.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Mostardas no I Encontro Estadual de Escritores Negros



Quilombolas de Mostardas fazendo história!
Na manhã do último dia 10 de outubro, o Grupo Teatral Quicumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Teixeiras, apresentou-se durante I Encontro Estadual de Escritores Negros. A encenação é fruto do Projeto Educação de Todas as Cores da Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril. “Todos estão de parabéns pela bela contribuição ao fortalecimento da cultura afro-gaúcha e sobretudo, por estimularem a cidadania nos jovens através de maravilhosas trocas geracionais! Orgulho do meu povo!” destacou Jorge Amaro, um dos escritores presentes no evento e que é natural de Mostardas. Ele é autor do livro “Sustentabilidade & Acessibilidade”.
 
A realização do evento foi da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Centro Universitário La Salle e SESC-RS. Pela primeira vez na história contemporânea da literatura gaúcha,  acontece um encontro de escritores negros gaúchos. O Unilasalle apoia o evento por meio do Unilasalle Cultural e o PPG em Memória Social e Bens Culturais. A realização do evento é da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Centro Universitário La Salle e SESC-RS. O evento contou com outras entidades apoiadoras e tem também plenárias regionais de apresentação e atrações artísticas, nas cidades de Pelotas e Caxias do Sul.
 
A primeira plenária reuniu 150 convidados  no Clube Cultural Fica Ahi, em Pelotas, no dia 12 de setembro. Em Caxias do Sul, 50 convidados participaram da plenária regional, promovida na Câmara Municipal de Vereadores. No encontro, foram apresentados os objetivos do evento. Também foram realizadas, nas plenárias regionais, apresentações artísticas e momentos de debate, os quais trataram do combate ao racismo e a viabilidade para a produção literária de autores negros.
 

Entre as propostas, destacou o coordenador do evento, jornalista e escritor Oscar Henrique Cardoso, está a construção de um coletivo de escritores negros e também de autores que escrevem e produzem temas ligados a cultura e a história afro-brasileira, criação do Prêmio Oliveira Silveira de Literatura Afro-Gaúcha e a criação de um programa de governo que estimule e também leve os escritores negros a ter suas publicações e seus trabalhos divulgados nas escolas e em eventos literários pelo Estado.



Nenhum comentário: