.

sábado, 4 de outubro de 2014

Jornada pela inclusão



No último domingo (28/09) na sede da ACEPeV (Associação Comunitária Dr. Edgardo Pereira Velho) no distrito da Solidão, em Mostardas (RS) ocorreu um bate-papo sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Estiveram presentes na atividade, além de representantes da comunidade, entidades importantes como a APAE e Conselho Tutelar.
O convidado, Jorge Amaro, mostardense que coordena o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) que completou 15 anos em junho, destacou a importância de ações como esta na direção de uma sociedade inclusiva.
Para ele "Mostardas precisa entender a importância de valorizar os direitos da pessoa com deficiência, pois estas pessoas fazem parte da sociedade e precisam ter igualdade de oportunidades". Segundo ele, "temos um marco legal consolidado fortalecido pela Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, um plano nacional e outro estadual, mas agora, prefeituras e instituições precisam se comprometer com a temática".
Conforme dados do IBGE, Mostardas possui em torno de 3.208 pessoas com deficiência, que corresponde a aproximadamente 26% da população.

Amaro destacou a importância de instituições como a ACEPeV promoverem debates desta forma, pois valoriza o protagonismo e a inserção social.
O novo presidente da instituição, Jean Fogaça destacou que este seró um dos pontos fortes desta nova gestão, ou seja produzir boas ideias e diálogos para estimular a cidadania.
 
 
Na foto, Jorge Amaro fala aos participantes.
 
Programa Amor Exigente


Jorge Amaro na Rádio Mostardas
Na manhã da segunda-feira (29/09) Jorge Amaro esteve presente na Rádio Mostardas, no programa Amor Exigente falando sobre direitos humanos e cidadania da pessoa com deficiência.
O comando do microfone foi de Alex e Glaice Saraiva. Para Amaro, o Amor Exigente dáa uma grande contribuição social ao município, quando busca dar melhores condições a aqueles que mais precisam, e estão em processo de vulnerabilidade social. Segundo ele, precisamos entender os direitos humanos como direitos de todas as pessoas, especialmente aquelas mais frágeis. Quem diz que direitos humanos é direito de bandido está completamente equivocado e distorce o conceito em sua essência.
 
Alex e Glaice Saraiva

Câmara de Vereadores

Na noite da segunda-feira (29/09) a Câmara de Vereadores de Mostardas homenageou os 15 anos do Conade. Em seu discurso, o vereador André Soares (PP), que conduziu brilhantemente a homenagem, elogiou o trabalho desenvolvido pelo mostardense Jorge Amaro na secretaria executiva do Conselho. Em sua fala, destacou um trecho de Amaro, sobre a importância de valorizar nas pessoas aquilo que elas tem de melhor, e disse que isso é o que todos nós, enquanto sociedade, podemos fazer para construir novas formas de relacionarmos uns com os outros pelo bem comum.
Para o presidente da casa, Jeder Silva (PTB), o trabalho de Amaro engrandece e orgulho o município. Em sua fala, Jorge Amaro destacou a importância da inclusão como instrumento de cidadania plena das pessoas com deficiência.
 
 
 
Plateia observa sessão na Câmara
 
Jorge Amaro recebe homenagem



Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Jorge o teu trabalho em Brasilia é um orgulho para nós mostardenses