.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Um Feliz 2012!


O ano de 2011 foi muito gratificante mesmo que por vezes algumas distorções tenham impedido uma caminhada com mais resultados! Esperamos que em 2012 seja iniciado um percurso para diminuir a distância entre os, poucos, mais aquinhoados e a grande maioria dos necessitados. Renovamos a esperança para atingir um mundo melhor. Desejamos que todos tenham um 2012 pleno de alegrias!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal/2011


Que o espírito do Natal perdure até, e durante, o próximo ano. Que seja um constante renascimento e uma renovação de esperanças e sonhos. Que o coletivo se sobreponha ao individualismo egoísta e as diferenças ideológicas fiquem apenas no campo das ideias. Feliz Natal a todos!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Técnicos do IRGA monitoram salinização da Laguna dos Patos

O arroz uma cultura sensível à salinidade. Em razão disso, a salinização da Laguna dos Patos causa preocupação. Pesquisas do IRGA apontam que as perdas de produtividade das lavouras de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, devido à salinidade, podem ocorrer nas Planícies Costeiras e na Região Sul. Isto, pela utilização de água salgada de lagoas e de rios litorâneos, especialmente em janeiro e fevereiro, quando ocorre baixa precipitação, coincidindo com a fase reprodutiva da cultura. Segundo a literatura disponível, as perdas na cultura do arroz ou danos cumulativos ao solo podem ocorrer a partir de 0,1 mS de condutividade elétrica.

Dois fenômenos contribuem para que ocorra a salinização da Laguna dos Patos: os ventos e a baixa precipitação nas bacias dos rios que desaguam na Laguna dos Patos. Os ventos do quadrante nordeste tendem a forçar a saída de água doce da laguna para o oceano (vazante), enquanto os ventos do quadrante sul facilitam a entrada da água marinha. E com a ocorrência do fenômeno La Ninã, onde se verifica uma baixa frequência de chuvas, ocorre a diminuição do nível de água da Laguna dos Patos que favorece também a entrada de água do mar, aumentando a concentração de sais a níveis, muitas vezes, prejudiciais a cultura do arroz.

Como o assunto é de interesse primordial para nossa região, que é uma das maiores produtoras de arroz e utiliza largamente a água da Laguna dos Patos para irrigação de suas lavouras, o Técnico em Agropecuária Murilo Araujo Machado, do IRGA Mostardas, está captando semanalmente amostras de água para avaliar e monitorar o grau de salinidade da águas da região.

No dia 10 de novembro, no ponto de coleta na localidade de Bujuru, a condutividade elétrica chegou a 0,18 mS. No local denominado Prainha, no município de Tavares , a condutividade elétrica encontrada foi de 0,02 mS. Já no local denominado Correas no município de Mostardas a condutividade elétrica foi nula.

No dia 16 de dezembro a condutividade elétrica no Bujuru baixou drasticamente para 0,07 mS. Na Prainha em Tavares e nos Correas em Mostardas mantiveram-se os mesmos níveis anteriormente citados.

Com a redução do nível de salinidade na localidade de Bujuru e com níveis de salinidade na água da Laguna dos Patos totalmente toleráveis para a cultura do arroz nos municípios de Tavares e Mostardas, o técnico do IRGA espera que os produtores de nossa região possam utilizar normalmente os recursos hídricos disponíveis para irrigação se suas lavouras sem danos a cultura ou suas terras pelo fator de salinidade.

O valoroso trabalho do IRGA traz uma boa notícia de final de ano para os produtores e a economia de Mostardas.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Reportagem denuncia descaso com o meio ambiente em Mostardas.


Conforme já havíamos alertado no blog (veja aqui), reportagem do RBS Notícias, do último sábado, denunciou que o lixo de Mostardas está sendo depositado de forma irregular, sem autorização do órgão ambiental, com riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

O local utilizado como lixão é autorizado pela FEPAM apenas para fazer a triagem da coleta seletiva e o edital de contratação do serviço de recolhimento do lixo determina que "todo o lixo doméstico deve ser coletado e levado para o aterro sanitário licenciado que fica em Tramandaí".

Segundo afirmou à reportagem o promotor do ministério público de Mostardas, Pietro Chidichimo Junior, há uma ação civil pública desde 2006 porque a unidade de triagem é totalmente irregular."Aquela área, por várias características, não apresenta menor condição de receber o lixo, exatamente pela degradação ambiental que apresenta", afirmou o promotor.

Questionado sobre os fatos, o prefeito Marne afirmou ao RBS Notícias que:"Não procede essa informação, até porque o local até pouco tempo atrás estava tranquilo. Apenas o município teve um problema de um caminhão caçamba que transportava esse lixo para o aterro de Tramandaí e foi furtado". O prefeito se comprometeu ainda a resolver o problema em 60 dias.

Veja a reportagem na íntegra aqui.

Uma triste realidade que foi exposta pela reportagem da RBS e ganhou as manchetes de outros veículos de comunicação nacional. Essa situação não só mancha a imagem do nosso Município, mas também compromete as pretensões de desenvolvimento do turismo local.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comunidade conquista verba federal para a saúde do Município


O Deputado Federal Fernando Marroni (PT), por solicitaçao do prof. Álvaro, garantiu a aprovação de investimentos federais para a aquisição de equipamentos e modernização do atendimento de saúde no Município. Após a aprovação, o segundo passo foi garantir a liberação dos recursos. Pois, a boa notícia é que a verba de R$ 200.000,00 do Ministério da Saúde já está liberada, com previsão de repasse aos cofres municipais até o final deste ano.

A pedido do Deputado Marroni, o prof. Álvaro informou ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Ovalhe, dessa importante conquista. Na oportunidade foi solicitado ao conselho que acompanhe e fiscalize a sua utilização e aplicação em prol da nossa comunidade.

Como sempre, a dedicação e união de esforços traz preciosos benefícios para nosso povo e Município.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mostardas participa da 14ª Conferência Nacional de Saúde



Do dia 30 de novembro a 04 de dezembro aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Com a presença de delegados de todo o Brasil, Mostardas se fez representar junto com os 06 delegados da Região Litoral Norte que compuseram a delegação gaúcha, formada por 144 delegados.

O Encontrom discutiu e deliberou importantes propostas e diretrizes para qualificar, ampliar e aprimorar o Sistema de Saúde do nosso País. As principais discussões e diretrizes aprovadas foram sobre:

1- 0 acesso e acolhimento do SUS - desafios na construção de uma política saudável e sustentável.

2- a gestão participativa e controle social sobre o estado: ampliar e consolidar o modelo democrático de governo do SUS.

Os delegados ainda tiveram a oportunidade de apresentar e conhecer as diversas realidades de nosso País e as necessidades específicas de cada estado e região.
A delegação gaúcha obteve uma grande vitória ao conseguir aprovar todas as propostas apresentadas. Além disso, foi aprovada, em plenária com mais de 4500 delegados, uma moção de repúdio aos gestores que se encontram como presidentes de Conselhos Municipais de Saúde. Situação na qual se inclui o atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atual presidente do Conselho Nacional de Saúde. Embora tal situação seja permtida por lei, tal exercício compromete a gestão participativa e o controle social que há muito se luta para se consolidar como fundamento do nosso Sistema Único de Sáude.

O blog MostardasVirtual parabeniza e agradece aos delegados que representaram o nosso Município e Região pela dedicação na defesa e aperfeiçoamento do nosso sistema de Saúde.