.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Banrisul abre inscrições para Programa de Patrocínios

Banrisul publicou edital para inscrições no Programa Banrisul de Patrocínios, 2º semestre de 2013. O  Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. destinará recursos para realização de projetos ambientais, sociais, culturais, esportivos e negociais, com início entre 1º de julho de 2013 e 31 de dezembro 2013.

Serão considerados os seguintes critérios/atributos na análise dos projetos: visibilidade, fortalecimento da marca Banrisul, potencial de relacionamento, relevância das contrapartidas, potencial mercadológico, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, democratização, distribuição geográfica, promoção da cidadania, desdobramento educacional, acessibilidade, aderência à estratégia de atuação do Banrisul e oportunidade, conforme detalhamento no item 4.1.2 do Edital.
 
As inscrições de projetos deverão ser realizadas no período de 15/02/2013 a 15/03/2013, por meio do site 'Inscrição de Projetos de Patrocínio'. O acesso ao site será pelo seguinte link www.banrisul.com.br/patrocinios que está dispoinibilizado no site do Banrisul, no referido período.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dissertação de mestrado



O mostardense Jorge Amaro defendeu sua dissertação de mestrado nesta quinta-feira (21/02) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGEdu) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O trabalho, intitulado “Sustentabilidade e Acessibilidade no ensino superior: contribuições para um diagnóstico socioambiental da PUCRS”. A comissão examinadora foi composta pela Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho (Orientadora – PPGEdu/PUCRS), Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg (PUCRS), Dr. Marcos Villela Pereira (PPGEdu/PUCRS) e Dr. Marcos Sorrentino (USP).

Conforme Amaro, que é servidor de carreira da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (FADERS) vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), “este trabalho reflete mais de dez anos de militância ambiental e social. Acredito que contribui no processo de discussão da sustentabilidade na universidade, bem como com a questão de aproximação conceitual deste tema com a acessibilidade. Estou feliz com a avaliação e a forma critica que a banca se posicionou. A PUCRS é uma universidade que tem caminhado em direção à sustentabilidade a partir do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Não poderia deixar de agradecer a todos que fizeram parte desta conquista, especialmente, a todos meus professores lá de Mostardas, minha terra natal, que sempre me estimularam a aprender e também aqueles que me acompanharam na Escola Técnica de Agricultura de Viamão.”

Para o professor Marcos Sorrentino, este é um dos desafios de quem milita e está no ambiente de pesquisa, criar formas e metodologias de transitar nestes espaços. Para ele, “o trabalho cumpriu com muita qualidade aquilo que se propôs a discutir.”

Já o professor Marcos Villela destacou satisfeito, especialmente, quando a gente observa a trajetória do estudante, sua vida de lutas, desde a saída do interior e toda sua construção acadêmica, pois isto incorpora-se na conquista”

Segundo o professor Claudio Frankenberg “Um trabalho deste nos remete a repensar as ações dos usuários da universidade e provoca novos olhares sobre seu papel.”

A orientadora Isabel Carvalho fechou a atividade, lendo o parecer final, com aprovação do trabalho e destacando a relevância do mesmo dentro da agenda de pesquisas do Grupo SobreNaturezas. “Este trabalho não pode ser entendido isoladamente, pois é parte de um conjunto de pesquisas da PUCRS que buscam entender os processos de ambientalização da universidade.”

Um dos diferenciais da defesa foi a transmissão através do Skype para membros do Grupo de Pesquisa SobreNaturezas que estavam em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Saiba mais  
A presente pesquisa buscou identificar, através de um diagnóstico socioambiental do campus de Porto Alegre da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como ocorre a internalização de práticas e políticas de sustentabilidade e de acessibilidade nesta universidade contribuindo para a compreensão deste processo no âmbito do ensino superior. O trabalho, inicialmente, consistiu em levantar informações de ambientalização na página eletrônica da PUCRS e em documentos institucionais, sendo os resultados agrupados em categorias relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em uma segunda etapa, aplicou-se o Teste de Sustentabilidade, para avaliar como os usuários do campus Ipiranga percebem as medidas de sustentabilidade e como atuam nesta direção, de forma individual. A partir da análise, podemos observar que a PUCRS segue uma tendência de institucionalização da sustentabilidade e este processo pôde ser observado em universidades brasileiras e iberoamericanas. Ao mesmo tempo, a resposta da percepção dos usuários mostra a necessidade do fortalecimento de ações de educação ambiental para a cidadania. Da mesma forma, o diálogo entre os conceito de acessibilidade começa a estabelecer conexões no campo teórico, que merece ainda maior aprofundamento.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Programa de Pavimentação e qualificação de vias urbanas recebe novos projetos



O PAC 2 – Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas apoia a execução de obras de pavimentação e qualificação de vias por meio da implantação de pavimentação nova em vias existentes ou recapeamento destas, incluindo a infraestrutura necessária para sua plena funcionalidade, tal como: sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, passeios com acessibilidade, sistemas cicloviários, medidas de moderação de tráfego, sinalização viária e elementos que promovam a acessibilidade universal. Uma ótima oportunidade do Município obter recursos para obras de qualificação das suas vias urbanas.

O período de inscrições é de 04/02/2013 a 05/04/2013.

As instruções e propostas admitidas podem ser na página do Ministério das Cidades http://www.cidades.gov.br/index.php/progsemob/2514-pac-2-pavimentacao-e-qualificacao-de-vias-urbanas--3o-etapa.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Convite: Defesa de Dissertação de Mestrado

“SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DIAGNÓSTICO 
SOCIOAMBIENTAL DA PUCRS”

De JORGE AMARO DE SOUZA BORGES

Comissão Examinadora:
Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho (Orientadora – PPGEdu/PUCRS)
Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg (PUCRS)
Dr. Marcos Villela Pereira (PPGEdu/PUCRS)
Dr. Marcos Sorrentino (USP)

Data: 21/02/2013
Horário: 14h
Local: Prédio 15 Sala 308
PUCRS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Acessibilidade: Direito de Todos

Você sabe o que é acessibilidade universal? E conhece os direitos das pessoas com deficiência? Segundo o Decreto nº 5.296 (DECRETO nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004, 2004), acessibilidade está relacionada em fornecer condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

No mesmo documento, barreiras são definidas como qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação (DECRETO nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004, 2004).

Precisamos de cidades acessíveis, em todos aspectos. A CAMPANHA ACESSIBILIDADE URGENTE visa estimular na sociedade a promoção de medidas que garantam a plena inclusão das pessoas com deficiência, em TODOS os espaços sociais.

Uma das ações da campanha é levar informação! Desta forma, todos os sábados, a partir das 11h o programa Sábado Total da Rádio Tarumã FM (105.1) terá o quadro “Acessibilidade: Direito de Todos” com objetivo de levar informação a comunidade. O comentarista será Jorge Amaro de Souza Borges, Biólogo, especialista em educação ambiental e servidor concursado da Faders e hoje, vice-presidente do Coepede.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Estado abre novo concurso para contratação de professores


É grande a procura por maiores informações a cerca do novo concurso público da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, cujo edital de abertura foi publicado na quinta-feira, 07. Docentes interessados em construir carreira no estado tem agora uma nova oportunidade de concorrer às vagas de professores, ofertadas também no ano passado.

Sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, o certame se destina ao provimento de 10 mil vagas para o cargo de Professor do Quadro de Carreira do Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul e se dará através de provas seletivas de caráter competitivo.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no período de 27 de fevereiro a 13 de março de 2013, através do Formulário de Inscrição a ser disponibilizado no site da FDRH. A seleção reserva algumas das vagas para cotistas, sendo 10% para candidatos com deficiência e 16% para negros. Também de acordo com o edital, a data de realização da prova, que ainda não foi divulgada, deve ser informada com antecedência mínima de 10 dias.

As áreas requeridas nas vagas se dividem entre Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação básica e Educação Profissional e Tecnologias. E as provas ocorrerão por área de conhecimento e habilitação para os candidatos da Educação Básica e por área de conhecimento e eixo tecnológico para os candidatos da Educação Profissional.

A avaliação do concurso se dará através de duas provas: a objetiva, composta por dois módulos de conteúdo específico (dependendo do cargo escolhido), que será eliminatória, e a de títulos, classificatória. Para que o candidato tenha chance de aprovação, a pontuação mínima deve ser 60% do total das questões de cada um dos módulos da prova objetiva.


No ato da inscrição, os candidatos devem se habilitar para a área de uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE), escolhendo a região de atuação, mas com chances de serem chamados para qualquer um dos municípios integrantes da respectiva coordenadoria. A carga horária de trabalho é de 20h semanais e o prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.


Informações sobre remuneração, benefícios e conteúdo das provas estão disponíveis nos editais em anexo publicados no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (www.fdrh.rs.gov.br).
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 51. 3231.2888, ramais 214, 215 e 248, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

As informações são da página da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado - FDRH - http://www.fdrh.rs.gov.br/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Abertas as inscrições para contratação de professores


A 11 ª CRE está com inscrições abertas para o banco de contratações de professores, funcionários e especialistas (Supervisão e Orientação Escolar). O período de inscrições vai de 04 a 08 de fevereiro.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição on-line, imprimir e levar a CRE com os documentos solicitados nos editais no período indicado.

Interessados podem obter maiores informações acessando: http://www.seduc.rs.gov.br/