.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reunião no Instituto Federal de Rio Grande discute iniciativas para qualificar a educação no Município


Nesta terça-feira (22/01/2013) foi realizada reunião no IF (Instituto Federal) na cidade do Rio Grande. Participaram membros do IF, da 11ª CRE e o professor Álvaro da Escola de Ensino Médio Padre Simão Moser. O trabalho foi agendado por oportunidade da visita de professores e alunos do Instituto à Mostardas nas comemorações do Dia da Consciência Negra. 
 
Na reunião surgiram como propostas um trabalho de valorização do professorado através de cursos de qualificação nos municípios de Tavares, Palmares do Sul e principalmente Mostardas juntamente com as comunidades quilombolas. O professor Álvaro, sugeriu um intercâmbio entre alunos da Escola Padre Simão Moser e do Instituto Federal, localizado na cidade do Rio Grande, para buscar uma melhor aprendizagem e aperfeiçoamento do nosso alunado. Essas propostas serão analisadas na reunião do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) que ocorrerá no dia 23/01/2013. Segundo o professor Dardo (Coordenador do núcleo), as propostas podem serem efetivadas durante o ano e inclusive com outras que poderam surgir com base na discussão inicial.

Também estiveram presentes representando a 11ª CRE, Jeferson (Chefe de gabinete) e Érica - Assessora, os professores Onorato de filosofia, Dardo de sociologia e coordenador do NEABI, Aline - Técnica em Assuntos Educacionais e Flávio - Doutor e Diretor da Extensão do IF localizado na cidade do Rio Grande.

4 comentários:

Anônimo disse...

É os alunos da escola padre simão moser precisam urgentemente deste intercâmbio, pois em cinco anos seguidos perdem na média do enem para a escola mário quintana do quarto distrito. Será falta de capacidade intelectual dos alunos? Ou os professores do moser que estão pouco qualificados? Autoritarismo da diretora não significa qualidade de ensino. A escola precisa de uma nova proposta pedagógica que vise o conhecimento e não a disciplina.

Anônimo disse...

Mas quem amarrou o encontro entre o Instituto e as comunidades quilombolas no Dia da Consciência Negra em nosso município não foi o professor Álvaro,foi o professor Cláudio. Este sim deveria estar nessa reunião. Pois, foi ele juntamente com a diretoria da Associação Dona Quitéria mais o referido instituto, que possibilitou a troca de informações e conhecimentos sobre a comunidade de Casca e outras comunidades quilombolas de nosso município.Tanto que algumas gurias aqui de Casca, como a Lohanna,a Rosana, a Taís( alunas da E.E.E.M Mário Quintana) poderão ser contempladas a estudar furg através de uma parceria entre o instituto federal e a Casca. Faltou a humildade e o reconhecimento de ambos ao professor Cláudio, tanto do professor Álvaro como dos professores do Instituto.
F. Lopes de Mattos

Alvaro Santos disse...

F. Lopes de Mattos o professor Cláudio teve papel importante nessa visita, assim como eu também tive na troca de e-mail com os professores do instituto visando a aproximação desse instituto com as comunidades quilombolas de Mostardas. Na reunião em Rio Grande foi citado o nome do professor Cláudio, mas a referida reunião se tratava de um intercâmbio com alunos do ensino médio na qual eu sou professor e além de ter amarrado essa reunião junto ao instituto e a 11ª fui representando a direção da escola. Obrigado pela coloboração F. Lopes de Mattos.
Professor Álvaro Santos

Anônimo disse...

Pelo que entendi, o intercâmbio foi entre alunos do Ensino Médio, onde o professor Álvaro é professor e alunos do instituto.