.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Oceanógrafo Jean Michel Cousteau visita Parque da Lagoa do Peixe


O oceanógrafo e ambientalista francês Jean Michel Cousteau, filho do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau, morto em 1997, esteve em Mostardas para visitar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS).

Entre vários programas disponíveis para visitação no Brasil, Cousteau escolheu conhecer a unidade, que conta com três títulos internacionais pela sua relevância para a conservação das aves migratórias. A visita aconteceu na última terça (6/7) e o ambientalista gostou de saber que 6% de toda a população mundial de maçarico acanelado (Tryngites subruficollis), utiliza o Parque com sítio de invernada, com as maiores densidades dessa espécie. Classificada pela União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) como vulnerável, a ave reúne-se anualmente nas águas da Lagoa do Peixe.

A visita de Jean Michel Cousteau virou reportagem exibida no programa teledomingo (assista abaixo).

Um orgulho para Mostardas e uma demonstração do nosso potencial turístico ainda pouco desenvolvido.

As informações são da página do Instituto Chico Mendes.

5 comentários:

João disse...

Ao invés de tentar em um entendimento com o IBAMA para melhorar a nossa capacidade de atrair turistas e recursos para Mostardas, os nossos políticos estão preocupados em brigar com o IBAMA para garantir votos e suas eleições. Com esse pensamento eleitoreiro quando que Mostardas vai crescer?

Anônimo disse...

Chamar pinguin de passarinho,essa foi de doer.

Anônimo disse...

Foram várias as tentativas de entendimento com o IBAMA. Existe um ponto básico de impasse nesta relação que é a (in)capacidade de transigir para encontrar um ponto comum de reciprocidade e avanço. O IBAMA, não admite nada, não transige em nada e não tem interesse em dialogar pq julga q tem a lei a lhe dar guarida e sustentação. Mas haveremos de demonstrar que não estamos aqui por acaso, que não chegamos aqui de paraquedas e de que temos direito de sobreviver no mundo que preservamos desde a estrada do inferno e da bucólica solidão. Desde sempre. Vamos compensar nossas perdas, atrair e oferecer ao mundo o que temos e conservamos ao longo dos tempos, que é a riqueza de águas e a ecodiversidade rara em nosso planeta. Tudo isso tem preço e é pelo justo preço que ofereceremos ao mundo a natureza preservada. Não vamos ceder a empáfia, ao destrato, ao desprezo, a prepotência e a soberba com que querem nos pagar essa conta. Jamais, e não tem IBAMA que nos faça cometer esta insanidade.
Copa do Mundo no Brasil, uma ótima oportunidade de conhecer a exuberância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Tenho dito.

Anônimo disse...

Achei muito deselegante a postura do ilustre visitante,reclamando da sujeira da praia,isto é uma característica do mar aqui que desova todo tipo de lixo aqui,mas no programa dá impressão que somos nós de Mostardas que não cuidamos.
Olixo é um problema mundial nós temos que muito ainda pra aprender para sanar este problema.
O que será que este senhor fala a respeito do vazamento de petróleo no golfo do México?Se fosse aqui no Brasil pobre de nós o mundo cairia na nossa cabeça.
Ele deveria se deter mais na bela paisagem e na importancia que têm para as aves migratórias e não vir aqui dentro de nossa casa falar do lixo.

Rudney Lemos Soares disse...

DERREPENTE ESSE AI FOI BEM RECEBIDO, POIS NOSSA COMUNIDADE QUE SEMPRE DO SEU JEITO SEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA AMBIENTAL MANTEVE ESSE RESERVA NATURAL ATÉ O IBAMA VIR PRA NOSSO MUNICÍPIO E ESCURRASSAR NOSSO POVO COMO CACHORROS SARNENTOS ATÉ DO TAL ENTORNO DO PARQUE(NÓS NÃO SOMOS BEM VINDOS LA, MAS ESTRANGEIROS SIM), NEM SEI MESMO PARA QUAL FINALIDADE COLOCARAM AQUELA ENORME PLACA DE BENS VINDOS AO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE NA RODOVIA PRÓXIMO A MOSTARDAS.