.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cabos Subaquáticos garantirão abastecimento de energia à São José do Norte

Os cabos subaquáticos que levarão energia de Rio Grande para São José do Norte serão energizados neste domingo (27). Durante 15 dias, a rede aérea seguirá em condições de abastecer São José do Norte, em caso de necessidade, bem como os geradores emergenciais também serão mantidos. Concluído este período provisório, terá início o desmanche das torres e a retirada do cabeamento aéreo.

A nova linha de transmissão substitui a atual rede aérea, em operação desde dezembro de 1993, e que atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino desde o Tecon, em Rio Grande, até São José do Norte, a 72 metros do nível da água.

A expansão industrial e do setor de serviços gerada pelo Porto de Rio Grande na região demandaram, somente em 2008, a retirada e/ou o tracionamento, em três momentos, dos cabos aéreos da linha de transmissão da CEEE. Nessas ocasiões, houve, inclusive, a necessidade de instalação provisória de geradores para manter a continuidade do abastecimento às 26 mil pessoas que moram em São José do Norte.

A Travessia de Energia Subterrânea - Subaquática no litoral Sul, no canal do porto de Rio Grande - tem uma extensão de aproximadamente 2,2 quilômetros - 1,5 km em trecho submarino e 700 metros em trecho terrestre - e é composto por quatro cabos isolados em XLPE com condutor de cobre e capa metálica de chumbo fornecidos pela Prysmian, sendo que um deles é utilizado como cabo reserva para ampliar a confiabilidade e segurança do sistema. Junto com os cabos de alta tensão são instalados também dois com 24 fibras ópticas para a transmissão de sinais de telecomunicação.

Ao todo, são cerca de sete mil metros de cabos submarinos (com 16 quilos cada metro) e 2,8 mil metros de cabos terrestres, enterrados em toda a sua extensão a uma profundidade mínima de um metro. Cada cabo é instalado a uma distância de 25 metros um do outro na travessia do canal, para garantir a segurança.

Conforme o fabricante, os cabos submarinos foram projetados para operar no fundo do canal, minimizando ao máximo as interferências relacionadas à movimentação das embarcações que utilizam os serviços portuários. A forma como os cabos são produzidos também contribui para o bom desempenho do produto em ambientes marítimos. Isso porque, durante o processo de encordoamento do condutor de cobre, os interstícios entre os fios são preenchidos com material extrudado, o que garante o bloqueio longitudinal contra penetração de umidade nos cabos, aumentando sua confiabilidade e sua vida útil.

O histórico da obra

A obra de instalação começou na metade do ano passado, quando foi iniciada a atividade de construção civil no lado de Rio Grande. Em São José do Norte o trabalho teve de ser adiado até que o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) permitisse o andamento das obras. O investimento da CEEE é de R$ 20 milhões, para uma linha de transmissão de 69 mil Volts, que vai operar em 23 mil Volts, e terá capacidade de 50 MVA de energia. A potência é suficiente para atender a população de 26 mil habitantes de São José do Norte e os novos empreendimentos que devem se instalar no porto de Rio Grande.

A travessia do primeiro cabo de energia e de fibra óptica ocorreu no dia 7 de setembro do ano passado mobilizou mais de 40 profissionais e 15 embarcações por oito horas, entre as atividades em terra e dentro da água. O segundo cabo foi colocado nas águas da lagoa dos Patos no dia 16 de setembro. Devido a problemas resultantes das condições climáticas - e principalmente à força e velocidade da água no trecho do canal - o trabalho teve de ser reestruturado para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade do equipamento. Assim, somente no dia 7 de janeiro de 2011 foi lançado o terceiro cabo. O último de energia e de fibra óptica foi lançado no dia 25 de janeiro.

As informações são do Portal do Governo do Estado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi essa matéria no frequesia das águas, será que o blog está copiando do Jornal ou o Jornal está copiando do blog? Um dos dois está errado, pois quem colocou depois acredito que tenha que colocar a fonte.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

O blog costuma dar o crédito a quem de direito. Fazemos aquilo que pregamos.
Aconselho a olhares as datas. A postagem no Mostardas Virtual foi em 27 de fevereiro, um domingo, e na parte da manhã.