grande. Dessa forma a ponte – localizada a poucos metros dali – possibilitaria a interligação do cais de Rio Grande com o terminal da Aracruz, em São José do Norte e, consequentemente, com a BR-101.
Já na travessia pela Ilha dos Marinheiros o ponto positivo, conforme levantado na reunião seria evitar o aumento do trânsito pesado na área central de Rio Grande.
Com relação a opção do túnel subaquático, a empresa contratada pelo Dnit deverá levar em consideração o estudo técnico realizado em 2001 a pedido da Câmara de Vereadores de Rio Grande e que prevê a passagem pela localidade conhecida como Ponta dos Pescadores.
3 comentários:
Nasci e me criei em Rio Grande e digo que o melhor seria o túnel subaquático. Primeiro, por se tratar de um atrativo turístico único no país; segundo, pelo valor que se equipara ao de uma ponte, sem contar que esta sofrerá, ainda, a ação dos ventos daquela região e sempre presentes. O importante é que existe o interesse pelo projeto (e os diversos "pais da criança" já começam a aparecer, fazer o quê?). Aguardemos pelo cumprimento das promessas.
Mt boa a observação acina. Um túnel é o canal. Sem trocadilho.
Realmente essa região merece, ser olhada com outros olhos, parabéns aos que acreditaram na idéia e lutam por ela ja faz algum tempo.
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