.

domingo, 29 de maio de 2011

O Porto do Barquinho ainda é possível ...



Adão Magnus Marcondes Proença do Ministério dos Transportes, Departamento de Programas de Transportes Aquaviários, esteve em Mostardas no dia 24 de maio, terça-feira. Foi recebido na prefeitura por Gilnei José Nazareth de Souza, Secretário de Coordenação e Planejamento, José Luiz Frantz, Assessor de Imprensa, mais as presenças de Paulo Cesar Araujo da Silva, Presidente da ACIM - Associação Comercial e Industrial de Mostardas, e do que vos escreve, representando o Mostardas Virtual.

Pelo relato do Adão Proença as perspectivas para que consigamos a implantação do porto são enormes, basta que o poder público e a iniciativa privada providenciem o que foi solicitado. Devem ser enviadas cartas pelas empresas, produtores, donos de cargas, prefeitura, informando a capacidade da produção que poderá ser transportada pela hidrovia, da mesma forma, deve ser informada a quantidade de produtos recebidos.

Os dados fornecidos complementam os estudos técnicos, e o conjunto deles levam a escolha dos locais. O objetivo do trabalho é estabelecer rotas comerciais efetivas, que dependendo da utilização pode baratear, ainda mais, o frete previsto.

Fotos: José Luiz Frantz, a primeira, e Vitorino "Milico" Mesquita, a segunda.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

V Seminário do Arroz de Mostardas e Tavares


No próximo dia 27 de maio se realizará o V Seminário do Arroz de Mostardas e Tavares. Esse ano o Seminário será realizado pela Associação dos Arrozeiros de Mostardas e Tavares, iniciando com Almoço Beneficente organizado pelo CPM Escola Emílio Ferreira de Lemos, às 11h e 30min, no Salão Paroquial, em frente à praça central.

Já o ciclo de palestras terá início às 13:00 no Auditório Municipal.

Clique na imagem abaixo para ampliar e conferir a programação oficial:

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Medidas do governo buscam apoiar comercialização do Arroz

Os governos federal e estadual estão adotando uma série de medidas reivindicadas e apoiadas pelas entidades representativas da Cadeia Produtiva do Arroz visando apoiar e valorizar a comercialização do arroz. As duas principais medidas até agora adotadas são o Prêmio para Escoamento da Produção - PEP - e as Aquisições do Governo Federal - AGF's.

Pelo prêmio de escoamento da Produção, o Governo Federal realizará leilões para mais de 2 milhões de toneladas de arroz. Para o Rio Grande do Sul foram ofertadas 680.000 toneladas e comercializadas 613.768,50 toneladas pelo valor total de R$ 67.212.183,40 até o dia 16/05/2011.

Através da aquisição direta o Governo Federal comprará 360 mil toneladas de arroz, sendo destinados R$ 156.000.000 para compra no Rio Grande do Sul. Além disso, estão em estudo e discussão com as entidades representativos do setor orizícola um conjunto de outras ações para valorização do setor.

Essa medidas são muito importantes para nosso Município, com impacto direto na economia local, tendo em vista a participação da cultura do arroz na agricultura da região. Logicamente, acompanhar e participar dessa discussão, buscando construir alternativas para os problemas do setor, é do interesse de toda comunidade.

sábado, 14 de maio de 2011

Produtores de Mostardas receberão selo ambiental

Os produtores rurais Luiz Carlos Cardoso Terra, da Fazenda Passo do Mina e Edgardo Marques da Rocha Velho, da Fazenda Ranchinho, receberão o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul. A certificação é concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e do instituto, e conta com o apoio da Fundação Irga. Segundo o Comitê Gestor do Selo Ambiental do Irga, a certificação dá ao produtor o reconhecimento quanto ao uso de boas práticas de manejo que são importantes do ponto de vista social e da gestão da propriedade rural.

Criado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul tem por objetivo certificar as propriedades rurais adequadas à legislação ambiental e aos preceitos de tecnologias mais limpas. Em todo o Estado serão 18 agraciados, entre produtores e empresas agrícolas, que receberão o prêmio.

Os produtores de Mostardas receberão a premiação durante o 5º Seminário do Arroz de Mostardas, em solenidade que ocorrerá no dia 27 de maio, às 13h30, no Auditório Municipal de Mostardas.

As informações são da página do Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Situação do lixão causa preocupação

Um leitor do blog envia mensagem e fotos sobre a precária situação do lixão municipal. As fotos mostram a falta de estrutura ou plano de manejo adequados para tratar o lixo produzido no Municipio.

Conforme afirma nosso leitor, o depósito de toneladas de lixo no local sem os devidos cuidados têm sérias consequências ambientais e para saúde pública. Um problema gravíssimo que requer medidas urgentes.



terça-feira, 3 de maio de 2011

Por um Plano Municipal de Educação

Por Andradino Oliveira - Coordenador do DEMAGIM

No espaço do DEMAGIM no Boletim do Sindicato dos Servidores Municipais de Mostardas do mês de março, comentamos sobre a reunião que realizamos com a intenção de buscar formas de mobilização da categoria.


Os colegas presentes na reunião ficaram com a incumbência de buscar juntos aos colegas mais próximos alguém que tivesse interesse em participar juntamente conosco numa campanha de mobilização da categoria com o objetivo de buscar os nossos legítimos direitos. Um mês se passou, e o DEMAGIM não conseguiu nenhum resultado esperado.

A falta de motivação dos professores demonstra uma realidade que nos entristece, pois parece aceitar a condição subserviente diante do descaso do governo municipal com a categoria. A indiferença dos professores diante de insensibilidade do governo municipal com as questões relacionadas à melhoria das condições de trabalho dos professores demonstra um total desconhecimento da importância da mobilização permanente; da necessidade de nos unirmos para fazer valer nossos direitos. Pois não temos plano de carreira regulamentado. Estão exigindo o cumprimento da hora relógio no cumprimento da carga horária, mas não oferecem, aos alunos, as 800 horas relógios determinadas por lei.

Nós, os professores, não conhecemos e parece não querermos conhecer o verdadeiro compromisso que o poder publico tem com a educação e com os seus educadores.

Não temos nenhuma perspectiva.

Até o “Plano Municipal de Educação que foi anunciado, está jogado às traças. Não se fala mais. Buscam paliativos para justificar o total despreparo para com o trato do tema educação.

Não sabemos em que direção devemos tomar para levar a cabo os objetivos estabelecidos nos planos pedagógicos elaborados nas escolas, estes já ultrapassados.

Afinal, onde queremos chegar? Ou não queremos!?

domingo, 1 de maio de 2011

Nova executiva do PDT



O PDT de Mostardas elegeu hoje a sua nova executiva municipal. O ato ocorreu na sede do CTG Tropeiros do Litoral e contou com a participação de grande número de filiados e simpatizantes.

A nova direção é composta pelas seguintes pessoas:

Presidente: José Manoel da Costa Araujo
1º Vice: Alex Saraiva
2º Vice: Glademir de Lemos Fraga
Tesoureiro: Elizeu Marcelino da Silva
Secretária: Érida Alzira Amaral de Souza
Vogais: Martins Velho e Thiaré Terra

Foto: Vitorino "Milico" Mesquita, onde aparecem o presidente Zé Manoel e o candidato a prefeito Aulisio.