.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mostardas tem recursos suspensos por inadequações na gestão de programas de saúde


Mostardas e Palmares do Sul tem recursos suspensos por inadequações na gestão de programas de saúde. Suspensão de incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais. Transferências são restabelecidas quando gestores locais do SUS comprovam que inadequações foram solucionadas

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos relativos ao último mês de janeiro para o custeio de 261 Equipes de Saúde da Família, 249 Equipes de Saúde Bucal e 1.725 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 26 estados. A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do SUS. A transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais do SUS comprovam, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas.

A Portaria 3509, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28), informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de dezembro do incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES. Como os recursos são restabelecidos no momento em que as inadequações são solucionadas, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família e do Programa Brasil Sorridente nessas localidades.

ATENÇÃO BÁSICA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.

As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes.

Atualmente, existem mais de 32 mil Equipes de Saúde da Família implantadas em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura pelo Saúde da Família. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Portal da Saude em 28/02/2012

35 comentários:

Anônimo disse...

que coisa. nao se escapa nem a saude ,e tai pra quem quiser acreditar ,agora e chorar na cama porque eo lugar quente.esse e o governo da saude imagina se nao fosse

Anônimo disse...

esse e o governo que so falava em saude graças ao blogger virtual que atualiza as noticias ficamos sabendo de um absurdo desses, sem falar na educaçao que ta um caus com a falta de professores por favor poste alguma coisa......

Anônimo disse...

Falta uma boa fiscalização na educação. Os alunos na sul baixada estão sem ingles,quando tem professores fora de sala de aula que poderia atende-los, e mais contratando gente, quando tem concursados com carga horárias minimas, que é isso pessoal.?????

Anônimo disse...

Sinceramente esse governo consegue se superar, parece coisa de amador. Acho que nem amador faz isso.

Anônimo disse...

O problema na educação não é só na sul baixada que estão faltando professores, a escola de turno integral onde necessito deixar meu filho todos os dias pela manhã, tem salas com mais crianças do que pode. Onde estão os responsáveis pela educação? Isso sim é um descaso!

Anônimo disse...

parece brincadeira,mais nao e ,a falta de respeito com o povo e repugnante que coisa de louco ,mas tem guente que acha que o cara,sim,o cara de pau nao ter vergonha das barbariedades cometidas,esse governo vai deixar mostardas num caos .

Anônimo disse...

A saude de Mostardas é um fracasso. Esses que se disseram defendedores da saude abandonaram as pessoas que precisam do SUS.

Anônimo disse...

Na Dinarte está faltando professor, mas o governo entope de CC comprando gente, só assim pra ganhar a eleição, porque competência definitivamente não tem, a educação é uma piada e agora até a saúde.

Anônimo disse...

Só uma questão de justiça, que publicou esta noticia primeiro foi o blog mostardas online so ve a hora das postagem

Anônimo disse...

mostardas acorda nao podemos aceitar esse s desmando cometidos por esses politicos ,temos que cobrar mais estamas sendo traidos e umilhado por eles,virou uma aldeia,ou terra de nimguem,men eu sei ,so sei que temos que fazer algo

Anônimo disse...

Pois é pessoal, mas nas eleições próxima, muitos q aqui reclamam votam neles de novo.Vão nas promessas e tapinhas nas costas.

Anônimo disse...

Pior tem criança pequeninas sumindo da escola(sul-baixada) em horário de aula????

Anônimo disse...

Verdade, tem prof. agredindo aluno na escola(sul baixada)????

JACI MELLO disse...

Certas coisas, só Deus sabe, e pode julgar. ELE tudo sabe.

Anônimo disse...

o que aconteceu na baixada é previsível. vamos aguardar o que poderá acontecer na escola da solidão, as monitoras brigando, a direção não resolve, uma fica somente na secretaria e a outra não cuida do pátio ou cobre a entrada e saída da escola pois acha que sozinha não consegue e nem deve ja que a outra colega esta em desvio de função desde muito tempo.quem cobre a entrada e saida são alguns professores, mas logo que bate ninguém sente-se resposável. aguardem a veram a desgraça que esta preste a acontecer por lá. porque não ter uma secretária na escola e a tal monitora passar a dar assistencia prevista em lei na escola? será que o prefeito não sabe ou não mexe por acomodação. direção não tem a anos, até que retirei meu filho daquela escola, mas tenho familiares la. por favor leiam isto e averiguem, consultem os professores para ver a situação de descaso e desrespeito com a comunidade escolar local.

Anônimo disse...

Essa escola é uma bagunsa, por falta de direção. Até ano passado eu tinha uma parenta estudando la.
A cozinha cheia de motorista sem touca sentados na mesa e comendo a merenda dos alunos e as merendeiras bem faceiras. Não era para o diretor ver isso?

Anônimo disse...

FINALMENTE UMA COLOCAÇÃO VERDADEIRA PREOCUPANTE E QUE REALMENTE ACONTECE EM NOSSA ESCOLA. O LAMENTÁVEL É O ANINIMATO, PARECE QUE AS PESSOAS TEM MEDO DE ASSUMIR DENÚNCIAS.ACHO QUE QUEM CRETICA É QUEM DEVERIA DAR A CARA A TAPA E DENUNCIAR, TIRAR OS FILHOS DA ESCOLA NÃO RESOLVE,APENAS DIMINUI A RESPONSABILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE RECLAMAR SEM MEDO. É PENA MAS É ASSIM QUE FUNCIONA O SISTEMA.

Anônimo disse...

Amigo(a) do dia 22/03/12 o9:12 o que voce tém contra os motoristas pois citaste (SOMENTE ELES) na cozinha da escola?

Anônimo disse...

Não tenho nada contra os motoristas, mas acho q o lugar deles não é dentro da escola, muito menos dentro da cozinha!

Anônimo disse...

POR ACASO TEM ALGUMA SALA PARA ELES FICAREM DURANTE O INTERVALO DAS VIAJENS,SE NÃO TÉM QUE FICAR ÉM ALGUM LUGAR NA ESCOLA CERTO.

Anônimo disse...

Tem sala sim! na subprefeitura ao lado da escola.
Realmente não é correto homens maiores de idade dentro da escola, pois acabam se envolvendo com alunas menores. Tem até caso de gravidez. Isso mesmo, meninas grávidas de motorista escolar!

Anônimo disse...

HÁ UMA CASA CONSTRUIDA PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO COM A FINALIDADE DE QUE TODOS POSSAM DESCANSAR, LANCHAR, CONVERSAR. TUDO NOVINHO, ARRUMADO, UMA CASA QUE PODERIA SER PARA UMA FAMÍLIA DE ALGUM POLICIAL QUE QUISESTE VIR MORAR NA SOLIDÃO.
ENTÃO OS MOTORISTAS NA SOLIDÃO TEM TODO CONFORTO NECESSÁRIO PARA SUAS HORAS DE FOLGA.SENDO ASSIM NÃO PRECISAM ESTAR NA COZINHA FILOSOFANDO COM AS GURIAS DA COZINHA JUNTAMENTE COM O DIRETOR DANDO RISADA.É SÓ IR VER E CONFIRMAR.

Anônimo disse...

Engraçado não pode ter homens de maior idade dentro da escola ,será que nesta escola não tém professores homens morro e não vejo tudo.

Anônimo disse...

Pode ter homens sim, desde que tenham o que fazer e, motivo para estarem lá que é justamente o caso dos professores e diretores. O resto é sapo de fora!
PS: azarando as guriazinhas e comendo merenda das crianças!!!

Anônimo disse...

Motoristas do onibus(ESCOLARES)estão na escola porque eles tém o que fazer póis transportam os alunos ,quanto comerem merendas muitas vezes presenciei professores na cozinha(QUE NÃO É LUGAR DE PROFESSORES)comendo merenda ou melhor almoçando e não é comida levada de casa e sim merenda dos alunos,este meu comentario não esta defendendo motoristas o que não concordo é acusar uma classe e não falar de outra que fáz a mesma coisa, um abraço comentarista do dia 31/03/12 as 21:22

Anônimo disse...

TAMBÉM ACHO QUE LUGAR DE MOTORISTA É DO PORTÃO P/ FORA DA ESCOLA.
ELES TEM O DEVER DE TRANSPORTAR OS ALUNOS ATÉ A ESCOLA E PEGÁ-LOS NA HORA DA SAÍDA, SÓ!

Anônimo disse...

O PROBLEMA É QUE TEM MOTORISTA CANDIDATO A VEREADOR NAMORANDO ALUNA MENOR DE IDADE NA ESCOLA.
AS MERENDEIRAS ACHAM NORMAL E APLAUDEM QUALQUER COISA DE RUIM QUE ACONTECE NA ESCOLA POR SIMPATIA AO DIRETOR, COITADAS NÃO ENTENDEM DE EDUCAÇÃO E SIM DE LIMPEZA E FOGÃO, É COMPRIENSÍVEL.
NÃO SEI COMO UMA VEREADORA E ALGUMAS AUTORIDADES DISSERAM QUE QUEM PEDIU AO PREFEITO PARA MANTER A DIREÇÃO FOI ELES E NÃO PODEM O TIRAR AGORA POR RAZÕES ÓBVIAS AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E PENSAM QUE O DIRETOR PASSA OU DETEM VOTOS ELEITORAIS.
SE A ESCOLA ESTIVESSE BEM NÃO SERIA O PALCO DAS ATENÇÕES NEGATIVAS TODOS OS ANOS.NEM OS BOTECOS E CASAS NOTURNAS SÃO TÃO FIASQUENTOS COMO A ESCOLA SE NOSSA COMUNIDADE. O DONO DA MALOCA É MAIS ORGANIZADO DO QUE O LOCAL DE ENSINO E EDUCAÇÃO, POIS NÃO SE VÊ POLÊMICAS POR LÁ.PREFEITO OS VOTOS ESTÃO EM OUTRO LOCAL E NÃO NA ESCOLA. ACREDITE

Anônimo disse...

vou comunicar ao povo a última: mães de solidão foram até o prefeito pedir que coloque as monitoras no pátio e que reforçasse a segurança na escola, solução: colocou mais uma funcionária no pátio, e a outra monitora continua em desvio de função sentada na secretaria ou de óculos de sombra no pátio bem séria olhando as anarquias acontecerem, prefeito tem muita gente observando e contra estas atitudes, não é por ai o caminho, as coisas negativas não caem na direção sobrecai sobre a sua imagem, sobre sua condução das funções públicas, estes caras refereciam seu trabalho, eles representam negativamente uma dministração tão boa, e esta pessoas que o senhor mantem falam mau da administração direto.não estão nem ai para as vantagens, fique de olho gosto muito do senhor.

Anônimo disse...

Essa é boa. Não sei qual administração é pior a do executivo municipal ou da direção escolar.

claudia barcellos disse...

NÃO GOSTO DE PARTICIPAR DE CONVERSAS E CONGÊNERES ANÔNIMOS OU EM LOCAIS PÚBLICOS, POIS TENHO UM DEFEITO FORTE QUE É POSICIONAR MINHA OPINIÃO A QUEM INTERESSA SEJA ELA QUAL FOR E PARA QUEM FOR, PORÉM COM EDUCAÇÃO. ACHO QUE HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE FALAR A VERDADE DE FORMA CALTELOSA ATINGINDO O ENTENDIMENTO A PARTE ENDEREÇADO(A).
DIEXANDO CLARO QUE RESPEITO AS ESCRITURAS ANÔNIMAS DO BLOG PELO FATO DE ACHAR QUE UMA DAS OBRIGAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO CIDADÃO É VOTAR E ISSO TEMOS QUE POR FORÇA DA LEI FAZER DE FORMA SECRETA. NÃO VEJO ESTA OBRIGAÇÃO COMO DEMOCRÁTICA.MAS TEMOS QUE RESPEITAR, ENTÃO PORQUE NÃO PODER EXPOR OPINIÕES DIVERSAS SEM IDENTIFICAÇÃO?
MAS COMO TRABALHO NA ESCOLA DE SOLIDÃO E RECONHEÇO ESTA OU OUTRA QUALQUER INSTITUIÇÃO ESCOLAR DA SEGUINTE FORMA: CADA UM FORMA UM TODO, CADA PEÇA TEM SEU VALOR E ESTE VALOR SÓ EXISTIRÁ SE FOR VISTO COMO PARTE IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BOM TRABALHO. ASSIM ENTENDO QUE DESDE OS MOTORISTAS ATÉ QUEM VAI CORTAR A GRAMA EXPORADICAMENTE É PARTE DA CONSTRUÇÃO E DO ANDAMENTO DA MESMA.
ACREDITO NO TRABALHO PLANEJADO QUE POSSUA METAS COMO: O QUE QUEREMOS ALCANÇAR? COMO FAREMOS PARA CHEGAR ONDE PLANEJAMOS? QUEM FARÁ OU FAZ PARTE DESTA BUSCA? E NO FINAL COMPARAR AS ESTATÍSTICAS PARA SABER O QUE ACERTAMOS E O QUE PRECISAMOS MUDAR OU MELHORAR.
POR ISTO DEFENDO PIAMENTE O TRABALHO DE EQUIPE ONDE TODOS OS MEMBROS SINTAM-SE PARTE FUNDAMENTAL EXERCENDO BEM SUA FUNÇÃO E SENTINDO-SE RESPONSÁVEL SEMPRE PELA A AUTARQUIA A QUAL ESTÃO SIRVANDO.
SENDO ASSIM SE NÃO TIVERMOS ÔNIBUS NOSSOS ALUNOS NÃO CHEGARAM ATÉ A ESCOLA E ESCOLA SEM ALUNO NÃO TEM RAZÃO DE EXISTIR,(E PROFESSORES TAMBÉM,POIS NÃO É TODA PREFEITURA QUE DISPÕE DE TRANSPOTE PARA PROFESSORES) ENTÃO OS MOTORISTAS SÃO NA VERDADE O PRIMEIRO CONTATO DIFERENTE COM O MUNDO QUE NOSSOS FILHOS TEM, ALÉM DA RESPOSABILIDADE QUE TEM COM CADA VIDA SENTADA ATRÁS DE SUAS COSTAS. PORTANTO PODEM ESTAR EM CONTATO COM O ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA POIS NÃO OFERECEM PERIGO EM MUITOS CASOS PROTEÇÃO.DENTRO DA ESCOLA NÃO EXISTE LOCAL PROIBIDO AOS FUNCIONÁRIOS POR TODOS FAZEREM PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR.ACHO QUE FICAR OBSERVANDO COISAS TÃO PEQUENAS COMO "PROFESSORA NÃO DEVE IR A COZINHA, MOTORISTA NÃO PODE COMER NA COZINHA" É VASIO E SEM SENTIDO.NA MAIORIA DAS ESCOLAS AQUI DO LITORAL JA EXISTEM SERVIÇO DE BUFFET ONDE AO MEIO DIA FICA A DISPOSIÇÃO PARA PROFESSORES E QUEM ESTIVER POR ALI NO MOMENTO DIGO E AFIRMO POIS JÁ VIVENCIEI ESTA SITUAÇÃO.
MUITAS VEZES PRESENCIEI MOTORISTAS EM TEMPOS DE INVERNO CHEGAR ATÉ A COZINHA COM A PANELINHA DE COMIDA ENVOLTA DE UM PANO DE PRATO DENTRO DE UMA SACOLINHA DE MERCADO AS 14 HORAS PARA COMER SUA SEGUNDA REFEIÇÃO DO DIA SE NÃO A PRIMEIRA, CANSADO DE CONDUZIR ÔNIBUS POR MAIS DE DUAS HORAS POR CONTA DAS DIFICULDADES DE NOSSOS BECOS VICÍONAIS QUE EM TEMPO DE CHUVA O TRÁFEGO DIFICULTA, MAS NÃO DEIXAM DE FAZER SEU TRAGETO.
NÃO ESTOU AQUI DEFENDENDO MOTORISTAS OU SEJA QUEM FOR MAIS ACHO QUE COMO VAI SE TRABALHAR EM PAZ COM TANTAS LADAINHAS QUE SÓ LEVAM A INTRANQUILIDADE. ACHO-ME UMA ÓTIMA PROFISSIONAL, GOSTO DO QUE FAÇO POIS NÃO FORMEI-ME E AGORA FAZENDO MINHA ESPECIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE BOLSAS OU COTAS TUDO EU PAGO DESDE A PASSAGEM DO ÔNIBUS ATÉ ALIMENTAÇÃO EM PORTO ALEGRE TODA SEMANA.MAS AOS OLHOS DE QUEM OUVE COMENTÁRIOS DO LOCAL QUE TRABALHO PARECE QUE SOU UMA PÉSSIMA FUNCIONÁRIA POR ESTARMOS SEMPRE EM EVIDÊNCIA POR ALGUM FATO SEM RELEVÂNCIA.
ACHO QUE TEMOS FATOS RELEVANTES PARA RESOLVERMOS MAS NÃO É JOGANDO NO VENTILADOR QUE TEREMOS UMA SOLUÇÃO.
RESPEITO A OPINIÃO E OS MOTIVOS QUE LEVARAM A ALGUÉM MUITO INSATISFEITO ESCREVER PIADAS NO BLOG, POIS PELO QUE JA LI AQUI AS PESSOAS DESABAFAM SEUS ANCEIOS, SUAS NECESSIDADES, CONSIDERO UMA PÁGINA DE DEBATE, PORÉM PROFISSIONALMETE GOSTARIA QUE CERTAS INSATISFAÇÕES FOSSEM RESOLVIDAS PRESENCIALMENTE. POIS CONTINUAREI PERCORRENDO OS ESPAÇOS ESCOLARES PROMOVENDO A CONVIVÊNCIA EM COMUNHÃO COM TODOS.
AINDA SOU DO TEMPO QUE ESCOLA É O NOSSO SEGUNDO LAR E LAR É LUGAR DE QUERER-SE BEM A TODOS.

Anônimo disse...

PALCO DAS ATENÇÕES NEGATIVAS COMO SITOU O COMENTARIO DE 02/04/12 AS 22:02 É CHAMAR FUNCIONARIAS DE ESCOLA DE COITADAS E QUE SÓ ENTENDEM DE LIMPAR SUJEIRAS E DE FOGÃO, NÃO DEVEMOS SER ORGULHOSOS PORQUE TEM UM POUCO DE ESTUDO OU POR TER MAIS DINHEIRO OLHA O DIA DE AMANHA JÁ VI MUITA GENTE EMPINADA HUMILHÃNDO O PROXIMO E HOJE VIVEM DE FAVORES OBS: GENTE DO NOSSO MUNICIPIO.

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO SEU COMENTARIO CLAUDIA BARCELLOS!

Anônimo disse...

Para estas pessoas, que não tem o que fazer e ficam denegrindo sua própria comunidade eu tenho uma ótima receita vão rachar uma lenha ou lavar uma tanque de roupa, pois enquanto estiverem fazendo isto estão cuidando de suas próprias vidas e não da vida alheia.

Anônimo disse...

olha!seu anonimo que na minha opinião voce é o mesmo de todo os comentarios maldoso que postaste.as merendeiras são todas casadas,são de respeito.te cuida é a coisa mais facil de descoprir quem postou estes comentarios.as merendeiras não entende só de limpeza e cozinha,mas sabe tambem que na lei obriga a descubrir quem colocou esta postagem.toma cuidado
voce é tão esperto(a)que vez tentar alguma coisa na saude."fica falando da vida aleia.

joão carlos disse...

vou escrever de coração limpo e verdairo, sou mãe de aluno da escola e muitas vezes postei coisas a respeito da escola por revolta. acho que a claudia não filha envolvida com motorista por isto ela acha que motorista faz parte da escola.
mas quero agradecer o dono do blog se não fosse ele nada teria mudado como mudou, se agente mostrar a cara vai preso, então agradeço a ele a oportunidade dos pobres denunciarem as coisas que não gostam, agradeço muito ao prefeito por ter atendido e ouvido as mães que foram ai, não fui por falta de tempo mas agradeço pois ja ouve grandes mudanças na escola.só fico triste por saber que no colégio estão uns culpando os outros por eu saber que quem escreve não é de dentro do colegio, os comentarios são grandes que um culpa o outro, não precisam fazer isto, quem esta ai dentro por medo ou vergonha não denuncia e quando vão as reunião não falam nada, tem gente grande e de fora de olho, pode acreditar.