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sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dissertação de mestrado



O mostardense Jorge Amaro defendeu sua dissertação de mestrado nesta quinta-feira (21/02) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGEdu) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O trabalho, intitulado “Sustentabilidade e Acessibilidade no ensino superior: contribuições para um diagnóstico socioambiental da PUCRS”. A comissão examinadora foi composta pela Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho (Orientadora – PPGEdu/PUCRS), Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg (PUCRS), Dr. Marcos Villela Pereira (PPGEdu/PUCRS) e Dr. Marcos Sorrentino (USP).

Conforme Amaro, que é servidor de carreira da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (FADERS) vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), “este trabalho reflete mais de dez anos de militância ambiental e social. Acredito que contribui no processo de discussão da sustentabilidade na universidade, bem como com a questão de aproximação conceitual deste tema com a acessibilidade. Estou feliz com a avaliação e a forma critica que a banca se posicionou. A PUCRS é uma universidade que tem caminhado em direção à sustentabilidade a partir do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Não poderia deixar de agradecer a todos que fizeram parte desta conquista, especialmente, a todos meus professores lá de Mostardas, minha terra natal, que sempre me estimularam a aprender e também aqueles que me acompanharam na Escola Técnica de Agricultura de Viamão.”

Para o professor Marcos Sorrentino, este é um dos desafios de quem milita e está no ambiente de pesquisa, criar formas e metodologias de transitar nestes espaços. Para ele, “o trabalho cumpriu com muita qualidade aquilo que se propôs a discutir.”

Já o professor Marcos Villela destacou satisfeito, especialmente, quando a gente observa a trajetória do estudante, sua vida de lutas, desde a saída do interior e toda sua construção acadêmica, pois isto incorpora-se na conquista”

Segundo o professor Claudio Frankenberg “Um trabalho deste nos remete a repensar as ações dos usuários da universidade e provoca novos olhares sobre seu papel.”

A orientadora Isabel Carvalho fechou a atividade, lendo o parecer final, com aprovação do trabalho e destacando a relevância do mesmo dentro da agenda de pesquisas do Grupo SobreNaturezas. “Este trabalho não pode ser entendido isoladamente, pois é parte de um conjunto de pesquisas da PUCRS que buscam entender os processos de ambientalização da universidade.”

Um dos diferenciais da defesa foi a transmissão através do Skype para membros do Grupo de Pesquisa SobreNaturezas que estavam em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Saiba mais  
A presente pesquisa buscou identificar, através de um diagnóstico socioambiental do campus de Porto Alegre da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como ocorre a internalização de práticas e políticas de sustentabilidade e de acessibilidade nesta universidade contribuindo para a compreensão deste processo no âmbito do ensino superior. O trabalho, inicialmente, consistiu em levantar informações de ambientalização na página eletrônica da PUCRS e em documentos institucionais, sendo os resultados agrupados em categorias relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em uma segunda etapa, aplicou-se o Teste de Sustentabilidade, para avaliar como os usuários do campus Ipiranga percebem as medidas de sustentabilidade e como atuam nesta direção, de forma individual. A partir da análise, podemos observar que a PUCRS segue uma tendência de institucionalização da sustentabilidade e este processo pôde ser observado em universidades brasileiras e iberoamericanas. Ao mesmo tempo, a resposta da percepção dos usuários mostra a necessidade do fortalecimento de ações de educação ambiental para a cidadania. Da mesma forma, o diálogo entre os conceito de acessibilidade começa a estabelecer conexões no campo teórico, que merece ainda maior aprofundamento.

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