.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mais uma inspetoria agropecuária é entregue


Descrição da Imagem: autoridades, em pé, em frente a Inspetoria.
Foto: Renê Oliveira
 
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, juntamente com o prefeito municipal, Alexandre Galdino, entregou, no último final de semana, as novas instalações da Inspetoria de Defesa Agropecuária do município de Mostardas.

Com novos móveis, ar condicionado e computadores, a inspetoria também recebeu uma camionete para agilizar e qualificar, ainda mais, o trabalho desenvolvido pelo serviço de defesa agropecuária no município.
 
Conforme o técnico agrícola Alexandre Lemos "as melhores condições de trabalho servem para prestar um atendimento melhor ao produtor rural."
 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Comunidades Quilombolas definem prioridades para 2014

Descrição da Imagem: Participantes do encontro, sentados em cadeiras em formato de círculo.

Durante reunião do Fórum das Comunidades Quilombolas da Península Costeira, realizada nesta quinta-feira (20/02), quilombolas das comunidades de Limoeiro, Casca, Beco dos Colodianos, Teixeiras, Capororocas e Olhos D’Água, dos municípios de Palmares do Sul, Mostardas e Tavares, definiram prioridades para 2014. O Fórum foi promovido na Associação Comunitária Quilombola Dona Quitéria de Casca, em Mostardas.

Ao longo do ano serão trabalhados temas referentes à territorialidade e regularização fundiária, construção de galpões para as associações, Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e saúde (fiscalização do recurso da Estratégia de Saúde da Família Quilombola e demanda por posto de saúde e atendimento nas comunidades). 

No Fórum estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), INCRA, Instituto de Apoio às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), Federação das Comunidades Quilombolas do RS, Escola Superior de Cooperativismo, da Câmara dos Vereadores de Mostardas e da Emater/RS-Ascar de Mostardas e Tavares. Na reunião também foram abordados temas sugeridos por estas entidades.

Constituída pelas associações de grupos remanescentes de quilombos situadas na planície litorânea existente entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, o Fórum é uma organização independente criada com o objetivo de fortalecer a atuação destas comunidades na luta pelo reconhecimento e exercício de seus direitos constitucionais. 

De acordo com a socióloga da Emater/RS-Ascar de Mostardas, Mônica Arnt, a Instituição participa do Fórum desde sua criação, em 2005, colaborando na mobilização e organização das comunidades, elaborando documentos, encaminhando demandas e prestando apoio logístico.

Informações:
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer

cmassierer@emater.tche.br

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014