.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Feira do Livro leva cultura a Mostardas



 Abertura da Feira na Praça 

A 2ª Feira do Livro de Mostardas foi um sucesso! Realizada na semana da data de emancipação política do município, de 9 a 12 de abril, o patrono escolhido foi Jorge Amaro de Souza Borges, natural da região e que é de origem Quilombola.

“Minha família é originária dos Teixeiras, uma das três comunidades existentes no município. É um grande orgulho poder voltar na condição de mostrar a comunidade que é possível sonhar. A pobreza não impediu que eu alcançasse meus objetivos” disse Jorge Amaro.

Ele lançou seu primeiro livro intitulado “Sustentabilidade & Acessibilidade”. O livro do mostardense Jorge Amaro aborda a articulação dos conceitos de sustentabilidade e acessibilidade como paradigmas deste século a serem incorporados nos mais variados espaços sociais. Acessibilizar o ambiental, ambientalizar o acessível é uma tarefa que o livro propõe para as políticas públicas e especialmente, nos movimentos sociais, para romper uma cultura de fragmentação baseada no cartesianismo. Conforme Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB, que prefacia a obra, “as reflexões apresentadas guardam um ineditismo surpreendente, sendo portadoras de um pensamento social avançado, pertencente à vanguarda das reflexões sobre sustentabilidade, educação ambiental, acessibilidade e direitos humanos. Uma leitura indispensável não só a profissionais e estudantes, mas também para qualquer pessoa que se interesse pelos temas magistralmente abordados. Um prato cheio para quem acredita no direito de igualdade e na sua construção e reconstrução diárias.”

Conforme Amaro, “A feira teve presença de comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, enfim, a diversidade local esteve representada.”

Esta é a primeira vez que a Feira de Mostardas teve um patrono, e, o destino quis que ele fosse Quilombola, um símbolo importante para a cidade e para a elevar a estima do povo negro.

Apresentação do Albê Ôni

A programação contou com peças teatrais, palestras, exposições das escolas, além da tradicional mostra de livros, que pode ser conferida por toda comunidade local e foi uma organização da Prefeitura Municipal de Mostardas e Sistema Fecomércio-RS/ Sesc.
 Contação de Histórias

Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

Nenhum comentário: