.

sábado, 30 de maio de 2009

Mostardas e sua riqueza ambiental


Mostardas é uma das cidades mais importantes do ponto de vista cultural, histórico e ambiental do RS. Possui riquezas preservadas em suas mais diferentes formas, sendo ainda berço do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Unidade de Conservação de elevada importância mundial. Na atualidade, o fortalecimento e a implementação de políticas públicas ambientais eficientes tem ganhado força na sociedade. A necessidade de rever nossa forma de ocupação e uso dos recursos naturais tem mudado o cenário dos governos e das sociedade. O ano de 2009 é referência no estado, na medida em que é o limite para os municípios assumirem a responsabilidade pelo licenciamento local. E Mostardas tem muito a fazer nesta jornada.
É importante salientar que é competência comum da União, Estados e Municípios a proteção do meio ambiente e o licenciamento ambiental. O regime é de colaboração, por isso existe a necessidade de integração dos sistemas ambientais e dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente nos diferentes níveis de governo.
A competência municipal pelo licenciamento ambiental, no entanto, está limitada às atividades e empreendimentos de impacto ambiental local e àquelas delegadas por convênio firmado com órgãos ambientais, conforme legislação em vigor.
Assim, para fins de licenciamento ambiental, "IMPACTO AMBIENTAL LOCAL" é qualquer alteração direta (ou seja, decorrente de uma única relação de causa e efeito) das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente que afetem: a saúde; a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e/ou a qualidade dos recursos ambientais, dentro dos limites do Município.
A contextualização deste processo pode ser entendida, como tratado por Milton Santos (2002) nas modificações ocorridas no processo histórico, com a noção de ecossistema: "a noção de ecossistema devia permitir a incorporação concomitante à análise espacial dos subsistemas históricos e dos subsistemas naturais, isto na medida em que, de um lado, as condições naturais são utilizadas de formas diferentes pelas sociedades humanas, em cada período histórico e, de outro, pela própria natureza que é transformada pelo homem, isto é, a medida em que a história se desenvolve, os grupos humanos sucessivos se relacionam a um quadro natural já modificado.
A partir da participação da sociedade, principalmente através do Conselho Mostardense do Meio Ambiente, é o momento de pensarmos a cidade que queremos, estabelecer pactos e uma proposta que contemple a diversidade ambiental, social, cultural e econômica. E estes aspectos devem estar contemplados no Plano Ambiental, que é o conjunto de medidas administrativas e operacionais para a implementação da política ambiental local e regional, enfocando programas e projetos voltados à proteção e recuperação do meio ambiente. O desafio está lançado! Basta escolhermos se queremos ser parte da solução ou parte do problema.
Jorge Amaro de Souza Borges (na foto)
Biólogo
Presidente do Conselho Viamonense do Meio Ambiente Assessor Técnico da Faders

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prêmio Top Blog


Nosso blog foi indicado para participar do prêmio Top Blog, na categoria: Variedades.
Se quiser votar clique no selo do Top Blog à direita.

Artesanato Mostardense - Flávio Ronaldo


Seguindo o caminho do Eloir, o Ronaldo está fazendo figuras de peixes. Sobre base de restos de madeira ele modela os peixes, com o mesmo material utilizado pelo Eloir, ou seja, o pó de madeira misturado com cola.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Artesanato Mostardense - Flávio Ronaldo


O Flávio Ronaldo iniciou fazendo facas artesanais, ainda faz, utilizando discos de grades para as lâminas.
Mas, agora, está ampliando as suas atividades. Produzindo um artesanato diferente do que vinha trabalhando. Mas vamos deixar para amanhã.

Foto: Vitorino Mesquita

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Festa do Divino


A Festa do Divino Espírito Santo se constitui, por longos anos, em uma das mais importantes manifestações do calendário religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil.
A devoção do divino pelo povo brasileiro é uma herança que nos vem do colonizador português, não só da área continentina europeia como das ilhas lusas ultramarinas-Açores.
A primeira irmandade constituída em louvor ao Divino Espírito Santo, surgiu sob os auspícios da rainha Santa Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, sexto rei de Portugal, nos primeiros anos do século XIV. A rainha fez construir em Alenquer, uma igreja consagrada ao Espírito Santo, após graça alcançada e ainda, instituiu a cerimônia de coroação do imperador do divino, fazendo para esse fim, a doação de uma coroa e convocando a nobreza para fazer parte desta, entregando-lhe a conservação da Casa e da Devoção instituída.
A coroação do Imperador do Divino teve como modelo a coroação do próprio rei de Portugal, e alguns aspectos formais da pompa da coroação foram utilizados.
Em Mostardas, a festa do divino começa com a fincação do mastro. Nove dias antes da festa, às duas horas da tarde, sai o préstito, puxado pela banda de música, da casa do festeiro e dirige-se para a casa do alferes e, de lá, para a igreja onde o padre benze a bandeira. Na igreja os homens vestem as opas da Irmandade do Divino.
Da igreja, onde é guardado, o mastro é levado para a praça Luis Chaves Martins(em frente a igreja). O alferes inicia a abertura do buraco do mastro e sob os acordes da banda é levantado o mastro; que só é arrancado um dia após a festa pelo novo alferes e o festeiro sorteado.
Nos últimos três dias antes da festa, há tríduo à noite. A banda de música vai buscar o alferes, depois os festeiros, e da casa dos festeiros todos se dirigem para a igreja: o festeiro na frente, a banda atrás de onde se realizam as orações.
No final o cortejo volta para o império, sendo o festeiro que leva a coroa, ladeado por seis pessoas que carregam tochas.
Na véspera da festa, sábado, "vão tirar a esmola". Festeiro, a banda de música, alferes e espadim, percorrem a cidade para angariar ofertas em dinheiro ou espécies para a festa. A noite realiza-se o último tríduo.
No dia da festa, a banda busca os festeiros, alferes e espadim na casa do festeiro.
Dirigem-se ao império para buscar a coroa e a bandeira. De lá, o cortejo segue para a igreja onde, então, é celebrada a missa festiva. Após, começa a parte mundana: no salão realiza-se um banquete ou churrasco com a participação da comunidade. À tarde, pelas duas horas, começa a procissão. Na frente a cruz, escoltada por dois membros da irmandade com opas e lanternas. Entre as filas vão as bandeiras das congregações. Vem então, os homens: num andor é levada, por quatro homens com opas, a imagem do divino: a pomba branca; é parecida a um ostensório e feita de madeira. Precedem-na as bandeiras; segue o grupo de festeiros. O vigário vai na frente do divino, a banda de música atrás. Percorre a procissão as ruas principais da cidade e volta para a igreja onde se dissolve.
Agora se realiza o sorteio do novo festeiro: numa taça são colocados três bilhetes com nomes das pessoas indicadas para festeiros. Numa outra com, também, três bilhetes, dois em branco, e no terceiro escrito "festeiro", está eleito, e cumprimentado por todos. O alferes é sorteado simultaneamente, figurando seu nome no mesmo bilhete.

Marisa Oliveira Guedes

terça-feira, 26 de maio de 2009

Jantar Temático Argentino


Uma foto da apresentação de dança, tango, no Jantar Temático Argentino.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Cardápio do Jantar Temático (fotos)




Apreciem!
Entrada, prato principal e sobremesa.
Fotos enviadas pela Vania Pereira(de todas as postagens do jantar inclusive as do Blog do Milico: http://blogdomilicors.blogspot.com).

Programação dos três dias finais da festa do Divino


Programação do final da festa do Divino.
Sexta-feira, dia 29: 19h e 30m Novena(oitava), após carreteiro no Salão Paroquial, animação Jorginho do Teclado;
Sábado, dia 30: 19h e 30m Novena(nona);
Domingo, dia 31: 10h Missa festiva, 11h Procissão, 12h Churrasco(levar talheres), após Leilão e Baile com animação de Cleber e Alexandre. No Salão Sol Nascente.
Foto: Vitorino Mesquita(Banda da Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Simão Moser)

domingo, 24 de maio de 2009

Ainda o jantar temático: as mesas decoradas



As mesas decoradas do jantar temático argentino.


sábado, 23 de maio de 2009

Festa do Divino Espírito Santo - 2009





A Festa do Divino Espírito Santo iniciou, sexta, dia 22 e se estende até o dia 31/05/2009.
Ontem as bandeiras foram nas residências e casas comerciais para abençoar e recolher donativos.
Às 19h aconteceu a Plantação do Mastro.
Festeiros: Karla da Silva Ferreira e Tercio Roberto Braga Pires.
Alferes: Otaviano Araújo Pereira.
Espadim: João Pereira Verardi.
Pároco:Pe. Nilto Tenutti.
Fotos: Vitorino Mesquita

Jantar Temático


Os alunos do Curso de Turismo do Campus Torres(Ulbra), extensão Mostardas, promoveram ontem à noite, no Clube Cultural Mostardense, um jantar baseado na culinária argentina:
Cenar temático: Tango... Amor, dolor y sensualidad, servido à francesa.
O evento social reuniu mais de cem pessoas entre alunos e convidados.
Parabéns pela iniciativa.
Mostardas precisa de mais eventos do tipo.

Calendário Histórico de Mostardas - Março


03 de março de 1878:
Nascimento de Marcelo Gama. Nasceu em Mostardas, seu nome Posidônio Machado;
06 de março de 1988:
Criação da Sociedade Amigos do Balneário Mostardense;
07 de março de 1915:
Morte de Marcelo Gama na cidade do Rio de Janeiro;
março de 1981:
Fundação do CTG Os Mostardeiros, o seu patrão foi Francisco Vorni de Souza Gautério;
24 de março de 1779:
O Governo de José Marcelino de Figueiredo propõe ao Vice-rei a criação de um juízo ordinário e escrivão na Vila do Rio Grande, para julgarem as causas de Rio Grande, São José do Norte, Estreito e Mostardas.
Fonte: Marisa Oliveira Guedes
Foto: Vitorino Mesquita(Escola Marcelo Gama)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Comunicado


O blog Mostardas Virtual foi criado por um grupo de pessoas no intuito de falar dos assuntos referentes ao nosso município. Contribuir com a administração municipal no sentido de fazer um levantamento de nossas carências, criticar quando necessário e propor alternativas.
Divulgar a nossa História, costumes, cultura, as paisagens e as belezas da nossa região.
Essa limitação geográfica não nos impedia de vez ou outra dar alguns pitacos na política estadual e federal, mas o foco principal, volto a frisar, é a nossa região. E penso que estamos fazendo um trabalho razoável, com acessos de vários lugares do Rio Grande do Sul, Brasil, e pelo mundo afora. Tanto dos mostardenses espalhados pelo planeta como de pessoas que, antes, nunca ouviram falar em Mostardas.
Assim, para ter uma liberdade maior para outras abordagens, resolvi criar um blog:http://blogdomilicors.blogspot.com/
Espero que apareçam para dar uma olhada. Foto:Vitorino Mesquita

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Artesanato Mostardense - Eloir(parte 4)


As peças produzidas pelo Eloir estão disponíveis na Ecoloja, na cidade de Águas de São Pedro, em São Paulo, e em Canela, na Neb Empreendimentos Turísticos.
O artesão já esteve no Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, e na Feira Internacional de Turismo para a América Latina, em Buenos Aires.
Este mostardense foi selecionado pelo Ministério do Turismo, juntamente com mais quatro brasileiros, para representar o Brasil em eventos de porte. Foto: Vitorino Mesquita

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Artesanato Mostardense - Eloir(parte 3)


As réplicas fiéis das aves de Mostardas estão em coleções particulares na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e vários outros países.
As miniaturas estão presentes no Museu do Canadá, Museu Oceanográfico de Rio Grande, Museu da PUC/RS, Centro Científico de Estudo das Aves Migratórias no Alasca, Centro de Estudos das Aves Migratórias do Canadá, entre outros. Foto: Vitorino Mesquita

terça-feira, 19 de maio de 2009

Artesanato Mostardense - Eloir(parte 2)


O Eloir calcula que mais de 5(cinco) mil peças já saíram da sua oficina, em Mostardas, para museus e colecionadores de todo o mundo.
Ele faz réplicas perfeitas, em miniatura, de dezenas de aves do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, e dos pássaros existentes em Mostardas.
O seu trabalho se espalha pelo planeta tanto em coleções particulares quanto em museus. Foto: Vitorino Mesquita

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Artesanato Mostardense - Eloir


A madeira e a massa ganham forma nas mãos do artesão Eloir Rodrigues da Silva. A técnica inclui esculturas em madeiras combinadas com bambu e uma mistura(massa) de pó-de-madeira e cola. Utiliza madeira, bambu, raiz de eucalipto, laranjeira, abacateiro, restos de podagens. Foto: Vitorino Mesquita

domingo, 17 de maio de 2009

Artesãos


A partir de amanhã vou falar de dois artesãos de Mostardas: o Eloir e o Flávio Ronaldo.
Iniciarei pelo Eloir que é o mais antigo no ramo. Mostraremos o trabalho e o material utilizado.

sábado, 16 de maio de 2009

Ritmo lento da recuperação da RST 101 coloca em risco a segurança dos motoristas



O ritmo lento das obras de recuperação da estrada passou do limite, desrespeitando nossa população e colocando em risco sua segurança. O trecho no Valim está há mais de 3 meses com brita, em lentíssima execução. Vários acidentes já foram registradas em razão dessa condição, sendo que recentemente um com ferido grave. Devemos exigir a criação de uma comissão para acompanhamento desta obra. Só assim poderemos garantir a qualidade e agilidade que merecemos. Chega de desrespeito e desconsideração.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Parque Eólico é prioridade para Zona Sul

O parque eólico é uma das prioridades para a Zona Sul. A instalação de parques eólicos estão entre as prioridades dos municípios da Zona Sul gaúcha. Prefeitos da região se reuniram no último dia 12 em Pelotas e montaram a pauta de reivindicações, que será levada nos próximos dias à Brasília. O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul, JOSÉ SIDNEY NUNES DE ALMEIDA, acredita conseguir os recursos com a bancada gaúcha no Congresso. Os prefeitos ainda desejam obter recursos para solucionar problemas de irrigação de solos na zona rural e a melhoria na distribuição de água aos municípios. A informação são da Agência de Notícias Chasque.
Retomamos esse assunto, tratado no blog em 26 de abril, pois se as lideranças políticas do Município e da região não se mobilizarem rapidamente corremos o risco de perder mais esse investimento para outras regiões do Estado que, pelo visto, já estão bem atentas e articuladas.
Na outra oportunidade que discutimos o tema aqui, sob o título Parque Eólico, comentamos que:
Mostardas possui grande potencialidade para abrigar um Parque Eólico. A produção de energia limpa a partir dos ventos tem sido priorizada pelo governo, constando inclusive do Programa de Aceleração do Investimento lançado pelo governo federal e conduzido pela Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.
Em Osório, a implantação do Parque Eólico trouxe grande desenvolvimento para o município com enorme impacto na arrecadação da Prefeitura. Mostardas tem vocação para geração de energia eólica e a construção de um Parque Eólico no município seria decisivo para o desenvolvimento de toda a região. As lideranças políticas do município devem estar atentas e priorizar esse objetivo, aproveitando o ambiente favorável propiciado pelo PAC e pelo atual governo federal.
A hora é essa, temos que estar unidos e defender os interesses da nossa Terra.

Sobre Caixinhas de Comentários


Folheando o segundo número da Revista Norte encontrei um artigo do André de Leones(escritor goiano): Conselhos para um jovem escritor(de um jovem escritor).
Aqui vão alguns conselhos para um jovem escritor em início de carreira escritos por outro escritor também em início de carreira, só que em início de carreira há mais tempo. Todos os conselhos são bem-intencionados. O inferno não existe. Eu não odeio ninguém. Para toda a regra, há exceções.
Ele lista 9 tópicos, mas achei muito interessante o de número 7, a saber:
SOBRE CAIXINHAS DE COMENTÁRIOS: Tema as caixinhas de comentários nos blogs e sites. Até Deus tem medo das caixinhas de comentários. Deus e o Diabo. Sangue e massa encefálica nas paredes. Ninguém sai vivo dali. Eles usam pseudônimos. Nem todos. Alguns. E dizem a que vieram. O tempo todo. Geralmente usando os cotovelos. E aplicando joelhaços. Sempre com juízos definitivos. Linchamentos diários.
Achei muito adequado e oportuno pelo que tenho observado por aí, e quis dividir com vocês. Quero salientar que não é uma generalização e, portanto, sem direcionamentos. É um texto divertido e deve ser bem aproveitado.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lula assina MP que repõe perda de R$ 1 bi aos municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, hoje, a Medida Provisória(MP) 462, determinando o repasse de R$ 1 bilhão aos municípios brasileiros, para compensar as perdas que tiveram com a redução do valor das transferências federais do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) para as prefeituras.
Segundo a assessoria da Secretaria de Relações Institucionais, a MP estabelece que nenhuma prefeitura receberá neste ano valor inferior ao de 2008, que foi 27% maior em relação a 2007.

Amizade: ontem e hoje


Amigo é coisa para se gravar ...

Retirado do Blog do Kayser:http//blogdokayser.blogspot.com

Na mesma linha da postagem anterior.

A casa caindo


A casa está caindo, mas alguém está segurando o que resta.
Pescado no Diário Gauche: http://diariogauche.blogspot.com

Calma pessoal! É apenas uma figura para ilustrar o momento vivido no estado guasca. Desarmem os espíritos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Calçadão Chico Pedro


Calçadão Chico Pedro: Foi criado pela Lei Municipal n° 1023 de 08/10/1993, no governo de Daltro Martins Saraiva, em homenagem a Francisco Pedro Machado (20/02/1903-11/04/1975), proprietário da Casa Machado, fundada, segundo fonte oral, em 1935 e encerrou as atividades em 1975, armazém de secos e molhados que funcionou onde, hoje, é a lotérica e o posto da Caixa Federal. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho). Foto: Vitorino Mesquita.

Calendário Histórico de Mostardas - Fevereiro


04 de fevereiro de 1986:
Falecimento do Dr. Dinarte Silveira Martins - 1° médico natural de Mostardas;

17 de fevereiro de 1982:
Criação da Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Simão Moser.

Fonte: Marisa Oliveira Guedes

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cadê o Simon?


Onde anda o senador Pedro Simon?
O que se julga o arauto na defesa da ética.
O que faz discursos inflamados contra a corrupção do rio Mampituba para cima.
Esperamos uma palavrinha dele sobre o governo que apoiou e apoia aqui no RS.

Minha casa, minha vida


Alguns comentários provocativos enviados pelos nossos leitores:

- Enquanto o governo federal tem o programa Minha casa, minha vida, o governo YEDA tem o PROBLEMA MINHA CASA, MINHA VIDA.

- A governadora é uma pessoa de palavra, prometeu ARRUMAR A CASA e cumpriu.

Pescado em http://partisanrs.blogspot.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Linha Porto Alegre-Tavares, sexta, 08/5/2009, 16h


A viagem para Mostardas na sexta-feira, dia 08/5/2009 foi atribulada. O ônibus 18, da linha Porto Alegre-Tavares, do Expresso Palmares, que saiu da rodoviária de Porto Alegre às 14h e 05m chegou em Mostardas às 20h e 57m. Mas essa não foi a aflição maior, o veículo com capacidade para 44 passageiros sentados transportou além deles, mais de 27 pessoas no corredor, antes de chegar na ETA(Escola Técnica de Agricultura), em Viamão, onde subiram uns 12 estudantes. Cadê a fiscalização do DAER? Por qual motivo, nas sextas-feiras, não colocam um horário auxiliar?

domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães




Tenho para mim que o Dia das Mães são todos os dias do ano, mas não posso deixar de no dia, convencionalmente, dedicado para elas, prestar a minha(nossa) homenagem,


Parabéns para todas as lutadoras do dia a dia e, que, muitas vezes não são reconhecidas.

sábado, 9 de maio de 2009

Ocorrências do mês de abril - Bombeiros


Os Bombeiros de Mostardas atenderam 37 ocorrências durante o mês de abril. Dessas 18 foram incêndios sendo 2 em residências, onde num ocorreu uma morte. Atenderam, também, incêndios florestais de grandes proporções. (Informação fornecida por Gildomar Araujo)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bombeiros de Mostardas


O Gildomar Araujo, dos Bombeiros de Mostardas, enviou o relatório de ocorrências referente a abril/2009. Publicaremos amanhã.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PAGOTCHÊ

FESTA IMPERDÍVEL!

Dia 08 de maio às 24h

No Clube Cultural Mostardense

1º PAGOTCHÊ
, com MISTURA FANDANGUEIRA e NOVO CLIMA

Ingressos Antecipados na LOTÉRICA, por R$ 7,00

No Local: R$ 10,00

PARTICIPEM!

Igreja Matriz São Luiz Rei de França


Igreja Matriz São Luiz Rei de França: Situada no centro da cidade em frente à Praça Luis Chaves Martins, foi fundada em 1773, construída em estilo barroco, com altar mor no estilo neoclássico, datado de 1817, é uma das cinco igrejas construídas neste estilo no Brasil. Na entrada da igreja, no chão, está escrito o nome de Octavio Osório Velho(25/04/1886-22/07/1977), foi uma homenagem por conta da doação de material para a troca do piso, e, também, dos bancos para a igreja. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho). Foto: Vitorino Mesquita

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Filme com belas imagens do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e região.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Calendário Histórico de Mostardas - Janeiro


11 de janeiro de 1942:
Fundação do Esporte Clube Tamandaré;

18 de janeiro de 1773:
Criação da Freguesia São Luiz de Mostardas, seu primeiro vigário foi o Pe. Manoel Monteiro Pereira;

30 de janeiro de 1979:
Inauguração da Agência Banrisul Mostardas.

Fonte: Marisa Oliveira Guedes

terça-feira, 5 de maio de 2009

Resultado da enquente sobre o reajuste do funcionalismo municipal

Em enquente realizada pelo blog Mostardas Virtual, a avaliação dos nossos leitores sobre o aumento de 6,25% concedido pelo governo municipal aos servidores foi a seguinte:

Péssimo 71% - 33 votos;
Ótimo 13% - 06 votos;
Regular 6% - 03 votos;
Ruim 4% - 02 votos;
Bom 4% - 02 votos;

Total de participantes: 46

Contribuições enviadas


Recebi(emos) por email as seguintes contibuições:
- Calendário Histórico de Mostardas, por Marisa Oliveira Guedes;
- Esporte Clube Tamandaré, encaminhado pela Tuva Velho.
Daremos publicidade no devido tempo.
A historiadora Marisa Guedes e eu, durante determinado período, fizemos o possível para manter a Casa de Cultura. Os tempos eram difíceis para a área cultural. E quem deveria valorizar e preservar o patrimônio arquitetônico e cultural mostardense falava que era tudo "velharia". (Foto da Casa de Cultura-Vitorino Mesquita)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Eleição no Hospital São Luiz


O Hospital São Luiz promoveu no dia 30 de abril, quinta-feira, uma eleição, na qual se inscreveram duas chapas, para saber quem estaria à frente da instituição nos próximos dois anos. Venceu a nominata representando a atual administração, comandada por Daltro Martins Saraiva. Num total de 138 pessoas, aptas para votar, a situação fez 97 votos contra 41 da oposição liderada por Lauro Severo e Enio Abreu.

domingo, 3 de maio de 2009

Radiopop

Show da Radiopop em Mostardas-RS, solo de Iris.

Peça do Projeto Jovem Açoriano

Peça promovida pela Projeto Jovem Açoriano, apresentada pelo grupo estudantil de Teatro Infantil Gato e Sapato. Organizado pelo Projeto Jovem Açoriano - PROJA dia 08/08/2008 no Auditório Mathias Velho.

sábado, 2 de maio de 2009

Casa do Artesão


Quiosque Casa do Artesão: localiza-se na Praça Luis Martins, e comercializa artesanato além de doces e petiscos caseiros. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O 1º de Maio


Enquanto a população mundial cresce o trabalho mingua.
Assim nos encontramos hoje: temos muito menos empregos para todos os que dele necessitam para sobreviver.
Em volume assustador, uma massa de homens e mulheres torna-se supérflua, esparramando-se pelo mundo em busca de um labor que já não mais existe. Este 1º de Maio nos leva, então, a indagar: qual trabalho queremos para este tenso século 21 que mal está começando?
Retirado do artigo do sociólogo Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia do Trabalho do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp(Universidade Estadual de Campinas).
Disponível, na íntegra, no Blog Diário Gauche: http://diariogauche.blogspot.com/

O Dia do Trabalhador

No dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores saíram as ruas de Chicago (EUA) para reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A manifestação paralisou o país, a polícia interviu e vários manifestantes foram mortos.
Em 1889, a Central Sindical Socialista francesa, para homenagiar os trabalhadores americanos, escolhe o 1º de maio como dia de luta pelas 8 horas diárias de trabalho. Após várias manifestações, no ano de 1919, o senado francês aprova a jornada diária de trabalho de 8 horas e o 1º de maio como feriado nacional.
Atualmente o Dia do Trabalhador é uma data universal e marca a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.

FESTA DO TITANIC


Nesse dia 01/05 às 23:30 hs, com DJ NEY SS (Capão da Canoa) e DJ NONÔ, no Clube Cultural Mostardense.
Ingressos antecipados somente R$ 7,00 até às 21:00 no clube.
Ingressos na hora por R$ 10,00.
PARTICIPEM.