.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TUDO TEM SEU TEMPO

O presidente do PDT de Mostardas, José Manoel, envia comunicado aos militantes, informando que o partido tem um calendário a ser cumprido até o mês de dezembro de 2011. Diante disto, convida a todos os filiados e simpatizantes para a Convenção da Juventude que será realizada no dia 12 de outubro de 2011, a partir das 16 horas, no Diretório Municipal localizado na rua Léo Luis Velho,464.

No dia 16 de outubro haverá uma reunião com os partidos: PT, DEM, PDT e PMDB para tratativas de coligações para as eleições 2012.

"Informamos também que todas as decisões serão tomadas em conjunto com as bases partidárias, consciente de suas responsabilidades como partido político perante a comunidade mostardense", afirmou o presidente trabalhista Zé Manoel.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Qual o real valor de um título?


A comunidade do Rincão protesta contra o cancelamento da final do campeonato municipal que aconteceria no dia 24/09/11 entre Lutador e Tamandaré (um clássico) e envia a seguinte nota da Diretoria do E.C Lutador: 

O motivo deste manifesto é pelo ocorrido durante o adiamento da última partida da final do campeonato municipal que aconteceria no Rincão, na sede do Lutador Gaúcho. 

Interessante é que não temos uma resposta convincente, a alternativa mais forte era a de que realmente foi por uma carreta atolada e por um trecho de 20 metros de lama, estranho pois vários carros transitavam pelo Rincão no sábado, e a secretaria de obras não tinha nenhuma patrola para dar suporte? Seria uma bela hora para os visitantes do distrito do Rincão perceberem como é a vida no interior, isto que choveu apenas 20 mm, imaginem quando chove a semana inteira! Mas voltando ao jogo, importa a despesa que tivemos, o envolvimento de torcida e dos jogadores que conseguiram folga, liberação do trabalho e para que?

Se o jogo fosse em Mostardas, teria o jogo? Teria como a torcida do Rincão se deslocar até a sede? Será que dariam a mesma importância para a comunidade do Rincão? Com certeza não, pois o descaso, o desprezo e os interesses de alguns prevaleceram.

Quando teremos a final do campeonato? Que organização é essa? Que valor tem o campeonato municipal? Se é só para cumprir um calendário, um protocolo, não se responsabilizem mais, economizem esta miséria que é gasto com o campeonato, e ao invés das crianças e os jovens se divertirem nos seus clubes aprendendo a disputar futebol e conviver em sociedade fiquem pelas periferias da cidade ou nos bancos da praça até altas horas da noite. Para nós o Campeonato Municipal é mais que disputa entre times é educação para jovens e entretenimento para todos.

A comunidade do Rincão é forte e perseverante, não nos abalaremos pelo contrário teremos mais brio e mais orgulho de sermos Rinconeiros, porém estamos sim aprendendo à duras penas com os descasos que vem ocorrendo com esta comunidade. 

O verdadeiro valor do título é a alegria, o orgulho da terra e a vontade de ser correto e sério.

Diretoria do E.C. Lutador Gaúcho

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Convenção Municipal do PMDB

No ultimo dia 25 deste mês, o PMDB de Mostardas realizou sua convenção municipal para eleição do novo diretório e da comissão executiva do partido, num grande evento no CPTG Tropeiros do Litoral. Mais de 900 pessoas assinaram a lista de presença no evento e o partido já filiou mais de 200 novos membros até o final da convenção municipal.

A executiva eleita por aclamação, tem os seguintes componentes:
PRESIDENTE – EDINEI SOUZA MACHADO;
VICE-PRESIDENTES:
(1º) VALENTIM TADEU BITTENCOURT DA SILVEIRA;
(2º) CESAR DORNELES LOPES
SECRETÁRIO GERAL: HÉLIO LEANDRO SILVA LOPES
SECRETARIO ADJUNTO: ELIMAR ARAUJO DA COSTA
TESOUREIRA: MARISA ARAUJO COSTA
LÍDER DA BANCADA NA CÂMARA MUNICIPAL: GRACE LOPES
1º VOGAL: LEIMAR NAZIR SIMÃO
2º VOGAL: ELIÁSIO LOPES DA COSTA
SUPLENTE DA EXECUTIVA
1º ALEX SANDRO MESQUITA BRASIL
2º EDITE OLIVEIRA DE LIMA
3º MARIA CECILIA DE ARAUJO COLARES
4º GRACI TEREZINHA DE ARAUJO SILVA
CONSELHO FISCAL
TITULARES
1º GIL BRENO DA SILVA MACHADO
2º ARI VILSON DA SILVA MESQUITA
3º DORIVALDO ALVES DOS SANTOS
SUPLENTES
1º ELIANE DA SILVA ARAUJO
2º ALEXANDRE DORNELES LOPES
3º ELIS REGINA FIGUEIRA BECKER

Várias lideranças municipais e pré-candidatos discursaram na convenção e ressaltaram o grande apoio dos filiados e simpatizantes ao evento, ainda, destacando a total harmonia interna do partido e a busca por um objetivo maior que é a apresentação de um grande projeto de desenvolvimento econômico e social para o pleito de 2012. Os filiados e simpatizantes que estavam na convenção, aclamaram o nome de Alexandre Galdino como pré-candidato a prefeito pelo PMDB. Segundo informou o novo Presidente da Executiva (Edinei Machado), o partido passará a intensificar nos próximos dias a busca por consenso e formação de coligações com partidos de oposição, visando a apresentação de um novo projeto para Mostardas.

domingo, 25 de setembro de 2011

Conselheiros Tutelares eleitos

O novo Conselho Tutelar, eleito pela votação realizada hoje, ficou assim formado:

Matias - 213 votos;

Jane - 206 votos;

Edinho - 196 votos;

Adilson - 184 votos;

Liano - 180 votos.

Parabéns aos eleitos. A comunidade conta com o trabalho e dedicação de vocês.

Partidos se encontram para debater as eleições 2012



Lideranças do DEM, PDT, PMDB e PT se reuniram em uma janta, na Pousada Pouso Alegre, para debater o papel da oposição nas eleições municipais de 2012. Os partidos pretendem manter o diálogo com o objetivo de construir um novo projeto para Mostardas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eleição para o Conselho Tutelar


ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR DIA 25 DE SETEMBRO


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, convoca os eleitores de Mostardas a comparecerem, dia 25 de setembro, ao seu local de votação munido de documento oficial com foto e votar em um dos candidatos abaixo relacionados para Conselheiro Tutelar.

O voto é facultativo, porém, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da Criança e do Adolescente.”, afirma a presidente do COMDICA, Ana Lopes.

Além de fortalecer a democracia e a cidadania, a participação da comunidade é fundamental para consolidação e afirmação dos Direitos das nossas Crianças e Adolescentes.

SEÇÕES E LOCAIS DE VOTAÇÃO:

Seção 04 na Escola Bento Gonçalves (Rincão do Cristóvão Pereira)

Seção 32: na Escola Anita Garibaldi (Balneário Mostardense)

Seções 02, 11, 14 e 16: na Escola Marcelo Gama (Centro)

Seções 01, 13, 15, 18 e 22: na Escola Padre Simão Moser (Centro)

Seções 10, 24, 25, 30 e 34: na Escola 11 de Abril (Centro)

Seções 21, 23 e 31: no Clube Cultural Mostardense (Centro)

Seção 05: no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário (Teixeiras)

Seções 03, 06 e 17: na Escola Marcílio Dias (Passo João da Costa, em São Simão)

Seções 07, 08, 20 e 33: na Escola Nossa Senhora Aparecida (Solidão)

Seções 09 e 26: Escola Quitéria Pereira do Nascimento (Retovado)


CANDIDATOS COM RESPECTIVOS NÚMEROS DE VOTAÇÃO

N.º CANDIDATO

20 Iara Bandeira Lima

21 Adilson

23 Fernanda Pereira

24 Hestevan Gonçalves

27 Bruna Kelen Rodrigues

28 Veraci da Costa Braga

29 Ângela Motta

30 Marcelo Severo

31 Maria Luiza (Lulu)

32 Jane Zacca

33 Lair Teresinha Dorneles Quintana

34 Fátima Fraga (Fatinha)

35 Gilberto Pacheco

36 Edinho

37 Liano Soares Anderson

38 Aline Cabeleireira

39 Matias Velho de Lemos

domingo, 18 de setembro de 2011

Banco do Brasil abre inscrições para patrocínio de projetos


O Programa de Patrocínios Banco do Brasil está com inscrições abertas até o dia 29.09.2011. O programa realizará um processo seletivo que tem por objetivo definir quais projetos serão apoiados pelo Banco do Brasil em 2012. As inscrições podem ser feitas pela Internet, sendo a análise realizadas por Comissões de Seleção Internas, aprovadas pelo Conselho Diretor do Banco do Brasil e validadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Secom/PR.

Os recursos serão destinados à realização de projetos ambientais, sociais, culturais, esportivos e negociais, com início entre 1º de fevereiro de 2012 e término em 31 de dezembro 2012. Uma excelente oportunidade para quem busca recursos para financiar o desenvolvimento de projetos nessas áreas.

Segue link para inscrição de projetos:

https://www20.bb.com.br/appbb/portal/qpc/index.qpc

sábado, 17 de setembro de 2011

Bento Gonçalves renuncia a vitória


Na madrugada de 16 de julho de 1840, ainda noite escura, uma força de 1200 farrapos, sob o comando direto de Bento Gonçalves, entrou em contacto com os defensores da vila (São José do Norte).
Estes eram constituídos de alguns batalhões de infantaria e pequena tropa de cavalaria, sendo comandante da praça o coronel Antônio Soares de Paiva.
Dada a escuridão da hora e o arrojo dos atacantes, a luta tomou logo o aspecto de um corpo-a-corpo feroz, em que o terreno conquistado ia ficando coberto pelos corpos dos combatentes que tombavam.

Quando o sol surgiu, dourando o espelho das águas mansas do canal, os defensores já se tinham retraído para o centro da vila, intricheirando-se nas casas, oferecendo uma resistência desesperada.

A posição dos imperiais era favorecida pelas águas que impediam um cerco completo e proporcionavam o recebimento de recursos por via marítima, e também pelo auxílio de dois barcos de guerra que metralhavam as posições dos atacantes.

Ia alto o dia e o combate continuava indeciso, quando José Garibaldi alvitrou: - "Mande incendiar a praça. É o único meio de conquistá-la." Ao que Bento Gonçalves respondeu: - "Nunca farei isso. Por esse preço não desejo a vitória!"
E mandou tocar a retirada.
Eram 10 horas do dia. O minuano que começara a soprar, repontando as nuvens na direção do norte, encrespava as águas do canal do Rio Grande.

Retirado do livro Rio Grande Heróico e Pitoresco, Arthur Ferreira Filho, Série História Gaúcha 2, Martins Livreiro Editor.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Enquete Eleições 2012: Zé Manuel larga na frente

A enquete promovida pelo blog para saber quem deve ser o candidato da oposição a Prefeitura de Mostardas em 2012 contou com participação recorde de 1.018 votantes.

A forte participação indica a força da oposição para as próximas eleições. O candidato apontado como o preferido da oposição para disputar a eleição municipal foi Zé Manuel (PDT) com 352 votos (34%); seguido de perto pelo PC (PT) com 343 votos (33%).


O candidato do PMDB, Alexandre Galdino obteve 141 votos (13%), seguido pela vereadora Cecília (PMDB) com 111 (10%). Aulisio do PDT somou 71 votos (6%).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Grupo Raio de Luz promove 1ª Seminário Espírita de Mostardas


Clique na imagem para ampliar e ver a programação.

sábado, 10 de setembro de 2011

Sobre Assistência Social

Leitor enviou mensagem questionando a forma como teria sido convocada a Conferência Municipal de Assistência Social. O material acima teria sido utilizado para convocar a Conferência. Segundo nosso leitor, Assistência Social é assunto muito importante para ser simplesmente confundido com a "reunião do rancho".

domingo, 4 de setembro de 2011

1ª Festa do Peixe da Praia do Farol da Solidão

De 07 a 11 de setembro de 2011 no salão da Igreja.

Clique na imagem para ampliar e ver a programação.