.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Técnicos do IRGA monitoram salinização da Laguna dos Patos

O arroz uma cultura sensível à salinidade. Em razão disso, a salinização da Laguna dos Patos causa preocupação. Pesquisas do IRGA apontam que as perdas de produtividade das lavouras de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, devido à salinidade, podem ocorrer nas Planícies Costeiras e na Região Sul. Isto, pela utilização de água salgada de lagoas e de rios litorâneos, especialmente em janeiro e fevereiro, quando ocorre baixa precipitação, coincidindo com a fase reprodutiva da cultura. Segundo a literatura disponível, as perdas na cultura do arroz ou danos cumulativos ao solo podem ocorrer a partir de 0,1 mS de condutividade elétrica.

Dois fenômenos contribuem para que ocorra a salinização da Laguna dos Patos: os ventos e a baixa precipitação nas bacias dos rios que desaguam na Laguna dos Patos. Os ventos do quadrante nordeste tendem a forçar a saída de água doce da laguna para o oceano (vazante), enquanto os ventos do quadrante sul facilitam a entrada da água marinha. E com a ocorrência do fenômeno La Ninã, onde se verifica uma baixa frequência de chuvas, ocorre a diminuição do nível de água da Laguna dos Patos que favorece também a entrada de água do mar, aumentando a concentração de sais a níveis, muitas vezes, prejudiciais a cultura do arroz.

Como o assunto é de interesse primordial para nossa região, que é uma das maiores produtoras de arroz e utiliza largamente a água da Laguna dos Patos para irrigação de suas lavouras, o Técnico em Agropecuária Murilo Araujo Machado, do IRGA Mostardas, está captando semanalmente amostras de água para avaliar e monitorar o grau de salinidade da águas da região.

No dia 10 de novembro, no ponto de coleta na localidade de Bujuru, a condutividade elétrica chegou a 0,18 mS. No local denominado Prainha, no município de Tavares , a condutividade elétrica encontrada foi de 0,02 mS. Já no local denominado Correas no município de Mostardas a condutividade elétrica foi nula.

No dia 16 de dezembro a condutividade elétrica no Bujuru baixou drasticamente para 0,07 mS. Na Prainha em Tavares e nos Correas em Mostardas mantiveram-se os mesmos níveis anteriormente citados.

Com a redução do nível de salinidade na localidade de Bujuru e com níveis de salinidade na água da Laguna dos Patos totalmente toleráveis para a cultura do arroz nos municípios de Tavares e Mostardas, o técnico do IRGA espera que os produtores de nossa região possam utilizar normalmente os recursos hídricos disponíveis para irrigação se suas lavouras sem danos a cultura ou suas terras pelo fator de salinidade.

O valoroso trabalho do IRGA traz uma boa notícia de final de ano para os produtores e a economia de Mostardas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Murilão, bom trabalho. Mt importante para o nosso município.