.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Reportagem denuncia descaso com o meio ambiente em Mostardas.


Conforme já havíamos alertado no blog (veja aqui), reportagem do RBS Notícias, do último sábado, denunciou que o lixo de Mostardas está sendo depositado de forma irregular, sem autorização do órgão ambiental, com riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

O local utilizado como lixão é autorizado pela FEPAM apenas para fazer a triagem da coleta seletiva e o edital de contratação do serviço de recolhimento do lixo determina que "todo o lixo doméstico deve ser coletado e levado para o aterro sanitário licenciado que fica em Tramandaí".

Segundo afirmou à reportagem o promotor do ministério público de Mostardas, Pietro Chidichimo Junior, há uma ação civil pública desde 2006 porque a unidade de triagem é totalmente irregular."Aquela área, por várias características, não apresenta menor condição de receber o lixo, exatamente pela degradação ambiental que apresenta", afirmou o promotor.

Questionado sobre os fatos, o prefeito Marne afirmou ao RBS Notícias que:"Não procede essa informação, até porque o local até pouco tempo atrás estava tranquilo. Apenas o município teve um problema de um caminhão caçamba que transportava esse lixo para o aterro de Tramandaí e foi furtado". O prefeito se comprometeu ainda a resolver o problema em 60 dias.

Veja a reportagem na íntegra aqui.

Uma triste realidade que foi exposta pela reportagem da RBS e ganhou as manchetes de outros veículos de comunicação nacional. Essa situação não só mancha a imagem do nosso Município, mas também compromete as pretensões de desenvolvimento do turismo local.

56 comentários:

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO, TAMBÉM PRA AJUDAR, O CAMINHÃO DE PROPRIEDADE DE UM CANDIDATO A PREFEITO DE MOSTARDAS QUE FAZ A COLETA DO LIXO EM TAVARES VEM DE LÁ CARREGADO E FICA EM NOSSA CIDADE ESTACIONADO ATÉ A SEXTA FEIRA ESCORRENDO CHORUME PODRE NA RUA DE TRAZ DA ESCOLA 11 DE ABRIL, ESTE CAMINHÃO FICA LÁ DIRETO, PORQUE NÃO FICA LA EM TAVARES ATÉ SER REMOVIDO O LIXO, É UMA VERGONHA TUDO PODE NESSE LUGAR AINDA MAIS QUANDO O CAMINHÃO QUE FAZ A COLETA É DE UM "PODEROSO POLÍTICO".

Anônimo disse...

Quanto pagaram por esta reportagem da RBS, será que a Prefeitura pagou 50.000,00 tb por esta matéria? Apareceu muito mais o mUnicipio de Mostardas no lixão do que no Galpão Crioulo que ninguém viu nada de Mostardas. Se era para divulgar Mostardas tinham que ter filmado a cidade a regiao as praias e não só falarem no nome da cidade. R$ 50000,00 para falrem umas 3 ou 4 vezes o nome de mostardas na madrugada de domingo é muito caro, eu acho pelo menos. Esses 50000,00 poderiam ser comprados com medicamentos que estão faltando no centro comunitário.

Ernesto disse...

Que trairagem. Pagaram R$ 80 mil e tomaram uma facada nas costas. Quem manda ficaram puxando o saco daqueles que se acham "donos do Rio Grande".

Anônimo disse...

Mas a quanto tempo roubaram o caminhão?Ficaram esperando até o lixo ficar acumulado para comprar outro caminhão,porque não alugaram um pra não parar o serviço?
Quanto descaso.

Anônimo disse...

Quem era o secretario de obras quando o ministerio publico abriu uma açao, foi no ano de 2006.

Anônimo disse...

80 so se tu levou uma beira, pelo que foi foi 52.

Anônimo disse...

e o lixo de tavares que fica todo final de semana em mostardas, cheio de bacterias pode ficar em frente a casa das pessoas, quem é o dono deste caminhao.

Anônimo disse...

SE O MINISTERIO PUBLICO PEDIU EM 2006, PORQUE O SECRETARIO DE OBRAS DAQUELE ANO NADA FEZ.

Anônimo disse...

a rbs vai descobrir mais sujeira aguardem por exemplo transporte inregular nos onibus escolares trnportando passageiros de graça isso chama compra de votos usando a maquina publica...

Anônimo disse...

Bem, LIXO é algo complicado para se omitir opinião, pois é um problema mundial e sem aparente solução, quando ele sai da frente da nossa casa a gente acha que o problema esta resolvido ou nem mais lembramos dele,o que acontece por aqui em Mostardas não é diferente, o lixo é recolhido levado a um local temporário e depois despachado para Tramandaí, isso pelo que fiquei sabendo, mas já esta mais do que na hora dos entendidos do assunto acharem uma solução. Quanto este local aqui em Mostardas eu já fui conhecer, realmente é uma visão horrível como a de qualquer lixão, desde que fiquei sabendo que o caminhão da prefeitura foi roubado esse problema vem se agravando, só o nosso Prefeito da saúde não viu isso, acorda Marne até os teus estão te abandonando!

Anônimo disse...

A urubuzada deste blog está rindo de orelha a orelha... ô gentinha...

Anônimo disse...

Esta denuncia foi feita em 2006 pelo vereador moises pedeno,porque já não resolveram o problema? foram engolidos pelo proprio veneno,pois na epoca tinha até galpão de reciclagem e assim que o governo da saude assumiu abandonou tudo,tirou ate o pessoal que lá estavam fazendo a reciclagem, muitos até para sobreviverem. O descaso é total com o local e a nossa cidade.A população de mostardas não merece isto.

Anônimo disse...

e o secretario de 2006, fez o que.

Anônimo disse...

Se a ação é desde de 2006, o Secretáro era o Galdino. Então são tudo a mesma coisa. Vamos votar no PT.

Anônimo disse...

É que o referido vereador ou secretário só sabe ser fazer o papel de vereador quando ele é oposição, pois quando ele foi vereador da situação ele deu férias permanentes para a máquina de foto.

Anônimo disse...

Parabéns anonimo das 18:52!!!!!!!!
É bom saber que Mostardas tem pessoas consientes.
Tudo que foi exigido pela ação do Ministério Publico em 2006 foi cumprido,implantado a coleta seletiva(lixo seco)era recolhido 2 x na semana,criado o galpão de reciclagem,distribuição de panfletos em todas casas e escolas explicando a seleção do lixo e muito mais foi feito, até entregar pra esta gente que acabou com tudo e como sempre não assumem a culpa.

Anônimo disse...

Eu gosto desse governo porque é igual ao Hommer Simphson. " A culpa é minha e coloco em quem eu quiser."
Como me divirto. Obrigado chefe. Ah, roxo não lha favorece.

Anônimo disse...

Foi no minimo ridiculo demais o prefeito dizendo que as informações não procediam e o video mostrando a montoeira de lixo.
E que explicação bem furada dizer que era porque tinham roubado o caminhão.

Anônimo disse...

Pelo que sei a denuncia foi encaminhada para o MP pelo Vereador Moises Pedone,seria ótimo ele vir a público parabenizar a RBS pela reportagem. Acho que a proxima reportagem da RBS será sobre a sáude de Mostardas que está uma vergonha, como diz Boris Casói, não tem remédios no Centro Comunitário e para se conseguir esse medicamento tem que se passar até por um veterinário.

Anônimo disse...

E a comunidade dos Teixeiras e VAlim que estão impedidos de consultarem na cidade só nos postos daquelas localidades, mas na maioria das vezes não tem médicos. As pessoas estão falsificando comprovantes de endereços para poderem consultar na cidade. Estavam em tratamento em andamento com médico no centro Comunitario em Mostardas e agora tiveram que recomeçar todos os examees e tratamentos porque só podem consultar com os médicos do interior. Isso que a principal bandeira do atual prefeito era a saúde.

Anônimo disse...

Pelo quantidade de lixo acumulado e espalhado por ai fica bem visivel que ele é o prefeito da saude.
Parabéns vereador Moises estas colhendo os frutos de todas denuncias que plantou.
Viu como é dificil filho da próxima vez ouve a mãe.

Anônimo disse...

É BOM SABER QUE TEM GENTE PREOCUPADA COM O MEIO AMBIENTE, DAQUI ALGUNS DIAS VAI ESTAR CHEIO DE GENTE FISCALIZANDO O MUNICIPIO , NÃO VAMOS PODER FAZER MAIS NADA, E AINDA TEM PESSOAS QUE FICAM LAVANTANDO ESTA BANDEIRA, POBRE DE NÓS QUE SOMOS DO CAMPO.

Anônimo disse...

tem clientes do drº que estão torcendo as orelhas com esta divulgação dele. isto é muito bom.

Anônimo disse...

Mas para quem lacrou a secretaria do meio ambiente, somente podemos esperar essa atitute. E a coleta do lixo das praias? Eu pago iptu no balneário mostardense. Este imposto não é ilegal, já que a praia também é considerada ilegal pela fepam? Eta administração incompetente!! Antonio Rodrigues

Anônimo disse...

Qual foi a data da ocorrência do B.O por parte da administração local em relação ao furto do caminhão caçamba? Marne, Marne deixa de jogar pife no Vicente e vai cuidar de nosso município! Da tua fã, Terezinha Colares.

Anônimo disse...

quem contratou o galpão crioulo foi a câmara de vereadores quem sabe nas próximas eleições trocamos todos os vereadores foram eles que aprovaram a contratação,não adianta ficar só falando vamos agir mudando até mais.

Anônimo disse...

pior foi um prefeito alguns anos atras cobrou um bom dinheiro para legalizar os terrenos no balneario, e nada foi feito e cade o dinheiro não foi devolvido, eu e varias pessoas que pagamos por esta legalização que não aconteceu.

Anônimo disse...

parem de reclamar , bom era quando não tinha luz, televisão,agua puchada a motor,nem geladeira e outras tantas coisas , mas tinha amizade , sempre tinha uma chimarao na casa de alguem,nos visitavamos mais. tudo tinha um sabor especial.

Anônimo disse...

falam tanto de lixo, mas quem produz somos nós mesmos,é jogando de tudo no lixo desde de roupeiro, televisao e tudo que podemos pensar, e muitas coisas poderiamos dar outro fim, mas é mais facil deixar os outros resolverem, eu jogo muito pouco no lixo, estou sempre tentando resolver.e não sou do partido pp.sou pt.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 18 de dezembro de 2011 18:52, quando dizes que "A população de mostardas não merece isto", descordo de tí, pois já conheciam o andamento desta administração, de não fazer nada, e ainda insistiram em colocá-los novamente, é claro que só iremos (povo de Mostardas) parar no lixão mesmo.

Anônimo disse...

E o esgoto na entrada da cidade como fica??? Mau cheiro horrivel....

Batista disse...

Tudo farinha do mesmo saco, quem denuncia hoje é o denunciado de ontem e vice versa. E ficam só preocupados com a próxima eleição e o POVO QUE SE EXPLODA. ELEITORES DE MOSTARDAS TÁ NA HORA DE MUDAR.

Anônimo disse...

Senti vergonha de me dizer mostardeiro qd vi a reportagem na RBS. Não só pelo lixão, mas também por ver o prefeito que elegemos falando tanta bobagem. Alguém entendeu o que ele disse? Que desculpa esfarrapada dizer que o caminhão foi roubado.

Anônimo disse...

Caro companheiro Batista! Ai temos um problema: se "...tudo é farinha do mesmo saco..." então para que mudar? Deixa como está.
Aí! Quem sabe surge uma oposição formada por pessoas preocupadas com os longos anos no poder de um só grupo.
Formem uma agremiação e derrubem os poderosos ditadores (eleitos pela maioria da população, democraticamente). E imponham a sua verdade e fiquem tantos anos mais (também esses eleitos democraticamente).
E então inicia-se tudo novamente.
O bom disso tudo: é que saberemos quem é oposição e situação. Daí, quem sabe o caráter e hombridade retorne nas atitudes de todos, disse de todos, os que se candidatarem. Retornando a boa política de ideias e grandes debates (Será que volta?! Quem sabe...)

Anônimo disse...

Que loucura misturam galpao crioulo com lixo, com saude, gente isto esta realmente virando caso de saude mental, estao ficando todos loucos, eu não sou natural de Mostardas, e fico analizando aqui tudo gira em torno da politica,ou tu é do meu lado ou contra mim, é até pessoal.

Anônimo disse...

quem denuncia hoje, é porque quer estar lá, só que as pessoas sabem disto.

João disse...

Ao anônimo das 14;18 e ao Batista eu vou votar naqueles que nunca estiveram no poder e na câmara e ai vou ver se é tudo "farinha do mesmo saco". Eu vou votar no PT, não sei quem é o candidato e nem em quem vou votar para vereador, mas vou de PT só para ver esses se fazem alguma coisa.

Anônimo disse...

E sobre a estrada para a praia, como fica, vamos esperar morrer alguns lá????

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anonino das 17:57. Fazer politicagem em cima dos erros dos outros é muito fácil, dificil é mostrar coerencia entre o que se diz e o que se faz, dificil é apresentar boas propostas sem ficar tentando o tempo todo desmoralizar o oponente, dificil é provar que realmente o desejo é fazer o bem para todos sem pensar em interesses próprios. Será que esses que estao cheios de boas intençoes estao pensando apenas na populaçao de Mostardas? Fica ai uma pergunta para refletirmos...

Anônimo disse...

O certo é que políticos como o Pedone e cia., ficaram 4 anos magoados, fazendo exatamente este tipo de político que é a de desmerecer o governo qdo eram oposição. Agora que são governo não souberam enfrentar e resolver os problemas que passaram 4 anos criticando. Fazer o quê? Olha a questão dos servidores, falaram, falaram e falaram, e o que fizeram??? Respondo: nada. Conseguiram ser piores para os servidores que o próprio governo que tanto criticaram. Esta é a verdade! E o lixo? O primeiro governo Marne colocou galpão de reciclagem em todos os orçamentos: nunca fez. Coube a Antonio Terra fazê-lo em seu primeiro ano de governo e novamente este governo esque cer o as sunto e dxar no estado lamentável em que se encontra. É difícil, mas é a realidade.

Batista disse...

Caro Companheiro anônimo das 14:18, não notasse que nossa opinião é a mesma, só que fui sucinto e tu fosse direto. Não estou falando de partido A ou B, mas sim de ideologias de administração, que tá tudo igual a vários anos. Se eu tivesse me referindo a partidos também estaria no "mesmo saco", mas sim de pessoas com idéias novas, que realmente pense no povo.

Anônimo disse...

Gente é Natal vamos para e refletir, porque tantas magoas, vamos ser mais solidários, e menos criticos. Feliz Natal e que o Ano Novo seja Bom.

Anônimo disse...

Que loucura é esta de dizerem que tudo são farinha do mesmo saco. Existe muita gente boa por ai que sabem administrar bem suas coisas,com certeza tambem saberá administrar as coisas públicas.De esta oportunidade para ver? Mostardas tem muita gente boa por ai só que ficam repetindo os mesmos daí nissso. Mas eu sou um que ainda acredito que Mostardas vai ser gente grande, depois de acreditarem em gente nova. Não é nova na idade, mas em administração,isto não quer dizer que estas pessoas já não passasse pela vida publica quero dizer vereadores porque quem manda mesmo e o prefeito,principalmente este ai que é ditador.

Anônimo disse...

Tem gente que diz foi fulano ou ciclano que denunciou referente o lixão não acredito que alguém tenha tanto poder assim referente a RBS e a REDE GLOBO porque esta no G1.com,se fosse assim o prefeito proibia de ir ao ar sendo que a Senadora Ana Amelia tem grande influencia, mas não podemos esquecer a responsabilidade em administrar a coisa publica, ai mostra a capacidade desse homem publico,sendo que não teve a minima preocupação com o que estava acontecendo com o lixo, mas tem muita coisa errada por ai.

Anônimo disse...

É impressionante sempre que tem criticas ao governo vem alguem da situação dizer que é magoa da oposição.
Será que esta é a unica explicação pra tanta incompetência deste governo?

Anônimo disse...

entao queram mudança vamos votar no aulisio, e no Antonio Terra.tenho certeza que o povo aprova.

Anônimo disse...

só querem resposta, mas ninguem respondeu sobre o lixo de um certo caminhao.

Anônimo disse...

Na minha opinião um desserviço a Mostardas, denuncia esta feita pela politicagem nojenta, que em nada contribui para nossa comunidade, será que os mesmos que denunciaram, não acham que isso gera indignação da parte que um dia pode estar do lado contrario? Ja tinham ido ao ministério Público que é a esfera para se resolver este tipo de questão na força da Lei,já este disparate político resolveu a levar isso a imprensa e isso sem dúvida não contribui em nada para nós.

Anônimo disse...

NÃO TENHO NADA A VER COM APOLITICAGAEN DE MOSTARDAS,ISTO QUEM DIZ E A SITUAÇÃO QUE É POLITICAGEM,EU NÃO SOU DAQUI SOU APENAS TURISTA,JÁ MINHA FAMÍLIA NEM QUER VIR MAIS PARA,POR CAUSA DO DESLEIXO DA CIDADE.MAS PELO QUE SEI APOPULAÇAO VOTOU EM PESO É UMA PENA,POIS O QUE SEI É QUE O OPOSITOR É DE FAMILIA MUITO TRABALHADORA.E QUE TAMBEM NEM PRECISAM DISTO,MAS QUEREM SÓ AJUDAR MOSTARDAS.QUEM SABE AGORA A POPULAÇÃO SE LIGA,E VOTA NA PESSOA CERTA.EU ADORO MOSTARDAS MAS TÁ DIFICIL DE CHEGAR NAS PRAIAS E A CIDADE EM SI.

Anônimo disse...

sou PT e nao acho que o outro candidato que era da oposiçao seja assim tão bom.

Anônimo disse...

vou com Aulisio e não quero nem saber quem é oposição.

Anônimo disse...

PMDB NÃO TE COLIGA COM ESSE PESSAOL DO PDT, NÓS SOMOS MAIS FORTE, NÃO PRECISAMOS DE NIINGUEM PARA CHEGAR LA, SOU FILIADO E ESTOU COM VOCÊS.

Anônimo disse...

Sou simpatizante do PP, gosto dos candidatos e não tenho porque mudar.
todos partidos tem problema tanto no Municipio, quanto Estadual ou Federal.

Anônimo disse...

o ANÔNIMO QUE NÃO É DAQUI DO DIA 27/12 ÀS 18:51 NÃO CONHECE O CANDIDATO OPOSITOR,E SER DE FAMÍLIA TRABALHADORA NÃO QUER DIZER NADA PORQUE O PRFEITO ATUAL É DE FAMÍLIA TRABALHADORA TAMBÉM. BOM MAS SE DA O DESCONTO NÃO É DAQUI NÃO CONHECE MUITO BEM AS PESSOAS, DIFICIL CHEGAR NA CIDADE? MAS A ESTRADA NÃO É MUNICIPAL A NÃO SER QUE O ANÔNIMO MORE NO INTERIOR, QUANDO TODOS SÃO ANÔNIMOS INCLUSIVE EU, FICA DIFÍCIL ACREDITAR EM TUDO QUE SE LÊ AQUI, MUITOS DEVEM ESCREVER VARIAS VEZES MUITOS COMENTÁRIOS ELOGIANDO E OUTROS CRITICANDO.

Rosana nunes disse...

Um prefeito que não tem a capacidade de cobrar do governo melhorias, vai ter capacidade de quê?
a estrada é estadual mas é o município que tem de cobrar, não??
Tudo uma enganação, não sei aonde eles encontram tanta dificuldade em fazer acontecer. E se já não deu certo uma vez pra quê insistir no erro. E se tu não sabe nem onde estão colocando o lixo da tua cidade e qual são as cituações de risco, tu não merece estar dirigindo a mesma.

Anônimo disse...

a oposição podem falar, chorrar, e até dançar tango no meio da AV. Padre Simão que não adintará nada pois a eleição ja ta ganha para nós denovo....
dale 11 com Moises pra prefeito e Marne de Vice...hahahahahahahahaha.