.

terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março - Dia Internacional das Mulheres


Homenageamos as mulheres no dia alusivo, comemorativo, a todas.

Lembrando que não adianta lembrar "apenas" na data e enviar cartões, dar bombons e/ou flores, o que importa é ter mais respeito e mudar de atitude, pois precisamos de mais atitude e menos preconceito.

Recomendo duas postagens, primeiro o texto do Emir Sader sobre 8 de março: origens e atualidade, que pode ser acessado aqui, e o outro, "Hoje não quero rosas ...", aqui, pois nem tudo são flores.

61 comentários:

Anônimo disse...

o site esta desatualizado . Please publiquem algo ...

Ana disse...

ainda preciza de autorização do proprietario do blog , e a treva....cada um faz o comentario que deseja.

Anônimo disse...

Não seria bem este o espaço, mas gente o que foi a palestra inicial aos professores, no inicio do ano letivo: -propaganda eleitoreira, não foi dito em nenhum momento de onde vieram as verbas para as ditas construções( parece que foi todas do próprio município) - nossa quem vai falar em público deve prepara-se, erros cruéis como:¨nóis¨, umas veis, nóis visitemos as escolas, as merenda, nóis vimo, e aí afora... Teve professor que saiu mais cedo para descansar os ouvidos. E a palestra do pseudo socialista, ninguém merece.Pior é ser convocado para ouvir tantas asneiras juntas. Uma simples opinião.

Anônimo disse...

Já que falaram ém verbas, quando NÓIS motoristas dos onibus escolares vamos ter um salario descente e digno.

Anônimo disse...

Pô, Vitorino, arruma um espaço prá 'nóis falá' aí desse governinho complicado. Se tu arrumá eu juro que 'nóis falemo', nóis falemo. É dose ser mostardense.

Anônimo disse...

É muito cara de pau este governo.Abriu novamente inscrição para processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva.
E as professoras que se inscreveram e não foram chamadas?
Que cadastro elas estão?
Será esta uma forma de dar emprego para cartas marcadas ?
Será uma forma de arrecadação pro municipio,já que o valor da inscrição é R$15,00.
Sem contar que terá concurso público pra professor e a inscrição não era barata.

Anônimo disse...

hoje em dia ser motorista de onibus escolar em mostardas esta sendo muito dificil temos varias reclamações mas não temos aquem reeivendicar e dai oque fazer?trabalhar assim ou parar?

Anônimo disse...

Motoristas dos onibus escolares, ou melhor MISTO pois transportam passageiros também ,trabalham mais de oito horas diarias não recebem HORAS EXTRAS e algums permanecem no interior do municipio durante o dia ou até pernoitam sem receber DIARIAS e outros trabalham no turno da NOITE e não recebe ADCIONAL NOTURNO ,isto não falando na gritaria e baderna que alguns ALUNOS fazem durante o percurço perturbando a atenção do MOTORISTA, para no fim do mes receber 700,00 reais ,ASSIM NÃO TEREMOS ÃNIMO PARA TRABALHAR.

Anônimo disse...

Greve já!!!Os ônibus estão em péssimas condições de trafegar. alguns nem freio tem.se acontecer alguma coisa de quem será a culpa?Da administração ou do motorista?

Anônimo disse...

Quem é o responsavel pelo transporte escolar é o secretário de educação,mas se acontecer alguma coisa que alguem se machuque o responsavel é o motorista e pra evitar isto se o onibus não tiver condições o motorista pode se negar a puxar a linha.

Anônimo disse...

O motorista pode e deve se negar a puchar a linha quando o carro não têm condições,em caso de acidente quem responde é o motorista.

Anônimo disse...

Esta administração recebeu do governo passado vários ônibus escolar ,a frota foi quase toda renovada até desfilaram no sete de setembro.O que tá acontecendo não tem manutenção?
O secretário orgulha-se de ter enxugado a folha da educação e ter direcionado os recursos pra fazer obras nas escolas(dá voto),mas não é com o sacrificio ou negando os direitos de uma categoria (motoristas escolares) que se consegue façanhas.

Anônimo disse...

O secretário, só vai no que dá voto, os motoristas q se ralem, eu conheço bem o tipo. Uma hora ele aparece, éntão os eleitores vão se dar conta mais uma vez de que foram enganados.

Anônimo disse...

Sou uma professora, sei bem o q os motoristas dos ônibus passam. Na palestra dos professores foi mostrados várias conduções muito bonitas, parece que tinham sido compradas com o dinheiro particular do sr secretário. Enxugado a folha? Que folha, dando contratos novos, e professores mais bem quistos com poucas horas aulas, experiência própria, como não sou do cordão dos bajuladores, sempre tenho carga horária maior, mas não me importo, pois todos deveriam trabalhar certo para receber o salário de consciência tranquila. Se eles tivessem coragem colocariam a carga horária de cada professor, mas também inventam projetos que na real, são mal feitos. e tem mais....

Anônimo disse...

É o secretário pode enganar o eleitor comum e o faz muito bem mas os professores devem saber o q está acontecendo e, tirando os do cordão, os outros devem ter uma visão bem precisa da triste realidade. Fazer o quê. Fazer de conta que acredita e deixar rolar é o que sobra.

gisele fiorelli disse...

Sobre o transporte escolar, é importante salientar que existe uma legislação federal, que aqui no Município, não é cumprida. Começa pela pintura do ônibus, pelo menos o que eu utilizo para ir até a Solidão... Outro aspecto relevante é o fato de que ônibus urbano, não é ônibus rodoviário. Soma-se isso ao fato da lotação além do que o ônibus comporta, em se falando de passageiros sentados, mesmo que por poucos quilômetros. Outro problema, ainda mais grave, é a falta de cinto de segurança no transporte escolar. Estive em um município menor que Mostardas, onde a legislação de trânsito é cumprida e, inclusive há monitores nos ônibus para garantir que os alunos estejam sentados e utilizando os cintos de segurança.

Anônimo disse...

concordo com todos os comentarios principalmente pelo do dia 23/03/hs21:55 mas infelizmente se um motorista negar-se apegar um onibus en pessimas condiçoes não falta um puxa-saco para pegar e dizer que o onibus esta bom, pobre do motorista que negou-se a trabalhar ainda mais se for contratad por isso parabelizo a açao da brigada militar pela fiscalizaçao ...que continue afiscalizar ainda ha onibus escolar transportando passageiros.....

Anônimo disse...

Leiam a coluna que o secretário escreve no Freguesia das Águas é de encatar o transporte na visão dele é perfeito,e resalta que em tres anos compraram 9 ônibus só não entendi porque têm veiculos perdendo as rodas por ai conforme o jornal da edição passada.

Anônimo disse...

Mas este secretário de educação gosta da arte de iludir as pessoas colocou no jornal que na administração deles o transporte escolar é 100% gratuito.
E quando não foi gratuito?
Sempre foi gratuito,pois é um direito dos escolares assegurados por lei o transporte escolar para o ensino fundamental é obrigação do municipio com verba repassada pelo Governo Federal,já o ensino médio é repasse do governo Estadual em convenio com o municipio e como o Estado não repassa o valor integral por aluno se o mnicipio quizesse poderia cobrar do aluno a outra parte ,mas ISTO NUNCA ACONTECEU EM MOSTARDAS EM GOVERNO MUNICIPAL NENHUM.
Para de inventar estorinhas pra mascarar a verdade e sair como bonzinho de não cobrar o transporte.
O transporte escolar GRATUITO é um DIREITO do estudante e um DEVER do muinicipio

Anônimo disse...

Quanta falta com a verdade os ônibus 0Km citado pelo secretário que foram comprados com financiamento do FUNDEB que são 3 micro e 2 ônibus através do programa Caminhos da Escola ele diz que foi em 2009 só que não é assim estes ônibus foram comprados no final de 2007 e ficaram prontos só em abril de 2008 dai já não podia trafegar por causa do periodo eleitoral,então começaram trafegar em 2009 e realmente foi parcelado,mas a iniciativa foi do governo anterior.
Então já que o secretário diz que gosta das coisas certas vamos ser honestos e colocar cada item no seu lugar e não tomar pra si ações que não fez.
O secretário na época era vereador e o projeto pra compra dos ônibus passou pela câmara e foi aprovado ,então ele sabe bem direitinho quem teve a iniciativa da compra.
Que feio em secretário,não faz assim,não fica bem .

Anônimo disse...

Já que o assunto, decididamente, não é sobre o dia da mulher, abriram-se outros debates. Assim, não posso deixar de criticar o concurso público. Já começou mal na inscrição. Uma total falta de organização e competência. Mas hoje, meu queixo caiu: Imginem só, uma prova de nível superior, caindo conteúdos de ensino fundamental,(séries iniciais!!!)tipo separação de sílabas...Verdade! A prova foi aos dois extremos: coisas ridiculamente fáceis e outras absurdamente pontuais, onde o melhor, foi melhor, porque chutou certo. Depois dessas demosntrações de bossalidade, ainda querem aumentar o nível dos índices da educação. Diria que do jeito que as coisas andam por aqui, é uma missão impossível!

Anônimo disse...

Se alguém quisesse entrar na justiça p/ pedir anulação, teria muitas razões. Distribuíram a s provas, mas os candidatos deveriam esperar todos receberem as provas para iniciar a prova e, isso não foi respeitado. Uns esperaram e outros não. Além disso teve momentos em que pessoas supostamente tentaram colar e foram repreendidos pelo fiscal, entretanto, não era o fato de repreender, mas de tomar a prova.
Nossa, quantas coisas obscuras nesse concurso. Desde a retirada da homologaçõ dos inscritos do ar, até a circulação do assessor do prefeito e o homem de terno preto, da concesionária que organizou o concurso...
No minimo suspeito.

Anônimo disse...

É, esse concurso foi ridiculo. As mesmas questões de português, foram dadas ao pessoal do ensino médio e superior. Pior que apareceram questões duvidosas, passíveis de serem anuladas, mas como? se não temos a prova nas mãos. Teve uma questão sobre dígrafos, que existiam duas respostar corretas. O que fazer, né?! Chega a dar nojo desses governantes que contratam operadoras imcompetentes e duvidosas, igual a eles.

Anônimo disse...

Percebi o despreparo dos fiscais no concurso realizado ontem. Nem todos começaram a fazer as provas no mesmo momento. Apesar da instrução dada que era para os candidatos começarem após a aval do fiscal, não funcionou, já que alguns começaram a fazer a prova e não foram alertados a pararem pelos fiscais. Outra coisa absurda foi trocas de palavras e conversas no meio da prova, sem o minimo rigor que se é exigido em provas desse tipo. Também, conversando após a prova com outros candidatos, constatamos que a prova de língua portuguesa foi a mesma para o nível médio e superior...
Uma prova muito mal feita, com enunciados pequenos, e na parte de português, não teve um fragmento de texto sequer. Só frases soltas e descontextualizadas.
Pois é: Avante Mostardas!

Anônimo disse...

Tá provado o concurso é só um meio de arrecadação,a inscrição cara e contratam uma empresa sem condiçoes já que é licitação e ganha a mais barata.Deve-se saber pedir uma licitação para que isto não aconteça,ou pede de qualquer jeito mesmo e ganha o menor preço e por consequencia a pior e ai fica tudo como está.
Ficando como está é melhor eleitoralmente.
Entenderam o que eles querem.

Anônimo disse...

Nossa que coisa , se aconteceu isso que estão falando no concurso, é uma vergonha. Eu não fiz. Mas quem sentiu-se prejudicado deveria recorrer, tá na hora de parar de dizer amém para as coisas erradas.

gisele fiorelli disse...

Hoje no trajeto de volta do ônibus escolar da Solidão, eis que a polícia nos esperava: Parou o veículo, entrou, verificou as devidas irregularidades, chamou o motorista e acredito que tenha lhe aplicado uma multa.
Sinceramente, espero que isso faça com que se regularize a situação do ônibus e, que possamos estar dentro das leis de trânsito.
Por incrível que pareça, já foi muito pior, quando cheguei aqui em 2007. Os ônibus estavam em péssimas condições, quebrando barra de direção,etc, porque eram uns "cacos". Hoje a situação realmente melhorou muito, mas ainda é necessário que se cumpram as leis de trânsito e, que nosso jovens e quem mais utiliza o transporte escolar, possam trafegar seguros.

Anônimo disse...

Só que tém linhas escolares que continuam transportando passageiros junto com alunos,ai esta o detalhe passageiros SENTADOS e alunos EM PÉ,qual e´a seguarança que os alunos terãO...

Anônimo disse...

Em outras palavras, a prof gisele, disse que há muito tempo, não se respeita a segurança dos alunos que andam no transporte escolar. Não é prioridade desse governo, porque o anterior era pior. Sendo assim, são todos iguais, esses políticos sem vergonha na cara!
Me admira muito a vereadora, botar a boca no trombone, pois na época dela (quando seu partido estava no governo) era pior ainda!!!

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo de 2/04.
É um absurdo os enxertos nos ônibus escolares. Os professores saem do trabalho cansados e não tem lugar p/ sentar pq está cheio de gente q não tem nada a ver com a educação ocupando lugares de alunos e professores.
Tudo isso pq os politicos querem ficar bem, nas próximas eleições e por isso carregam essa gente q não deveria estar no onibus escolar.

Anônimo disse...

Por isso eu não quero mais essas turmas no governo, vou tentar com outras turmas, espero que tenha novas turmas.

Anônimo disse...

A mulher de um vereador da situação(aquele que é conhecido por tutuco) se gabou p algumas pessoas, que o digno marido ganhava o dobro do salário dele em diárias. Sabem qto ganha de diária um vereador para ir a Porto Alegre? Será a mesma dos motoristas? Doce engano. Assim que assumem, compram carros bons, arrumam as casas... como o povão que trabalha faz também, né? Pior que isso ai...

Anônimo disse...

O governo anterior recebeu uma frota sucateada do governo Marne e teve que se virar pois este não deixou nada de recurso em dinheiro,e nenhum projeto andando em Governo Federal e Estadual deixou só sucata.E mesmo assim os ônibus não perdiam as rodas por ai.
O governo do Antônio deixou 5 ônibus novos e muito dinheiro em caixa e vários projetos que estão sendo desenvolvidos agora.Ex Escola dos Quilonbolas da Casca.
E o secretário se gloreia dizendo que compraram mais ônibus, e ai?
Coitado do próximo prefeito que vai vir seja de que partido for enfrentará muitas dificuldades pois parece que projetos para recursos pra obras e máquinas não têm nada encaminhado junto aos governos Federal e Estadual.

Anônimo disse...

Então vamos de PC e Aulísio! PT e PDT na cabeça para um município melhor!

Anônimo disse...

Pessoal, já está provado que a administração atual e passada (falo de todas as passadas) não fizeram nada pela cidade.
Está na hora de mudar TUDO em Mostardas.
Em 2012 todos terão a chance de fazer isso e mudar seu futuro.
Farão? Se forem inteligentes sim.

Anônimo disse...

o partido estava no governo mais a vereadora não,parabens pra ela que pensa na segurança de nossos filhos q viajam em pé nos onibus escolares sem segurança ,depois de acontecer uma tragédia nao adianta chorar.....

Anônimo disse...

ENQUANTO NÃO COLOCAREM NOS CARGOS DE CHEFIA, PESSOAS COMPETENTES,as coisas não melhoram,Não olhar só o partido. Por exemplo: na Educação no mínimo alguém que tivesse noção do assunto.Só boa vontade não adianta. Nas obras um vereador da situação
falou que iam botar fulano pq estava com problema financeiro.Ora bolas, quem não tá?Só quem ganha diárias boas, talvez.

Anônimo disse...

Por falar em COMPETÊNCIA, o que faz aquele senhor, atrapalhado e sem a mínima condição de administrar o transporte do município, "lá" há algum tempo. Entra partido e sai partido, mas este, não sai nunca!
O mesmo acontece na educação...

Anônimo disse...

Sinceramente espero que o pessoal não esqueça dos governos que já tiveram ,e tenham daqui pra frente, uma visão mais empreendedora que votem em alguem que tenha visão de desenvolvimento para o municipio e não apenas empregos pra quem segura bandeira do seu partido.

Anônimo disse...

Este que não sai lá dos transporte, será belo seu lindo sorriso ou pelos seus belos cabelos?Aiaiaiai

Anônimo disse...

Amigo(a)do comentario de 03/04/11 as 18:34 discordo de alguns itens que voce sitou por ex:governo ANTONIO TERRA deixou 2 onibus e 3 micros novos, onibus CAMINHO DA ESCOLA que vai ser pago ém 72 vezes portãnto dois mandatos tém para quitar os onibus certo, agora vamos a realidade, 1ºgoverno ANTONIO 2 onibus urbano, DALTRO 8 ONIBUS RODOVIARIOS que circulavam ém todo RS pois eram credenciados no DAER,1°governo MARNE 8 onibus URBANO ,1 RODOVIARIO(SAUDE),2°governo ANTONIO (ZERO) ONIBUS 3°governo ANTONIO 3 onibus urbano 2° governo MARNE 5 onibus urbano ESCOLARES 2 onibus articulado(TRABALHADOR)1 micro (SAUDE) isto não falando que em 12 anos de ANTONIO não foi comprado uma CAÇAMBA para a OBRAS .

Anônimo disse...

Este dos belos cabelos foi dispensado pelo governo anterior por falta de competência.Passou para o partido do governo atual fez campanha e está ocupando o cargo.
Competência é o que menos importa o que importa é segurar a bandeira.
Infelizmente é o que pensam nossos ilustres governantes pagos por nós e bem pagos .

Seu Madruga disse...

Jogo de empurra, disputas para saber se esse ou aquele é o que comprou mais ônibus.
Em 2012 todos poderão fazer diferente.
Vamos manter essa disputa sem fim ou fazer nosso município crescer?
Pensem nisso.

Anônimo disse...

Anonimo do dia 03/04/2011, 12:01 onibus escolar é para o transporte exclusivo para alunos não para professores ,caso contrario todos funcionarios municipais tém que ter transporte até seu local de trabalho.

Prof. Álvaro disse...

O município tem problema de ônibus não da pra acreditar, deve estar faltando espaço para tanto ônibus.

Anônimo disse...

Professor Álvaro vem cheio de ironias sobre um assunto muito sério que atinge inclusive ele como professor. Nunca vi, nem li, nem escutei uma manifestação do professor sobre o assunto. Por que será? Sorriso bonito não serve para nada! Precisamos de ação! Cadê o PT?

Prof. Álvaro disse...

Eu geralmente não respondo a anônimos, mas entendo todo o contexto do município e por ser uma manifestação plausível vou responder com Algumas colocações:
1º) Não estou de ironias (não foi essa a intenção) só me referi ao dois lados que estavam se vangloriando e competindo de quem colocou mais ônibus a disposição;
2º) Quando fui Presidente do Conselho Municipal de Educação sempre cobrei e sempre me coloquei a disposição dos secretários(as) para resolver a situação do transporte escolar;
3º) Eu sou não de me aparecer e sair dando discurso para dizer que estou fazendo algo, como é de práxi entre nossas autoridades que vivem dando discurso e as coisas continuam a mesma coisa;
4º) Por ser conhecedor da situação atual (só atual?) do transporte escolar, sempre que meus alunos me reclamam ou tocam no assunto sempre sugiro que eles procurem as autoridades competentes e exijam delas soluções, pois isso coloca em risco não só alunos e sim amigos que construo nas minhas relações profissionais, mas nunca me esquecendo da minha posição como educador.

Anônimo disse...

Para deixar bém claro, o comentario do dia 05/04/11 23:13 foi postado por um comentarista que não é vinculado a nenhum PARTIDO POLITICO ,que somente é sabedor da REALIDADE de quantos onibus foram adquiridos GESTÃO POR GESTÃO, palavras de um MOTORISTA DE ONIBUS ESCOLAR

Anônimo disse...

Até concordo com o Álvaro, somando todos os ônibus comprados, segundo o anônimo do dia 05 o município teria muitos ônibus.Qual mesmo o problema???

Anônimo disse...

Os ônibus escolares que foram multados na Solidão semana passada continuaram a circular com os mesmos problemas! Por que será? Será que a honroza Brigada Militar está de conchavo com a Prefeitura Municipal de Mostardas? Nossos alunos, professores e caronas continuam a utilizar verdadeiras sucatas correndo sérios riscos de vida por falta de cinto segurança, faixa lateral, data de rodagem ultrapassada e outras infrações! Até quando? Cadê a Promotoria do Estado para averiguar este desleixo? O prefeito e sua patota estão botando todos no "bolso". Um cidadão preocupado com a segurança de seus filhos.

Anônimo disse...

Com tantos ônibus novos porque circulam estas sucatas?
Será falta de competencia de distribuir as linhas?
É na verdade o secretário de educação é de turismo também e o marqueteiro do prefeito, pois até no seu blog põe noticias das outras secretarias,então não sobra muito tempo pra pensar nas linhas de ônibus,nas escolas que não têm professor e por ai vai,fica pintando as escolas e por dentro falta de estrutura total é só uma maquiagem,este é o seu estilo de administrar.
Por cima rendas e filós e por baixo trapos e nós( já dizia minha vó)

Anônimo disse...

Já estamos em abril e não dá pra admitir escolas municipais que não conseguem fechar o seu hórario por causa da falta de professor para certas disciplinas.Ele o secretário diz que enxugou a folha pra sobrar pra fazer obras.
O que será mais importante pra educação e formação das crianças?
Será obras,ou será professor em sala de aula?
A resposta pra quem quer qualidade no ensino seria o professor,mas pra quem quer voto com certeza é camuflar a educação com aparências.

Anônimo disse...

olha eu fui barrada de pegar oonibus escolar mais a sobrinha da vereadora do pp esta pode viajar parrece q tem autorização o que fazer nesse caso? denunciar ou calar-se

Anônimo disse...

pior que é mesmo assim, alunos sem pr0f. pq. tem prof com carga horário de poucos períodos, ficam tomando chimarrão e dizem estar trabalhando em projetos. Só não vê quem não quer. Se estou mentindo, expõem a carga horária de cada professor se tiverem coragem. Eu sempre tenho meus períodos cheios.

Anônimo disse...

O governo que está ai se elegeu prometendo muitas mudanças na saúde"SERIA O GOVERNO DA SAÚDE" e dai nem médico têm,pergunto O QUE MUDOU?NADA,piorou.
Com o andar do tempo disse que seria o governo da educação,nem professor pra completar os horarios têm.
E ai?
Ovearte parece que não vai ter e se for a fiasqueira da ultima até é bom que não tenha.
É o fim da varzea....pobre dos mostardenses.

Anônimo disse...

DEVIDO A POLÊMICA DO TRANSPORTE ESCOLAR ANDAR TRANSPORTANDO PASSAGEIROS JUNTO COM OS ALUNOS,ISTO QUÉR DIZER PASSAGEIROS SENTADOS ALUNOS EM PÉ SEM O MINIMO DE SEGURANÇA,AINDA TÉM QUE SE SUBMETEREM A VIAJAR COM PASSAGEIRO QUE CHEGA AO PONTO DE FAZER SUAS NECESSIDADES FISIOLOGICAS NA PROPRIA ROUPA DENTRO DO ONIBUS ESCOLAR DEVIDO AO SEU ESTADO DE EMBRIAGUES,COMO ACONTECEU EM UM ONIBUS ESCOLAR NO DIA 11/O4/11,QUE BÉLO EXEMPLO NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO ASSISTINDO?

Anônimo disse...

É que no dia 11 as autoridades estavam se arrumando pra festa que ia acontecer a noite e coquetel (doces e salgados da Teresinha)com os convidados especias selecionado por eles e não tiveram tempo de dar uma atençãozinha pro tranporte escolar ou melhor pro povo que é o dono do municipio e que inclusive pagou a festa e os altos salários dos nobres prefeitos e vereadores e não foi convidado pra participar.
É que o povo depois das eleições vira só povo mesmo.

Anônimo disse...

Hoje na rádio Gaucha no programa do Lasier Martins foi falado nas péssimas condições da estrada da Cavalhada e Aguapé,que os caminhões de gado e arroz tem que sair puxado por trator em longas distâncias.Uma pessoa falou em nome dos produtores que estão indo pedir ao Governo do estado melhorias pra esta estrada.
Gente esta estrada é municipal,quem tem que cuidar é o municipio,ou será que virou rodovia estadual.
Que loucura!!!!!!!

Anônimo disse...

transporte escolar e para alunos professores tambem não pode isso e lei...

Anônimo disse...

Pobres professores, quem não tem carro, vai a pé, imagina se for até a Solidão. Professores tão por baixo mesmo.

Anônimo disse...

Que nada! A prefeitura tem q ceder ou pagar transporte para os profesores e funcionários q lá trabalham!