.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Após denúncias de irregularidades, secretário deixa governo

Após as manifestações na Câmara de Vereadores de Mostardas do Ver. Junior Pereira (DEM) sobre irregularidades na construção do estacionamento da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na Solidão – Mostardas, o caso ganhou repercussão com a entrevista do ex-Secretário Municipal de Educação Moisés Pedone (PP) ao Programa Amanhecer Açoriano da Rádio Mostardas AM 1460. Durante a entrevista, o ex- Secretário e atual Vereador Moisés Pedone informou que havia recebido um ofício do Diretor da empresa DM (responsável pela obra), constatando que havia sido retirado parte do aterro utilizado da Estrada Municipal do Aguapé. Ao ser contatado pelo Programa Amanhecer Açoriano, o dono da empresa DM Oliveira afirmou que cerca de 30 caçambas de areia foram retiradas da Estrada Municipal do Aguapé com autorização do Secretario de Obras da época. 

Ocorre que, segundo consta no processo de licitação, o Município pagará aproximadamente R$ 72.000,00 pela obra, sendo que R$ 23.000,00 seriam destinados ao pagamento do aterro cujas, cerca de 30, caçambas utilizadas seriam de areia de propriedade do Município. O valor foi integralmente pago pelo Executivo. 

Em manifestação, o Sr. Lauro Severo, no mesmo programa de rádio, disse que na época o então Secretário Municipal de Obras desconhecia o aterro e que durante o período que ocupou a pasta não esteve na Estrada Municipal do Aguapé. Segundo informações, após determinar a abertura de sindicância pelo Executivo Municipal, o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente deixou a pasta. 

Além disso, o DAER se manifestou através de oficio e disse que não consta nenhum pedido de autorização para que tal obra fosse construída, tornando-se portanto, mais uma irregularidade, pois, o estacionamento foi construído em grande parte sobre área de domínio do DAER, as margens da RCS 101. Segundo a Assessoria de Comunicação Social do DAER, a autarquia “não possui nenhum pedido para intervenção na faixa de domínio na RSC-101, na localidade de Solidão, em frente a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.” O Daer alertou ainda que é “necessário solicitar viabilidade técnica e jurídica para qualquer intervenção na mesma. Sua forma de utilização ocorrerá por meio de redes elétricas, fibras óticas, placas publicitárias e por acessos.”

Não há noticias de que o Executivo Municipal tenha determinado a abertura de Sindicância e/ou afastado os envolvidos pela segunda irregularidade constatada, qual seja, a intervenção pelo Município em área de domínio do Estado (DAER) sem o devido processo legal. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, na época, de responsabilidade do Secretario Moisés Pedone.
Editado: a presente postagem foi enviada por email por um de nossos leitores.

15 comentários:

Fábio Lemos disse...

Primeiro, há que se fazer alguns comentários a respeito:
- A obra era e é extremamente necessária, deve-se inclusive melhorá-la, em comum acordo com o DAER e resolver definitivamente o assunto;
- este governo age de forma intempestiva e ditatorial, são vários os procedimentos a atestar esta forma de procedimentos;
- qdo se trata de resolver a questão do trecho urbano da rodovia, no trevo de Mostardas, este mesmo governo alega ingerência para não fazê-lo;
- o resultado é o q todos conhecemos, sujeira, buracos, má-sinalização, projetos abortados (via lateral, etc.);
- o governo não respeita os poderes estabelecidos, vereadores e próprios secretários, são ignorados em suas atribuições mais legítimas;
- daí a discussão descamba para o componente pessoal que não interessa de nada a comunidade;
- o governo deve prestar contas de seus atos assim como o exigia de governos anteriores;
- o secretário da educação não é culpado, é retirado da câmara e alçado a secretaria pelo simples motivo de ter votado contra contra o prefeito;
- o secretário de obras não é culpado, mas é destituido por falar o que sabia;
- o prefeito tb não é culpado pq tinha secretários para implementar seus interesses, como se estes tivessem alguma autonomia para tal;
- então ninguém é culpado e fica tudo por isso mesmo;
e assim vamos nós na procissão da incompetência, obedecendo a chibata de atos ditatoriais de um governo retrógrado que não admite ser contestado;
e assim vamos nós em descompasso com os novos tempos que graças a Deus vivemos.
É só um pouco da triste realidade.
Fábio Lemos.

Anônimo disse...

Que vergonha para Mostardas, é o segundo secretario municipal que cai nesse governo por irregularidades. E o Secretario de Educação da época, nada explica?

Anônimo disse...

Até que enfim uma reportagem que mostra os podres desse governo medíocre!! A pergunta:Quem vai ressarcir os cofres públicos? E o " Mão Amiga" quem realmente são os favorecidos por este falacioso projeto? Quem são os sub-prefeitos distritais do município de Mostardas? Tem pouca gente comendo o pão de ló pago pelos cidadãos mostardenses. Antonio Rodrigues

Anônimo disse...

Novamente os mesmos só criticando. Pelo que entendi no texto tem uma sindicância aberta, não vi ninguém escondendo nada.

Anônimo disse...

Fazer o quê? Elogiar?! Será que deviam elogiar um governo que brinca com as pessoas, Lauro Severo Sec. de Obras, Pedone Sec. Educação, Frantz chefe não sei do quê. Troca Pedone entra o aliado político da hora, Troca o Severo entra o Evilásio e ainda querem elogio. Ora pelo amor de Deus.

Anônimo disse...

Quem sabe ele ainda pode ser secretário de educação. Não precisa mesmo saber do assunto.

Anônimo disse...

prefiro esses q estão do que Daltros, Juremas, Dângelos, mão de ferro e por aí vai...

Anônimo disse...

Bem, pelo que parece, aqui em Mostardas, se o cara tiver 6ª série, já pode ser secretário de educação.

Anônimo disse...

Concordo. Não queremos gente que derruba casa, gente que promete telefone e carro para a comunidade e não cumpre. Pelo amor de DEUS, essa gente nunca mais.

Anônimo disse...

Nunca mais secretário de educação com 6ª série! Pelo amor de Deus...

Anônimo disse...

Não queremos gente incompetente como essa que está atualmente no poder. Trancam ruas, lacram casas nas praias, persegum os pobres e maltratam a população. Ditadores nunca mais.

Anônimo disse...

Os da oposição etão atordoados, só criticam.

Anônimo disse...

Para o comentario do(gente que derruba casa)se o prefeito da época não tomasse tal atitude imaginem a bagunça que seria aquele condominio bem organizado,seria simplismente um amontoado de casas que os moradores não seriam dono de nada.

Anônimo disse...

A situação não consegue escolher nem o candidato a Prefeito, tamanha a rejeição dos tres nomes (Marne, Moises e Gilnei). O que é isso, essas 3 figuras vão fazer o que por Mostardas? Estão a 4 anos e nao conseguem arrumar nada, só escandalos.

Anônimo disse...

Esta do aterro já tá indo, vamos p outras..