.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

12 de Outubro... “Grande Dia Pedetista”

Crédito Fotos: Empresa Carassai.

No último dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança o PDT de Mostardas realizou no CTG Tropeiros do Litoral a Convenção da Juventude Socialista. Estavam presentes várias lideranças locais e visitantes, tais como: Ex-Prefeito de S.J. Norte, Dario Futuro; Presidente do PDT de S.J. Norte, Dr. Jorge Penteado; Secretário Estadual de Esportes, Kalil Sehbe; Presidente do PSDC de Mostardas, Sr. Martins Luiz da Silva; os Pré-candidatos Aulísio Barbosa e Antonio Terra, entre outras lideranças.O evento contou com um grande número de filiados e simpatizantes que também puderam abraçar o Aulísio pela passagem do aniversário. O Presidente do PDT de Mostardas, José Manoel, agradeceu a presença e o apoio de todos destacando que é através da união e da participação que se alcança o sucesso. Salientou que o PDT está aberto para conversar com os demais partidos políticos locais visando a realização do projeto de desenvolvimento e bem estar que tem para toda comunidade Mostardense .
Nota da Direção Municipal do PDT.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Convite para o Fórum da FADERS

Nosso conterrâneo Jorge Amaro divulga importante evento a ser realizado no litoral, no município de Palmares do Sul:

Vocês sabiam que nesta região existem mais de 39 mil pessoas com deficiência?

Como estão seus direitos?

Este é o objetivo da 98ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades - Palmares do Sul/RS - 03/11

A FADERS — Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura de Palmares do Sul e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura — convidam para o 98º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O Fórum da FADERS é um espaço de participação e construção de políticas públicas, através da discussão e das reivindicações de todos. Esta é a oportunidade de conhecermos a realidade da Região no que diz respeito à acessibilidade e demais temas do interesse de pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades. Por isso, sua presença é muito importante para avançarmos na garantia desses direitos.

Dia 03 de novembro (quinta-feira), a partir das 8 horas
Local: Salão Paroquial - Rua São José, 1170 - Centro - Palmares do Sul– RS

Programação:

08h30 às 9h - Abertura Oficial: Momento Cultural

09h 20min - Assinatura do Termo de Adesão á Agenda Social.

09h 30min - Fórum: Garantia de Direitos e Cidadania Ministério Público/ COEPEDE/ FADERS/ FAMURS

11h - Experiências Locais e Região

12h - Intervalo de almoço

13h 30min - Seminário Técnico: Convenção da ONU e as Políticas Públicas: perspectivas e desafio

17h – Encerramento

Atividade Paralelas:

13h às 15h - Sala de Gestores dos Municípios participantes do Fórum

13h às 15h - Encontro com Universidades da Região

Inscrições:
www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:
51 3228-2112 ramal 209

Apoio:
Prefeitura de Palmares do Sul, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Federação da Associação dos Municípios do RS e Ministério Público do RS.

Realização:
FADERS – Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos do RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Durante todo o Fórum teremos balcão de informações de serviços sob a coordenação da FADERS.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Curso de Elaboração de Planos Locais de Habitação de Interesse Social


Estão aberta até 06/11/2011 as inscrições para o Curso de Elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) para municípios com população menor de 50 mil habitantes. A apresentação do PLHIS é imprescindível para os municípios acessarem recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) a partir do próximo exercício.

Realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS), o curso terá a duração de cinco semanas e uma carga horária de 50 horas. Os(as) participantes conhecerão melhor os procedimentos relativos à elaboração do PLHIS para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes, os conceitos relativos a assentamentos precários e déficit habitacional e as metodologias para identificação, quantificação e qualificação das necessidades habitacionais locais. Além disso, será uma oportunidade de diálogo entre técnicos municipais e professores especialistas no setor da política habitacional.

O Município de Mostardas tem direito a duas vagas.

Para maior aproveitamento do curso é importante que os indicados sejam os responsáveis pela elaboração do PLHIS no Município. As inscrições dos participantes poderá ser realizada no seguinte endereço: www4.cidades.gov.br/plhis/src/sistema.index.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Leitor reclama da obstrução de passeio público

Leitor do blog encaminha fotos da rua Emancipação, reclamando da sujeira e acúmulo de resíduos no passeio público. A precariedade dos serviços públicos de fiscalização e limpeza urbana estaria gerando transtornos aos pedestres e moradores do local, reclama o leitor.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sindicato dos Trabalhadores Rurais convida para posse da nova Diretoria


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas envia convite para toda a comunidade participar da cerimônia de posse da nova Diretoria da entidade. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (28/10) às 14 horas no Salão de Eventos Sol Nascente.

"Trabalhadores Unidos, Sindicato Forte".

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Travessia entre São José do Norte e Rio Grande deve ter mais uma embarcação


A dificuldade enfrentada pelos usuários da travessia hidroviária entre São José do Norte e Rio Grande, na Metade Sul, está com os dias contados. A empresa F.Andreis & Cia. Ltda., responsável pelo serviço se comprometeu em colocar em funcionamento mais uma balsa para o transporte de veículos leves e ampliar o numero de horários para atendimento àquela comunidade. O compromisso foi firmado na tarde de quarta-feira (19), durante reunião realizada na Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), que contou com representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Prefeitura de São José do Norte e Marinha do Brasil.

O Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan lembrou que a situação precária em que se encontra o serviço de travessia naquela região precisava de uma solução imediata. "Este foi um encontro para uma conciliação. Enquanto fiscalizadores e gestores da hidrovia, nossa obrigação era encontrar, da melhor forma possível uma solução definitiva para a situação enfrentada pelos usuários do serviço", disse.

Vanderlan afirmou que na reunião a empresa firmou um compromisso com o Município e o Estado, garantindo que em 45 dias, o serviço seja qualificado com a colocação de uma outra balsa e a ampliação dos horários de prestação de serviço. "Com essas alterações firmadas pela empresa, a situação da travessia de veículos leves no Canal Miguel da Cunha tomará uma nova forma. Conseguimos harmonizar um acordo entre as entidades e empresa, a fim de garantir um serviço de qualidade para aquela população", relatou Vasconcelos.

Diálogo aberto

Neste mesmo prazo será concluído um estudo para reajuste de tarifas, para efeito de garantir o investimento realizado. "Estamos satisfeitos com o que foi conquistado, em uma mesa de diálogo aberto, sem interferências judiciais. Aguardamos um estudo da Agergs para ter o edital de licitação para a prestação do serviço publicado", acrescentou o superintendente de Portos e Hidrovias.

O diretor Geral da Agergs, Ricardo Silva lembrou que é interesse e função da Agencia se unir às instituições envolvidas e a empresa prestadora de serviço para apresentar soluções que venham ao encontro das necessidades da população atendida. "Foi o que conseguimos aqui. Até o final do ano devermos ter a efetiva melhoria no serviço", observou.

Da mesma opinião foi o representante da Capitania dos Portos, o Capitão de Corveta André Luiz Drago, que acredita que a união dos entes públicos e a empresa vai garantir o serviço de qualidade que o público precisa. "É uma comunidade que precisa do transporte e, como estava não era mais viável", lembrou.

Solução a curto prazo

A sócia administradora da F. Andreis, Carmenlis Bizzi, avaliou como salutar a reunião promovida pela SPH. "Foi muito positivo, porque contamos com todas as entidades envolvidas no processo e todas com vontade de ver o quadro de uma forma diferente do que está. Posso dizer que o problema se encaminha para uma solução a curto prazo, para atender a comunidade que usa o serviço de travessia", disse.

A secretária de Transportes e Urbanismo de São José do Norte, Mariza Maravalhas, disse que trata-se de um momento especial para a comunidade de seu município. "Primeiro é preciso parabenizar o diretor da SPH, pelo excelente trabalho que realizou no momento em que chamou todos para uma conversa franca e, através desse encontro, conseguiu promover os comprometimentos necessários. Há pelo menos quatro anos vínhamos à SPH e voltávamos frustrados, sem qualquer solução para o momento crítico que a travessia apresentava", disse.

A notícia é da página do governo do Estado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Você sabia...!

Você sabia...

Que, na praia da Lagoa Azul, em Mostardas, os moradores pediram saibro para colocar na via principal daquele balneário, mas não foram contemplados, após isto os próprios moradores adquiriram o saibro que hoje lá está depositado, mas a prefeitura não tem máquinas para, pelo menos, espalhar o saibro para aquela comunidade.

Que, o saibro da estrada da Caieira foi verba do Governo do Estado através do Orçamento Participativo, e tentam colocar para comunidade que a verba total, foi da Prefeitura.



Que, a creche da Vila Norte é um investimento de R$1.271.226,21 do Governo Federal através de uma emenda parlamentar e o município disponibilizou apenas o terreno e pouco mais.

Que, a escola nova que esta sendo construída na Casca (Escola Maria Quitéria do Nascimento) é verba do Governo Federal no valor de R$ 755.524,85 conforme foto em anexo e o discurso, é que o Município investe pesado na educação do 4° Distrito.

Que, a verba para conclusão do posto de saúde dos Teixeiras foi um repasse da Defesa Civil através da situação de emergência que o município se encontrava em 2009, por chuvas acima da média.

Que, se tirar as obras do Governo Federal e Estadual em andamento ou concluída com o incentivo de quase 100% dos Governos, Federal e Estadual fica...

O retrato de um governo...

Que, não corresponde aos anseios da comunidade. Que, desvaloriza o funcionalismo público. Que, revoga leis que permitia a democracia nas escolas com a eleição de diretores. Que, deixa em total abandono o parque de maquinas. Que, não realiza manutenções mínimas na estrutura da cidade.

Que, é um descaso com nossas estradas municipais. Com, total improdutividade administrativa.

Por Júnior Pereira - Vereador DEM

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Classificados Mostardas Virtual

Leitora do blog com experiência como diarista e acompanhante de idosos, inclusive em hospital, procura emprego. Os interessados podem contatar pelo fone: 97830620 com Regina.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Recuperação da RST 101: aberta nova frente de trabalho


Finalmente, a recuperação da RST 101 se aproximou do perímetro urbano de Mostardas. Foi aberta nova frente de trabalho em trecho próximo a MADEM. Os quilômetros que antecedem a chegada na sede do Município são atualmente um dos trechos em piores condições. Ficamos na torcida que as obras andem no ritmo esperado.

domingo, 16 de outubro de 2011

Olívio Dutra em Mostardas





O ex-governador e atual presidente de honra do PT, Olívio Dutra, esteve em Mostardas na noite do último sábado (15/10) para participar de um jantar com os militantes e simpatizantes do PT no município. O evento aconteceu no salão paroquial da igreja São Luiz Rei e contou com a presença de diversas lideranças comunitárias e políticas.

Olívio destacou que a participação das pessoas na política é indispensável para dar continuidade as mudanças que estão ocorrendo no Brasil. A construção de um Brasil mais justo, com maior igualdade social e oportunidades para todos, depende da superação da relação clientelista, a política, segundo Olívio, "não pode ser uma relação de troca, de toma lá da cá".

No encontro o PT mostardense afirmou seu compromisso de elaborar um novo "Projeto para Mostardas", para junto com Dilma e Tarso, desenvolver o município e melhorar as condições de vida do nosso povo. No final, Olívio abonou as fichas dos novos filiados ao PT.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

IX Festival Brasileiro das Aves Migratórias


No período de 13 a 16 de outubro próximo, ocorrerá, no município de Tavares/RS,


O IX FESTIVAL BRASILEIRO DE AVES MIGRATÓRIAS.

Um evento que reúne pesquisadores, ornitólogos, observadores, fotógrafos e interessados no"Mundo das Aves"!

Estamos trabalhando diretamente, junto com a Prefeitura Municipal de Tavares e o ICMBio, Direção do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP), para a realização deste encontro nesta pequena e acolhedora cidade do RS.

O nº de vagas nos minicursos é limitado.

Aguardamos sua estada por aqui durante o IX FESTIVAL DE AVES MIGRATÓRIAS!

Faça como as aves migratórias e trace sua rota em direção a este destino!

Profª ROSÉLI AZI NASCIMENTO - SEBRAE/RS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sobre o ritmo das obras de recuperação da RSC 101

Nosso blog questionou sobre o ritmo lento das obras de recuperação da RSC 101 e recebeu o seguinte esclarecimento: a aceleração das obras depende da melhoria das condições de drenagem de alguns trechos.

Tão logo superado tal impedimento, o ritmo das obras deverá ganhar maior velocidade.

Estamos de olho.

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião na Vila Leste


O Conselho Municipal de Saúde de Mostardas convida a comunidade para a reunião que ocorrerá nesta terça-feira (11/11), as 19hs, no Salão Comunitário da Igreja Menino Jesus de Praga na Vila Leste. A participação de todos é muito importante para ajudar na construção de um SUS melhor.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais alagamentos


Leitor envia foto sobre os alagamentos nas ruas da cidade. É inquestionável que a estrutura das nossas vias urbanas precisam de melhorias com urgência.

Governo Federal avaliará a eficiência das unidades de saúde


Hospitais e postos de saúde começam a ser avaliados pelo governo federal a partir de dezembro, informou hoje (7/10) o presidente da Câmara de Política de Gestão e Competitividade, Jorge Gerdau. Segundo ele, o Ministério da Saúde vai usar o índice de medição de eficiência para estabelecer metas e definir repasses de recursos.

Quem atingir as metas vai pode receber aumentos de valores que serão transferidos. E conforme os índices vão crescendo, haverá aumentos gradativos. É um mecanismo que possibilitará que os postos que trabalharem melhor obtenham mais recursos. É um estímulo. E Quando houver uma economia, vai ficar naquela unidade.”

Jorge Gerdau explicou ainda que o Ministério da Saúde pretende divulgar os índices para garantir a transparência do processo de avaliação das unidades de saúde.

O Ministério da Saúde está vivendo um momento de evolução importante. A ideia é ter a plena medição da eficiência do atendimento. O Ministério vai trabalhar com auditorias e visitar os postos, vai buscar indicadores de medição e haverá auditorias sobre o sistema de funcionamento. E a palavra transparência é chave para nós”, afirmou.

As informações são do blog do Planalto.

O sistema de saúde do nosso Município, embora não seja perfeito, vem se aperfeiçando ao longo dos anos e tem plenas condições de obter o reconhecimento do sistema de avaliação proposto pelo governo federal. Com planejamento e o apoio da comunidade, principalmente através do Conselho Municipal de Saúde, certamente temos condições de transformar a saúde de Mostardas em referência para a toda a Região do Litoral Norte.

domingo, 9 de outubro de 2011

Fóruns Regionais discutem o Plano Estadual de Interesse Social



O blog recebe notícia convidando para os Fóruns Regionais para Levantamento do Diagnóstico do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS), que ocorrerão nas 28 regiões dos COREDES. A reunião da nossa região ocorrerá no dia 11 de outubro, terça, às 18 horas, no Auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, à Avenida Paraguaçú, nº 1881.

O Fórum Regional do PEHIS é o espaço em que agentes do governo dos diversos níveis, poderes e escalões, unem-se ao povo, para a elaboração conjunta do Plano que estrutura a aplicação da Política de Habitação de Interesse Social no Estado. É um momento privilegiado para identificação e ajustes aos dados institucionais disponíveis, necessários para aproximar o mais possível o planejamento da realidade. Visa ainda dar concretude ao Estatuto da Cidade, incluindo na metodologia de construção do PEHIS espaços de participação popular, onde tanto agentes públicos como privados dos diversos municípios, associações, sindicatos e grupos culturais, universidades e organizações profissionais dos mais diversos setores podem integrar-se ao debate.

O principal objetivo do Plano é ser um instrumento articulador das ações e projetos de Habitação de Interesse Social no Estado, promovendo a integração destes com os Planos Regionais de Desenvolvimento.

Para isso, a participação dos Municípios, bem como o seu apoio na divulgação e mobilização de todos os agentes locais interessados é fundamental. A participação de representantes do Município de Mostardas nesse processo está sendo aguardada e esperada, sendo imprescindível para articulação de ações que aprimorem a busca por soluções dos problemas habitacionais da nossa cidade.

sábado, 8 de outubro de 2011

Partido da República chega à Mostardas


Marisa Medeiros, presidente da Comissão Diretora do Partido da República - PR, envia mensagem ao blog comunicando que Mostardas tem um novo partido. Segundo, a presidente do PR, o partido veio para somar e contribuir com o desenvolvimento de Mostardas, pretende ajudar a resolver os conflitos ambientais que tanto prejudicam o desenvolvimento da região com ideias novas.

O PR convida todos que tiverem interesse em filiar-se a entrar em contato pelos telefones (51) 9687.85.01 (MARISA MEDEIROS) ou 99662692 (PAULO MEDEIROS – vice-presidente do PR) ou ainda pelo e-mail: marisamedeiros@hotmail.com.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mostardas também recebe royalties do petróleo

O Diário Oficial da União do último dia 05 de outubro traz um fato curioso e, provavelmente, totalmente desconhecido em nossa comunidade: nosso Município também tem se beneficiado diretamente das riquezas do petróleo nacional através do repasse de royalties. Segundo Agência Nacional de Petróleo - ANP - somente em 2011 já foram repassados mais de R$ 50 mil aos cofres do Município.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fotos da futura escola na Casca






Fotos do estágio das obras na futura Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Quitéria do Nascimento, na localidade da Casca, Mostardas/RS.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PDT define seus candidatos para 2012


O PDT Mostardas tem definido sua chapa para o pleito 2012. Para Prefeito Aulisio Barbosa e Vice Antonio Terra. O PDT respeita todas as tratativas de coligação, bem como os demais partidos que participaram deste processo dentro do nosso município, pois já fez em outras eleições coligações com o PP e também com o PMDB.

Aos cidadãos mostardenses, independente da bandeira partidária que carrega consigo, fica registrado aqui o nosso pedido de apoio e compreensão que estende-se também aos demais partidos políticos que acreditam na nossa proposta. Não foi fechada nenhuma coligação, mas respeitamos todas as opiniões, mesmo aquelas que divergem das nossas.

O PDT tem um projeto próprio que Mostardas ainda não conheceu, visando o bem estar de toda a comunidade mostardense, do Bacupari ao Rincão. Nossa decisão considerou a importância de termos a experiência do ex-prefeito Antonio Terra e a renovação e o entusiasmo do Sr. Aulisio Barbosa.

Sabemos que os verdadeiros pedetistas desejam ver nosso partido crescendo cada vez mais.

Desde já agradecemos a compreensão e esperamos a presença de todos em nosso Diretório Municipal.

Executiva Municipal PDT

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Executiva do PMDB envia Nota de Esclarecimento




A EXECUTIVA MUNICIPAL DO PMDB DE MOSTARDAS vem a público informar a seus filiados e simpatizantes, de forma oficial, que está realizando todos os esforços em firmar um grande projeto de consenso entre os partidos de oposição com candidaturas que representem um programa de desenvolvimento para nosso Município e que atenda aos anseios de nossa população. Estamos permanentemente a disposição para avançarmos nos entendimentos com os partidos de oposição de Mostardas, como PDT, PT, DEM e PSDC. Seremos sempre defensores de candidaturas que representem um projeto de verdade para Mostardas.

Mostardas (RS), 02 de outubro de 2011.

Executiva Municipal do PMDB.