.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comunidade reuni para discutir ensino na Escola Mário Quintana

Reproduzimos abaixo convite enviado pela comunidade escolar:

Gostaríamos de convidá-lo(a) a divulgar e participar de reunião sobre o ensino médio politécnico e a oferta de transporte escolar aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, no noturno. Alegando não poder dar continuidade ao oferecimento de transporte escolar, o Secretário Municipal da Educação Pedro Antônio, com anuência do Sr. Prefeito Marne, enviou ofício à 11ª CRE, notificando-a sobre a não oferta do transporte.

A Direção da escola não foi consultada para saber quem são os alunos do noturno, se trabalham, onde e em qual turno trabalham. Nenhuma informação foi solicitada oficialmente à escola, ou à CRE. Contrariando a proposta do ensino médio politécnico, o Sr. secretário desrespeita o trabalho dos jovens e dos adultos, alunos desta escola.

Precisamos de uma mobilização da comunidade do 4º Distrito para preservar os direitos fundamentais de nossos alunos.Desde já agradeço a atenção e o interesse para que não percamos nenhuma conquista da comunidade do 4º Distrito.

Reunião dia 24 de fevereiro de 2012, às 14 horas nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, em Solidão, Mostardas.

22 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo desrespeito algum, a escola não é estadual, pois então o governo Tarso que dê o transporte, ou vc é daqueles que acha que a prefeitura tem de arcar com tudo? hora me poupe!

João
4° distrito

Anônimo disse...

Esse governo municipal não está nem aí para a educação. Inauguraram a ampliação da escola apenas pq dá visibilidade para se elegerem novamente. Mas educação, realmente não é prioridade, tendo visto que as escolas nem estão prontas para recebrem seus alunos. O quadro de professores ainda não está completo, puro descaso! Ora o que estavam fazendo durante o verão que não agilizaram isso? E ainda se acham cheios de competência. só estão por ali, pq é "bocada" política. se fosse por concurso ou merecimento próprio não estariam ocupando certos cargos.
Esse povo tem que acordar e não votar mais nessa gente!!!

Mariângela Verardi disse...

Caro João, pelo comentário que fizeste, desconheces que o Governo Estadual paga o transporte dos alunos das escolas estaduais. Inclusive, segundo o secretário Moisés, em reunião no Auditório Municipal em Mostardas, quando fez a prestação de contas de sua gestão, afirmou que o repasse do estado para o transporte escolar no município de Mostardas foi maior do que a contrapartida da Prefeitura. Ou seja, o transporte foi pago sim. Se as despesas foram maiores do que o previsto, a culpa não é dos alunos das escolas estaduais, aliás, moradores do município, não esqueçamos. E não falo só da Mário Quintana, pois as Escolas Maria Rita, 11 de abril e Padre Simão, também são estaduais e utilizam o transporte. Má conservação das estradas, falta de planejamento na manutenção dos veículos ou qualquer outro argumento podem pesar na decisão, mas não justificam. Pode ser pouco o valor pago, até pode, mas os alunos são moradores do município. Mais um detalhe, o próprio Prefeito Marne, em 2004, solicitou com justificativas mais do que convincentes, a oferta do ensino médio nos turnos da tarde e noite. Pasme, caro João, o principal argumento era economia nos custos do transporte escolar!

Anônimo disse...

Sra. Mariângela Verardi, obrigado pelos esclarecimentos, mas creio que temos de parar de choramingar aqui na solidão e buscar o que é de interesse e não ficar jogando na internet como forma de pressão ou agito mesmo, pois vejo um pouco diferente, muitas coisas recebemos e meressemos do município isso é inegável e que bom para nós, mas acho que negociações de qualquer tipo devem ser feitas cara a cara e não na rede pois isso só leva a picuinha política para os maus políticos de plantão, não troco minha solidão por lugar algum, as coisas que tem a melhorar temos de busca-las(nossas lideranças locais) eu não sou lider, apenas de mim mesmo, não vou entrar no mérito do transporte escolar porque não vou fazer debate nesse local, mas meu filho a anos atraz passava trabalho com tal transporte e agora tem melhorado e temos que lutar para que melhore mais.

João
4º Distrito, com muito orgulho

Anônimo disse...

Mas a querida professora estava presente na reunião com o secretário Moises e a direção da escola municipal em outubro de 2011 em que tu, professora, disseste que estava tudo as mil maravilhas e que não havia problemas!! Você está com medo de perder a "boquinha" eterna de diretora da Mário Quintana. Antônio Rosa

Juca disse...

Boa a colocação do João sobre o cara a cara. Mas eu pergunto, será que o governo municipal procurou a escola Mario Quintana para debater sobre o assunto, ou foi direto a CRE eu aposto na segunda, pois com um governo ditador como esse eu já devo saber a resposta, mas se quiserem me informem.

Anônimo disse...

A rede também é uma maneira de informação e mobilização social, nesse mundo moderno. Aliás as aulas começam segunda e o sr. acha mesmo que seu filho está em condições melhores? Posso apostar que faltam professores, que o mato talvez esteja alto esperando o diretor e a comunidade capinar...
Se liga seu João!
Abraços fraternos

Anônimo disse...

É uma pena que pessoas que se dizem do 4º distrito, como o caro João se diz, forem contra um debate em defesa dos alunos do nosso distrito. Nosso distrito "sustenta" o município e o primeiro corte de gastos é aqui. Temos é que louvar atitudes como a da prof Mariângela que está sempre lutando pela nossa Mário Quintana.

Anônimo disse...

Só politicagem NOJENTA das duas partes!

Anônimo disse...

O mais importante é o interesse da comunidade, muitos não se dão conta, mas os alunos que hoje estão no fundamental a maioria vai precisar desse turno aberto, para poderem trabalhar e ajudar em casa, então a comunidade tem que defender com unhas e dentes o turno da escola que estão tentando fechar, depois que fechar é difícil abrir novamente.

Anônimo disse...

Quando eu falei em algum momento que sou contra o debate, sou contra a politicagem e balanização das coisas, ou agora vamos começar a fazer debates de nossas vidas via BLOGs, é a isso que me referi, pois paresse que não temos liderança aqui no 4º distrito, pois a reunião saiu? Eu não sei pois disso ninguem fala, só não fui a esta benddita reunião porque estou fora do Estado a trabalho, mas breve retornarei e vou por minha cara a tapas ou a vista como queiram...

João

Anônimo disse...

Gente, tenho filhos na escola sul-baixada(anexo ao Marcelo Gama), resolveram mexer nos canos agora q iniciou as aulas( estes estavam ruins desde meados do ano passado), iniciou as aulas o pasto em torno tava mui alto, não tem vice diretora(parece q vem uma menina para esta função) tá faltando prof. para algumas disciplinas. Que é isso?
E o planejamento , 2 meses de férias
onde tava o pessoal da secretaria, de férias todos???? Pessoal da oposição vão lá tirar umas fotos, pq n estou mentindo. ... Acho q vamos chamar a promotoria para ver o caso....

Anônimo disse...

ACHO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO JA DEVERIA TER SIDO CHAMADO OU CONVIDADO A TEMPOS PARA VISITAR ALGUMAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE A DE SOLIDÃO, INALGURARAM A ESCOLA NOVA MAS NÃO HÁ CLASSES, CADEIRAS NADA.
O ABANDONO É COMPLETO, FALTA DE PROFESSORES, QUE FAZ A NEGLIMARA NA EDUCAÇÃO? QUAL SUAS ATRIBUIÇÕES? QUAL A FUNÇÃO, CARGO OU COMPETÊNCIA DELA? NÃO EXISTE MAIS NINGUÉM EM MOSTARDAS PARA ALAVANCAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, É A MAIS LENTA E MAL ADMINISTRADA DO MUNICÍPIO TODO MUNDO MANDA E NINGUÉM FAZ NADA. PORQUE UMA SÓ PESSOA NA EDUCAÇÃO COMANDA TUDO? SÃO TANTAS COISAS ERRADAS, ONDE ESTA O PREFEITO? O QUE ELE COBRA E CONHECE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO? OS oNIBUS INICIARAM O ANO LETIVO COM PROBLEMAS MECÂNICOS, OS ALUNOS CONTINUAM VIAJANDO EM PÉ NO ASFALTO SEM O USO DO CINTO. QUE VENHA O MINISTÉRIO PÚBLICO URGENTE. MAS QUEM DENUNCIARÁ? AI É QUE TA O DODÓI, APESAR QUE O MINISTÉRIO PODE VISITAR E PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DA EDUCAÇÃO LIVREMENTE ELE É ORGÃO FISCALIZADOR E FAZEDOR DE CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS, MAS TEM QUE SER PROVOCADO TAMBÉM.

Anônimo disse...

Como sou uma pessoa jovem, talvez sempre foi assim, mas me causa mal estar ver o que tá ocorrendo:
- falta prof. em algumas matérias nas escolas municipais, qdo tem as mesmas em escola centrais, sentadas nas salas dos professores;
-gente desdobrando horário para ficar fora de sala de aula;
-será pq é ano eleitoral;
-sempre foi assim?;
-eu não sabia destas coisas;
- trabalhava em empresas particulares, que não tinha mordomia;
- com o tempo talvez me acostume...

Anônimo disse...

Por um acaso a sugeira em volta de sua casa você ja limpou ou vai chamar a promotoria pra resolver o seu relachamento.

Rogério Lima
Sul Baixada

Anônimo disse...

Calma seu Rogério, estamos falando de escolas...

Anônimo disse...

Só uma pergunta: pq neglimara, não tem um secretário de educação? Ela q é a secretária???? Ó coitada....

Anônimo disse...

Afinal de contas, como ficou a ~questão do transporte escolar p/ o tuno da noite?
Há esperanças, que esses bossais da educação voltem atrás? Eles deveriam, pq é ano eleitoral...
Bjão p/ o povo da Solidão.

Anônimo disse...

Absurdo rolar todo esse debate e, não publicarem algo para quem acompanha o caso, se afinal de contas terá ou não transporte para os alunos do noturno.

Anônimo disse...

É claro que não vão publicar eu já sei, mas dona Mariangela só tava a fim de fazer politicagem, só sabe agitar, agir muito pouco!

Anônimo disse...

A se não fosse a mal administração Mostardas seria um exemplo de município para o Brasil.
E ste município é lindo, natural, diferente, só faltam pessoas como as que passaram antes e até ja morreram,elas tiveram um olhar diferenciado para Mostardas a muito tempo, mas depois tudo vira palanque, cargos e dinheiro desvalorizando a competência das pessoas. Ai da nisto, quando que iria se pensar que a educação do município chegaria a este descaso.
É lamentável, professor competente tem,só que a secretaria esta na mão de amigos e familiares políticos.

Anônimo disse...

Pior, hoje dia 13, tem alunos sem algumas aulas, qd tem professor sobrando, com carga horária pequena. pq vão votar no governo atual??? Mas perdem votos por outro lado.