.

domingo, 5 de outubro de 2014

XI Festival Brasileiro das Aves Migratórias


O XI Festival Brasileiro das Aves Migratórias ocorrerá de 13 a 16 de novembro de 2014, no município de Mostardas. Abaixo segue a relação dos minicursos e das palestras já confirmadas no evento:

É uma oportunidade impar de conhecer o Parque Nacional da Lagoa do Peixe!

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe - PNLP foi criado em 1986 com o objetivo particularmente de proteger  as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles dependem para seu ciclo vital. Em 1991, foi incluído na Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limnícolas como Sitio Internacional. Em 1993, foi reconhecido como Sítio Ramsar por sua importância para a conservação de zonas úmidas. Em 1999, foi considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Parque está localizado em uma extensa planície costeira arenosa, situada entre a lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Sua paisagem é composta por mata de restinga, banhados, campos de dunas, lagoas de água doce e salobra, além de praias e uma área marinha. Apesar da denominação, lagoa do Peixe é, na verdade, uma laguna, por causa da comunicação com o mar. É relativamente rasa, com 60 centímetros de profundidade em média. Possui 35 quilômetros de comprimento e 2 quilômetros de largura, e é formada por sucessão de pequenas lagoas interligadas, caracterizando, assim, um reservatório natural de água salobra. A área é um berçário para o desenvolvimento de espécies marinhas, entre as quais camarão-rosa, tainha e linguado, e atrai variadas espécies de aves, que encontram na lagoa e em suas marismas farta alimentação.

Mostardas é uma cidade de colonização açoriana, terra de quilombos e belezas naturais, localizada entre o mar e a lagoa.

Programação do Festival!

MINICURSOS

* Introdução à Observação de Aves;

* Monitoramento de Aves Aquáticas;

* Biologia e Conservação de Aves Marinhas;

* Introdução à Fotografia de Aves.

PALESTRAS

* Aves campestres: conservação aliada à produção agrícola;

* Fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul;

* Cadastro Ambiental Rural (CAR);

* Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves Limícolas Migratórias e o trabalho do CEMAVE;

* 2° Encontros e Exemplos – “Passarinhando por aí!”;

* Palestra com o Chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe/ICMBio;

* Palestra com o Secretário-adjunto da Secretária Estadual do Meio Ambiente do RS - SEMA;

* Mesa Redonda.

Saiba mais em:



Nenhum comentário: