.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Praias de Mostardas e Tavares chamam atenção pela beleza e tranquilidade

Paz, sossego, beleza e tranquilidade. Estes são os atributos mais elogiados pelos veranistas que preferem fugir da agitação das praias mais famosas do litoral gaúcho e elegem lugares afastados para curtir as férias. As pequenas praias localizadas junto ao farol de Tavares e ao farol da Solidão, em Mostardas, garantem aos visitantes o almejado descanso. Os balneários localizam-se no extremo sul do Litoral Norte e podem ser acessados pela RSC-101, rodovia que atualmente recebe obras de recuperação executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Esta foi a opção do motorista Anderson Mendes, que resolveu "fugir da correria" do município de Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, e há sete anos leva a esposa e seus dois filhos para a pacata praia do farol da Solidão. Acompanhada apenas dos cerca de 400 veranistas que frequentam o povoado, a família desfruta, na beira da praia, do desejado sossego. "Aqui não tem bagunça, ficamos o dia todo na praia e dormimos com o barulho do mar", orgulha-se o canoense, tão satisfeito com a praia que já pensa em adquirir uma casa.

Tanta calmaria também facilita o trabalho do salva-vidas Lúcio da Silva Lopes. Em 12 anos de atividades na Operação Golfinho, o policial militar nunca havia trabalhado em um balneário tão tranquilo. Morador de Rio Grande, ele só se queixa de uma coisa. "Aqui a saudade bate mais forte". Quando o sinal da telefonia celular não ajuda, o agente abafa o sentimento com as fotos da esposa e dos dois filhos arquivadas no seu computador.

Praia do Farol

Localizada a 24km do centro de Tavares, a Praia do Farol é o primeiro balneário do Litoral Norte. A rede fornecida pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) garante infraestrutura para as não mais do que 250 casas - a maioria de pescadores e veranistas - que contornam o imponente farol de 38 metros de altura. O silêncio só é acompanhado do barulho das ondas e dos albatrozes que enriquecem a fauna local.

Este é o destino preferido do estofador caxiense Jorge Bortolozzo, 53 anos, que anualmente traz os filhos e netos para pescar e descansar. "Isso aqui é um paraíso", afirma. Depois de vender sua casa de veraneio em Arroio do Sal, comprou um chalé na Praia do Farol e garante não trocar este sossego por nada. "Aqui a violência ainda não chegou. Considero este o melhor lugar para realmente passar o verão numa boa", brinca, ao elogiar a limpeza do local e a liberdade que a praia oferece aos seus netos.

Localização

Os municípios de Mostardas e Tavares distanciam, respectivamente, 188 e 217 km de Porto Alegre. O acesso se dá pela ERS-040 até Capivari do Sul, a aproximadamente 80 km da Capital. Dali, os motoristas devem dobrar à direita e trafegar mais 124 km pela RSC-101 até chegar a Mostardas. A rodovia, antigamente conhecida por Estrada do Inferno, apresenta hoje boas condições de trafegabilidade. Alguns trechos estão recebendo obras de repavimentação executadas pelo Daer.

Matéria publicada no portal do governo do estado. Texto: Juliano Pilau Foto: Claudio Fachel

7 comentários:

JACI MELLO disse...

Concordo, aqui no balneário também é muito bom. Eu e meu esposo, pensamos em até morar definitivamente na praia, mas estamos aguardando a certeza de uma estrada boa o ano todo. Tem um projeto sobre este assunto em andamento, tomara que se concretize, seria ótimo.O Balneário seria como um bairro de Mostardas, tão perto.

Anônimo disse...

Com certeza estas pessoas estão certas do que dizem porque não tem lugar melhor, pena que em Mostardas a administração não esta nem um pouco preocupada com isso,não dão a minima assistência nos finais de semana sendo que quando fica uma maquina não tem operador, pessoas que estão de ferias fazem este serviço por consideração as pessoas, e tem vereador que bate no peito e diz que vai pedir abertura de sindicância contra essa pessoa tamanho absurdo de certas pessoas alem de não fazer nada ainda quer prejudicar os outros mas é o que temos, no outro governo se dizia opositor. até

Anônimo disse...

Que pena que ao inves de elogiarmos nossas praias, tem gente que so leva para o lado negativo, nossas praias são calmas, grande quantidade de peixe, marisco, temos salva vidas, posto de saude, policiais etc...
a estrada não depende da vontade politica depende de situações climaticas e acordo com orgãos ambientais, pessoas negativas só tem uma visão falar mal, a vida delas deve ser bem vazia pois não veem o lado bom da vida...

Anônimo disse...

Falaram da mesma 101 que eu conheço?

Anônimo disse...

Como podes dizer que a estrada da praia não depende de vontade política, não fales o que não sabes...depende do salario das professoras, me poupe.

Anônimo disse...

Continua sempre os mesmos achando que somos massa de manobra, esse tempo já se foi, hoje a gente deve se informar antes de sair por ai falando o que nos vendem, por exemplo eu fui ao IBAMA solicitar informações sobre procedimento permitido e não permitido em nossa região, e fiquei satisfeito com as explicações que recebi muito gentilmente por funcionário do órgão,que o município esta fazendo o caminho legal para poder nos prestar um melhor serviço, fazer as coisas na marra já foi o tempo, hoje gera multas altíssimas como o município ja pagou com nosso próprio dinheiro e isso pelo jeito tem pouca gente preocupada, vamos ter um pouco mais de paciência que esta próximo a aprovação do projeto de licenciamento.

eduardo disse...

ba... anonimo fosse ate o IBAMA fizesse esta pesquisa toda e não fosse capas de se identificar, vamos ter mais coragem e vamos começar a dar nossa cara a tapa pois que bem critica não deve ter telhado de vidro nè...