.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Religiosidade Mostardense


Uma das principais características herdadas dos açorianos pelo povo de Mostardas, foi a religiosidade. Em Açores, nas nove ilhas existem 69 igrejas, todas católicas, homenageando diversos santos.
Em Mostardas esta devoção foi logo manifestada de diversas formas: em torno de dez anos após a chegada dos açorianos foi criada a Freguesia em homenagem a São Luiz de França, em 1773. A conclusão da Igreja Matriz somente foi efetivada em 1853. Antes havia apenas uma pequena capela onde hoje é o altar. O primeiro pároco foi o Pe. Manoel Monteiro Pereira de 1773 a 1776.
Na Igreja Católica além da Festa do Padroeiro São Luiz, que é comemorada em 25 de agosto, a do Divino Espírito Santo é de grande destaque não só nas festividades, como a devoção dos antigos moradores, que para proteção de suas casas, enfeitavam os quatro cantos do telhado com a Pomba do Divino e na cumieira das casas era colocado um triângulo feito de telhas, simbolizando a Santíssima Trindade.
Outras festas são realizadas durante o ano, festejando os santos das capelas espalhadas pelo interior como: Nossa Senhora do Rosário, na localidade dos Teixeiras; Nossa Senhora de Lourdes, em São Simão; São Cristóvão, no Valim; Três Mártires Riograndenses, nos Povos; Nossa Senhora das Graças, no Rincão do Cristóvão Pereira; Nossa Senhora dos Navegantes, no Balneário Mostardense, e São Sebastião, no Balneário Pai João.

Marisa Oliveira Guedes
Foto: Vitorino Mesquita

Nenhum comentário: